Análise Literária - A Realidade na Literatura e na Música
Turma: 3ºC
Disciplina: Parte Diversificada - Códigos e Linguagens
Professora: Jaqueline Flores
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Autores e compositores retratando o Brasil
Análise Literária - A Realidade na Literatura e na Música
Turma: 3ºB
Disciplina: Parte Diversificada - Códigos e Linguagens
Professora: Jaqueline Flores
Turma: 3ºB
Disciplina: Parte Diversificada - Códigos e Linguagens
Professora: Jaqueline Flores
sábado, 25 de julho de 2009
Projeto Conhecendo Memórias Literárias
EE DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA
JAQUELINE FLORES DOS SANTOS
Projeto Conhecendo Memórias Literárias
LEITURA
DIADEMA
2009
PLANO ANUAL DE ENSINO 6ª SÉRIE E F (A, E)
ANO: 2009
Carga Horária Semanal: 02h/a Carga Horária Bimestral: 18h/a
Apresentação:
O Projeto de Leitura da Rede pública Estadual de ensino, está trazendo uma oportunidade riquíssima aos professores e alunos de trabalhar leitura e interpretação textual de uma forma diversificada, o que representa um grande avanço na educação, pois nem sempre é possível desenvolver essa prática de ensino na grade de ensino curricular. Trata-se de um projeto de enriquecimento curricular a ser desenvolvido em duas horas/aula semanais, em que se dará ênfase a ampliação da competência leitora dos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental.
O Projeto é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos gêneros como, os Clássicos da Literatura, poemas, romances, crônicas e contos.
Diante dessa preocupação, a SEE, assumiu compromissos com as escolas do Ciclo II do Ensino Fundamental, distribuindo kits de livros direcionados especificamente para cada série com títulos diferenciados.
O trabalho do professor dentro desse projeto será diferenciado, o mesmo deverá ler com os alunos, ler para eles, proporcionar situações em que deverão interpretar oralmente, dramatizar os textos, que preparem saraus literários e outras atividades que permitam explorar os jogos de linguagem.
Justificativa:
Quem conhece as avaliações realizadas pela Secretaria da Educação de São Paulo, assim como outras que são organizadas a nível nacional, vêm sinalizando a necessidades de criar e até ampliar espaços na escola para o desenvolvimento da prática de leitura compreensiva e da escrita dos alunos.
Várias são as iniciativas em fase de execução, entre os quais o projeto Ler e Escrever, que busca recuperar alunos com dificuldades de aprendizagem, com aulas de reforço fora do horário escolar. A Proposta Curricular de São Paulo também tem como um dos principais objetivos a prioridade da competência de leitura e escrita em todas as áreas. Sendo assim, prioriza a leitura e a escrita no currículo da educação básica, tendo como fundamento a centralização da linguagem no desenvolvimento da criança e do adolescente.
Esse trabalho com a leitura que está sendo desenvolvido vem suprir a necessidade de seduzir o aluno para a leitura de diferentes textos que compõem o repertório literário, as obras de autores mais consagrados, como Machado de Assis e autores contemporâneos como Manoel de Barros, de tal forma que se perceba a riqueza dos diversos estilos de linguagens.
A escola do Ciclo II tem um papel decisivo na ampliação da competência leitora dos jovens, pois é nessa fase que os alunos, ou desistem de ler, por não conseguirem responder as demandas de leitura colocadas pela escola.
A nossa intenção é formar leitores interessados pela Literatura, comprometidos com a pesquisa e que saibam interpretar textos e relaciona-los ao mundo em que vivem.
Produto Final:
Antologia de Memórias e relatos produzidos pelos alunos;
Mural Literário Informativo.
Objetivos:
Gerais: Possibilitar o desenvolvimento da leitura em toda a sua extensão de texto, reforçar a apresentação dos gêneros textuais, formar um senso crítico e formar alunos transformadores de linguagem.
Específicos:
Possibilitar ao aluno a compreensão do texto nos níveis:
Textual: analisar um texto como um todo.
Fonológico: o que falar e como falar, entonação de voz, pontuação e ritmo do texto.
Morfológico: proporcionar a descoberta da riqueza dos novos vocábulos apresentados e a oportunidade de corrigir a escrita precária.
Conteúdo Programático:
Para desenvolvimento do projeto, serão utilizados os seguintes livros:
Memórias Inventadas, As infâncias de Manoel de Barros – Manoel de Barros
Papéis Avulsos – Machado de Assis
O Coruja – Aluísio Azevedo
Materiais utilizados:
A fim de auxiliar no desenvolvimento do trabalho, serão utilizados os materiais abaixo:
Lousa e giz, caderno do aluno, cartolina, aparelho de DVD, aparelho de som, data-show.
Metodologia:
A metodologia utilizada será especificamente a leitura em diversas modalidades:
Leitura silenciosa;
Leitura compartilhada;
Leitura com agrupação;
Leitura colaborativa;
Leitura dramatizada;
Leitura Interpretativa.
Instrumentos de Avaliação:
O aluno será avaliado, continuamente, por meio de leituras e produções textuais individuais e em grupos, pesquisas e apresentação de seminários, de dramatizações, jogral, e textos para divulgação para os outros colegas.
Leituras socializadas para diferentes públicos: pais, professores, colegas de outras salas e funcionários da escola.
Materiais de Apoio Pedagógico
Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa /Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.
ASSIS, Machado de. Papéis Avulsos. – São Paulo: Escala Educacional, 2008.
AZEVEDO, Aluísio. O Coruja. – 2. ed. – São Paulo: Global, 2008 – Coleção Fortuna Crítica).
BARROS, Manoel de. Memórias Inventadas: as infâncias de Manoel de Barros / iluminuras de Martha Barros. – São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.
www.saopaulofazescola.sp.gov.br
quinta-feira, 25 de junho de 2009
PROJETO APRENDENDO COM A LITERATURA
EE DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA
JAQUELINE FLORES DOS SANTOS
PROJETO APRENDENDO COM A LITERATURA
LEITURA
2009
PLANO BIMESTRAL DE ENSINO 5ª SÉRIE E F ( A, E )
Apresentação:
O Projeto de Leitura da Rede pública Estadual de ensino, está trazendo uma oportunidade riquíssima aos professores e alunos de trabalhar leitura e interpretação textual de uma forma diversificada, o que representa um grande avanço na educação, pois nem sempre é possível desenvolver essa prática de ensino na grade de ensino curricular. Trata-se de um projeto de enriquecimento curricular a ser desenvolvido em duas horas/aula semanais, em que se dará ênfase a ampliação da competência leitora dos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental.
O Projeto é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos gêneros como, os Clássicos da Literatura, poemas, romances, crônicas e contos.
Diante dessa preocupação, a SEE, assumiu compromissos com as escolas do Ciclo II do Ensino Fundamental, distribuindo kits de livros direcionados especificamente para cada série com títulos diferenciados.
O trabalho do professor dentro desse projeto será diferenciado, o mesmo deverá ler com os alunos, ler para eles, proporcionar situações em que deverão interpretar oralmente, dramatizar os textos, que preparem saraus literários e outras atividades que permitam explorar os jogos de linguagem.
Justificativa:
Quem conhece as avaliações realizadas pela Secretaria da Educação de São Paulo, assim como outras que são organizadas a nível nacional, vêm sinalizando a necessidades de criar e até ampliar espaços na escola para o desenvolvimento da prática de leitura compreensiva e da escrita dos alunos.
Várias são as iniciativas em fase de execução, entre os quais o projeto Ler e Escrever, que busca recuperar alunos com dificuldades de aprendizagem, com aulas de reforço fora do horário escolar. A Proposta Curricular de São Paulo também tem como um dos principais objetivos a prioridade da competência de leitura e escrita em todas as áreas. Sendo assim, prioriza a leitura e a escrita no currículo da educação básica, tendo como fundamento a centralização da linguagem no desenvolvimento da criança e do adolescente.
Esse trabalho com a leitura que está sendo desenvolvido vem suprir a necessidade de seduzir o aluno para a leitura de diferentes textos que compõem o repertório literário, as obras de autores mais consagrados, como Gonçalves Dias e autores contemporâneos como Erico Verissimo, de tal forma que se perceba a riqueza dos diversos estilos de linguagens.
A escola do Ciclo II tem um papel decisivo na ampliação da competência leitora dos jovens, pois é nessa fase que os alunos, ou desistem de ler, por não conseguirem responder as demandas de leitura colocadas pela escola.
A nossa intenção é formar leitores interessados pela Literatura, comprometidos com a pesquisa e que saibam interpretar textos e relaciona-los ao mundo em que vivem.
Produto Final:
Ø Antologia de contos selecionados pelos alunos (Monteiro Lobato)
Ø Releitura de alguns contos
Ø Mural elaborado pelos alunos relacionados às leituras realizadas
Objetivos:
Gerais: Possibilitar o desenvolvimento da leitura em toda a sua extensão de texto, reforçar a apresentação dos gêneros textuais, formar um senso crítico e formar alunos transformadores de linguagem.
Específicos:
Possibilitar ao aluno a compreensão do texto nos níveis:
Ø Textual: analisar um texto como um todo.
Ø Fonológico: o que falar e como falar, entonação de voz, pontuação e ritmo do texto.
Ø Morfológico: proporcionar a descoberta da riqueza dos novos vocábulos apresentados.
Conteúdo Programático:
Para desenvolvimento do projeto, serão utilizados os seguintes livros:
Ø Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato (volumes 1 e 2)
Ø I - Juca Pirama e os Timbiras – Gonçalves Dias
Ø Comédias para se ler na escola – Luis Fernando Veríssimo
Materiais utilizados:
A fim de auxiliar no desenvolvimento do trabalho, serão utilizados os materiais abaixo:
Lousa e giz, caderno do aluno, cartolina, aparelho de DVD, aparelho de som, data-show.
Metodologia:
Ø Leitura silenciosa;
Ø Leitura compartilhada;
Ø Leitura com agrupação;
Ø Leitura colaborativa;
Ø Leitura dramatizada;
Ø Releitura;
Ø Interpretação.
Instrumentos de Avaliação:
O aluno será avaliado, continuamente, por meio de leituras e produções textuais individuais e em grupos, pesquisas e apresentação de seminários, de dramatizações, jogral, e textos para divulgação para os outros colegas.
Leituras socializadas para diferentes públicos: pais, professores, colegas de outras salas e funcionários da escola.
Os alunos elaborarão trabalhos a serem expostos nos murais da escola.
Materiais de Apoio Pedagógico
· Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa /Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.
· VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola; Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
· DIAS, Gonçalves. I-Juca Pirama e os Timbiras; São Paulo: Escala Educacional, 2008.
· LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho, volume 1; ilustrações Paulo Borges. – 2ª ed. – São Paulo: Globo, 2008.
· LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho, volume 2; ilustrações Paulo Borges. – 2ª ed. – São Paulo: Globo, 2008.
· www.saopaulofazescola.sp.gov.br (acesso em 05 de março de 2009)
PROJETO APRENDENDO COM A LITERATURA
EE DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA
JAQUELINE FLORES DOS SANTOS
PROJETO APRENDENDO COM A LITERATURA
LEITURA
2009
PLANO BIMESTRAL DE ENSINO 5ª SÉRIE E F ( A, E )
Apresentação:
O Projeto de Leitura da Rede pública Estadual de ensino, está trazendo uma oportunidade riquíssima aos professores e alunos de trabalhar leitura e interpretação textual de uma forma diversificada, o que representa um grande avanço na educação, pois nem sempre é possível desenvolver essa prática de ensino na grade de ensino curricular. Trata-se de um projeto de enriquecimento curricular a ser desenvolvido em duas horas/aula semanais, em que se dará ênfase a ampliação da competência leitora dos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental.
O Projeto é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de diversos gêneros como, os Clássicos da Literatura, poemas, romances, crônicas e contos.
Diante dessa preocupação, a SEE, assumiu compromissos com as escolas do Ciclo II do Ensino Fundamental, distribuindo kits de livros direcionados especificamente para cada série com títulos diferenciados.
O trabalho do professor dentro desse projeto será diferenciado, o mesmo deverá ler com os alunos, ler para eles, proporcionar situações em que deverão interpretar oralmente, dramatizar os textos, que preparem saraus literários e outras atividades que permitam explorar os jogos de linguagem.
Justificativa:
Quem conhece as avaliações realizadas pela Secretaria da Educação de São Paulo, assim como outras que são organizadas a nível nacional, vêm sinalizando a necessidades de criar e até ampliar espaços na escola para o desenvolvimento da prática de leitura compreensiva e da escrita dos alunos.
Várias são as iniciativas em fase de execução, entre os quais o projeto Ler e Escrever, que busca recuperar alunos com dificuldades de aprendizagem, com aulas de reforço fora do horário escolar. A Proposta Curricular de São Paulo também tem como um dos principais objetivos a prioridade da competência de leitura e escrita em todas as áreas. Sendo assim, prioriza a leitura e a escrita no currículo da educação básica, tendo como fundamento a centralização da linguagem no desenvolvimento da criança e do adolescente.
Esse trabalho com a leitura que está sendo desenvolvido vem suprir a necessidade de seduzir o aluno para a leitura de diferentes textos que compõem o repertório literário, as obras de autores mais consagrados, como Gonçalves Dias e autores contemporâneos como Erico Verissimo, de tal forma que se perceba a riqueza dos diversos estilos de linguagens.
A escola do Ciclo II tem um papel decisivo na ampliação da competência leitora dos jovens, pois é nessa fase que os alunos, ou desistem de ler, por não conseguirem responder as demandas de leitura colocadas pela escola.
A nossa intenção é formar leitores interessados pela Literatura, comprometidos com a pesquisa e que saibam interpretar textos e relaciona-los ao mundo em que vivem.
Produto Final:
Ø Antologia de contos selecionados pelos alunos (Monteiro Lobato)
Ø Releitura de alguns contos
Ø Mural elaborado pelos alunos relacionados às leituras realizadas
Objetivos:
Gerais: Possibilitar o desenvolvimento da leitura em toda a sua extensão de texto, reforçar a apresentação dos gêneros textuais, formar um senso crítico e formar alunos transformadores de linguagem.
Específicos:
Possibilitar ao aluno a compreensão do texto nos níveis:
Ø Textual: analisar um texto como um todo.
Ø Fonológico: o que falar e como falar, entonação de voz, pontuação e ritmo do texto.
Ø Morfológico: proporcionar a descoberta da riqueza dos novos vocábulos apresentados.
Conteúdo Programático:
Para desenvolvimento do projeto, serão utilizados os seguintes livros:
Ø Reinações de Narizinho – Monteiro Lobato (volumes 1 e 2)
Ø I - Juca Pirama e os Timbiras – Gonçalves Dias
Ø Comédias para se ler na escola – Luis Fernando Veríssimo
Materiais utilizados:
A fim de auxiliar no desenvolvimento do trabalho, serão utilizados os materiais abaixo:
Lousa e giz, caderno do aluno, cartolina, aparelho de DVD, aparelho de som, data-show.
Metodologia:
Ø Leitura silenciosa;
Ø Leitura compartilhada;
Ø Leitura com agrupação;
Ø Leitura colaborativa;
Ø Leitura dramatizada;
Ø Releitura;
Ø Interpretação.
Instrumentos de Avaliação:
O aluno será avaliado, continuamente, por meio de leituras e produções textuais individuais e em grupos, pesquisas e apresentação de seminários, de dramatizações, jogral, e textos para divulgação para os outros colegas.
Leituras socializadas para diferentes públicos: pais, professores, colegas de outras salas e funcionários da escola.
Os alunos elaborarão trabalhos a serem expostos nos murais da escola.
Materiais de Apoio Pedagógico
· Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa /Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.
· VERISSIMO, Luis Fernando. Comédias para se ler na escola; Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
· DIAS, Gonçalves. I-Juca Pirama e os Timbiras; São Paulo: Escala Educacional, 2008.
· LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho, volume 1; ilustrações Paulo Borges. – 2ª ed. – São Paulo: Globo, 2008.
· LOBATO, Monteiro. Reinações de Narizinho, volume 2; ilustrações Paulo Borges. – 2ª ed. – São Paulo: Globo, 2008.
· www.saopaulofazescola.sp.gov.br (acesso em 05 de março de 2009)
quinta-feira, 30 de abril de 2009
A escola no programa do Jô Soares
No dia 29 de abril de 2009, os alunos do curso técnico Gestão de pequenas empresas, juntamente com alguns convidados, tiveram a oportunidade e previlégio em participar da gravação do Programa do Jô. Fizemos parte da plateia, no dia em que o tema do programa é político, com participação das "Meninas do Jô".
Fizemos inscrição no ano passado, foi uma felicidade participar desse momento, fomos muito bem tratados, aprendemos muito, em todos os sentidos.
Queremos isso novamente! Foi maravilhoso!
Nesse link, você pode acompanhar a outra parte do programa.
É a escola além dos muros...
Fizemos inscrição no ano passado, foi uma felicidade participar desse momento, fomos muito bem tratados, aprendemos muito, em todos os sentidos.
Queremos isso novamente! Foi maravilhoso!
Nesse link, você pode acompanhar a outra parte do programa.
É a escola além dos muros...
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
Trabalhos sobre o Meio Ambiente
Apresentaremos nessa postagem alguns trabalhos realizados pelos alunos no quarto bimestre de 2008. Trabalhos esses relacionados à temática Meio Ambiente, tema amplamente discutido durante o ano letivo de 2008.
O Ensino Médio teve a oportunidade de trabalhar a temática Meio Ambiente desde o início do ano com o Projeto Apoio à Continuidade dos estudos.
O Conteúdo trabalhado foi basicamente o estudo de temas transdisciplinares da atualidade tratados pelas áreas de Códigos e Linguagens; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; atividades de pesquisa, exercícios, produção de textos e exames simulados, orientação profissional. Exames simulados, em maio e em junho, com questões dos vestibulares das principais universidades.
O Conteúdo trabalhado foi basicamente o estudo de temas transdisciplinares da atualidade tratados pelas áreas de Códigos e Linguagens; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; atividades de pesquisa, exercícios, produção de textos e exames simulados, orientação profissional. Exames simulados, em maio e em junho, com questões dos vestibulares das principais universidades.
Bibliografia básica: Guia do Estudante- Atualidades Vestibular 2008 – Editora Abril (capa: Dossiê Aquecimento Global, Energia tratada nas escolas e Dossiê Império Americano), matérias de pesquisa.
Apresentação realizada pelos alunos do 3ºC
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