terça-feira, 28 de junho de 2011

Projeto: Livro Autobiográfico

 
Teens: Pouca idade... muitas palavras.
Objetivos
- Conhecer as partes que compõem um livro;
- Aumento de vocabulário escrito;
- Melhoria da auto-estima.
 
- Criar um espaço de reflexão sobre as características da linguagem escrita e promover situações de leitura e escrita de biografias e autobiografias;
- Trabalhar com um destinatário real para a produção escrita;
Público
Área
: Língua portuguesa
7° anos – 2011
Conteúdos

- Produção de texto.
- Características específicas das biografias.
- Procedimentos de revisão. 
Tempo estimado
De dois a três meses 
Material necessário Livros de biografias e autobiografias, cadernos brochura, papéis diversos, canetas, lápis de cor, canetinhas, cola, tinta cola  
Desenvolvimento
1ª etapa
Apresentação e leitura de livros e textos biográficos e autobiográficos para apreciação e conhecimento de alguns termos característicos do gênero.
Incentivar os alunos para que saibam que são capazes de produzir um livro sobre sua vida.
2ª etapa
3ª etapa
Ler histórias de autores conhecidos para que a turma diga quais são as palavras mais bonitas usadas por esses autores e o que eles fazem para deixar um texto melhor.
5ª etapa
6ª etapa
7ª etapa

Passar os textos à limpo, verificando a organização de um livro.
9ª etapa
10ª etapa

Solicitar ilustrações e/ou fotos para as autobiografias.
Produto final
Avaliação
Professora Terezinha Gomes
Anexo 1 – Roteiro elaborado com os alunos.
Instruções para montagem do livro autobiográfico
    • Introdução( Este livro tem por objetivo ...)
    • Quem sou eu?
    • Minha família
    • Meus amigos
    • Religião
    • Minha vida escolar
    • Arte, Cultura e esporte
    • Meu presente
    • Eu e o meio ambiente
    • Quanto ao futuro
    1º Capítulo – Quem sou eu?
    Eu sou .... tenho ....anos, pois nasci no dia ... do mês de .... de 199..., na cidade de ...., estado de ...., neste país .... que é o Brasil.
    Meus pais são ...................e ...................
    Meus avós maternos são .......... e ........., e paternos ............e..........
    Minha primeira infância foi.........................
    Atualmente moro no Bairro .............., na cidade de Diadema -SP
    Considero-me uma pessoa..........
    2º capítulo – Minha família
    6º capítulo – Arte, Cultura e esporte
    7º capítulo – O presente
    
    Este ano estou fazendo 0 7º ano do ensino fundamental e cursando.......
    8º capítulo – Eu e o meio ambiente
    Sei que um ambiente saudável depende de todos. Por isso eu ...
    Quanto à preservação da natureza eu ...
    9º capítulo - O futuro
    Para o futuro pretendo...
    De todas as manifestações e objetos artísticos o que mais aprecio é ..........., por ser ........
    Já pratiquei ......... , mas .....
    Atualmente faço ....... na ........., pois pretendo .....
    Quanto ao esporte, considero mais interessante o ........., por proporcionar......
    Sei que para ter uma vida saudável é importante a prática de algum esporte, por isso pretendo......
    Moro com ..........
    Minha mãe é uma pessoa............. e meu pai é uma pessoa......
    Quanto aos meus irmãos: ..........
    Convivo mais com ........., pois ..........
    3º capítulo – Meus amigos
    Meus amigos são: ...... . ....
    Eu os considero meus amigos, pois são pessoas que ..................
    Destes, o que mais tenho afinidade é ......, porque ......
    4º capítulo – Religião
    Atualmente sou ............ e freqüento a Igreja .........
    Comecei a freqüentar esta religião por influência de........ e passei a acreditar que .....
    Acredito que Deus seja ......... e que a fé .........
    5º capítulo – Minha vida escolar
    Minha mãe me matriculou na Educação Infantil da escola...... Quanto ao prédio era ........... Lá eu aprendi a .........
    Posteriormente estudei o fundamental I na escola. Era um prédio ........... Lá aprendi a ........
    Dos quatro anos do ensino fundamental, a professora que mais me lembro foi ........, por ser uma profissional ......
  1. 1ª contra-capa ( título)


  2. 2ª contra-capa (autor, título, editora, edição)


  3. Dedicatória


  4. Indíce

  5. Avaliar o envolvimento dos alunos nas produções dos textos produzidos em relação à sua função social, à sua forma e aos seus aspectos linguísticos; a qualidade e propriedade dos comentários feitos nas rodas de revisão de texto; a ocorrência de marcas de revisão nos textos, convencionadas em grupo; o uso de comportamentos escritores: gênero, planejamento, enfrentamento de problemas da escrita...
    Vídeos e fotos com declarações espontâneas sobre a realização do trabalho.
    Livros de autobiografia.

    Começar a produção do texto por capítulo, realizando rascunho e lendo para um colega, que fará uma pré-revisão.

    Escrever com os alunos uma lista com expressões comuns nesse tipo de texto, organizadores textuais conectivos e palavras que eles gostariam de usar em suas autobiografias.

    Com o roteiro pronto e antes de escrever sua própria história, os estudantes elaborarão uma biografia a fim de experimentar a produção do tipo de texto que acabaram de conhecer.

    4ª etapa
    Realizar uma revisão coletiva e/ou individualizada do texto a partir da pergunta: "O que precisamos fazer para que essa biografia fique mais bonita e mais gostosa de ler?"

    Utilizar rodas de conversas para que os alunos contem sua história, e percebam estes podem virar registro escrito com suas marcas pessoais, suas lembranças mais queridas e fatos relevantes de sua vida
    Elaboração coletiva, de um roteiro, contemplando todos os assuntos que os alunos gostariam de escrever nas próprias autobiografias: nome, local de nascimento, nomes dos pais, irmãos, avós, o que fazem na escola e fora dela, as lembranças mais queridas, histórias divertidas... (ver anexo 1)
    Revisão dos rascunhos, de forma individualizada, pela professora.
    8ª etapa

    Escrever a dedicatória e a introdução do livro e organizar o índice .

    8 comentários:

    1. Glendha aparecida de lana souza4 de julho de 2011 às 14:40

      Oii meu nome e glendha da 5*A o livro que eu li é de fabulas o autor é Monteiro Lobato a fabula que eu li foi do rato do campo e o rato da cidade eu ja tinha lido essa fabula e por isso que eu achei enteressante porque o rato do campo não era acustumado a mordomias ja o rato da cidade não era acostumado a ser pobre porisso eu escolhi essa fabula obrigada pela atenção ate a proxima bjs obrigada

      ResponderExcluir
    2. Achei o livro super interessante,por que deixa deixa um suspense no ar,nome do livo é O MENINO QUE NÃO TEVE MEDO DO MEDO livro é muito legal desperta a imaginação do leitor,o autor do livro é YGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO gostei muito do livro,o livro fala sobre um menino que saiu de noite escondido com seu amigo para caçar cachorros raivosos enquanto o bairro inteiro está a dormir.seu amigo corre com medo e ele fica sozinho.e ele não teve medo do medo.
      LARISSA SANTOS DA SILVA 5ºA

      ResponderExcluir
    3. gabriel borges marques de moura4 de julho de 2011 às 14:48

      nome:gabriel borges marques de
      moura. data/04/07/2011 5A

      este livro eu li e achei muito legal,o livro é chamado de DE BRAÇOS PARA O ALTO eu achei legal porquê ele conta a historia de um menino que vai para a casa de seus tios e nem lembra de sua casa pois esta vivendo muitas aventura junto de seus primos.seus primos levavam ele para tudo que era canto e ele aceitava tudo ele não lembrava mais de sua familia.passou o tempo e ele foi lembrando de sua familia e sem querer lembrou de um acidente que lhe havia ocorrido na saida de sua casa e lembrou que quase morreu numa viajem que seus tios foram comprar gasolina para o seu carro que tinha parado no meio do nada e ele e seus primos foram se divertir em um rio que tinha por perto daquele lugar e ele também foi junto mais quando ele entrou pensado que era raso o rio, era muito fundo ele conseguiu ficar boiando por uns estantes mais ele rapidamente afundou ele não conseguia respirar mais e não via mais nada tentou gritar para seus primos mais quanto mais ele abria a boca mais ele engolia agua ele até acreditou no fato que ele iria morrer,até que seu primo mais velho veio e viu seu primo segurou em sua mão e lhe puxou com a barriga enxada de tanta agua engolida,lhe apertaram e ele ficou bem para continuar viajando

      ResponderExcluir
    4. achei muito legal porque é divertido ler, o livro que eu li se chama A VIDA INTIMA DE LAURA, laura é uma galinha, ela tem o pescoço mais feio que eu ja vi, tambem tem muitos pintinhos.Essa historia é muito boa e eu adorei porque e´bom ler.Meu nome e Sabrina m.o.N31.5a

      ResponderExcluir
    5. nome;roberto dias de oliveira n;30 5a 4/7/211 eu li 5 livro mas so vo comentar de 1 que sichama a vida intima de laura eu achei o livro muito interesãte e eu gostei muito dece livro a vida intima de laura ea parte do livro que eu gostei foi que a laura deu um pintinho

      ResponderExcluir
    6. MANAIS GOMES DE CARVALHO 5c Nome do livro Palmares A luta pela liberdade de Euardo Vetillo.

      ESSE livro fala de negros durante muitos anos,logo após o descobrimento do Brazil OS Portugueses escrvizaram Os indios , mais tarde, os portugueses.

      ResponderExcluir
    7. Marcos Daniel da silva 5C Nome do Livro SIM A VIDA DR.VIVINHO NOME DO AUTOR Araci Asinelli Da Luz e Arnaldo Soveral.

      Olivro Fala Sobre a Engiene E Da Natureza Fala Que Tem Que Toma Banho Escova Os Dentes Come Cumida Com Verdura E Legumes E Senpre Come Umas Frutas Olivro TAMBEM Fala Sobre a Poluição Fala DO Sigarro Que polunhi.

      ResponderExcluir
    8. SANARA FERNAMDA DA SILVA SAMTIAGO
      5C
      AUTOR,MONTEIRO LOBATO TITULO,AREFORMA DA NATUREZA.
      OQUE MAIS ME INTERESSOU FOI QUE O LIVRO FALA DE MUITA COISA DA REFORME DA NATUREZA.FOI QUE QUANDO A GUERA DA EUROPA TERMINOU ETC.SO ISSO BEIJO A ALUNA DO GREGORIO THAU.

      ResponderExcluir

    Deixe aqui seu comentário sobre o que você leu, não esqueça de se identificar, nome e local.
    Obrigada pela sua participação, ela é essencial para a construção desse espaço.

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...