quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Calendário!!!!

Resolução SE 72, de 29-12-2014
Dispõe sobre a elaboração do calendário escolar

para o ano letivo de 2015


O Secretário da Educação, à vista do que lhe representaram

as Coordenadorias de Gestão da Educação Básica - CGEB e de

Gestão de Recursos Humanos - CGRH e considerando:

- a obrigatoriedade de se assegurar em todas as unidades

escolares o cumprimento dos mínimos de dias de efetivo

trabalho escolar e de carga horária anual exigidos pela Lei

Federal 9.394, de 20-12-1996, de Diretrizes e Bases da Educação

Nacional - LDB;

- a necessidade de se contar com instrumento legal específico

que preveja e contemple as atividades necessárias para

promover eficácia e eficiência à gestão escolar;

- a oportunidade de se adotar um calendário mais compatível

com os dos sistemas de ensino de outras esferas

administrativas;

- o disposto no Decreto 56.052, de 28.7.2010, que dispõe

sobre o funcionamento das escolas públicas estaduais nos períodos

de recesso escolar;

- o disposto no artigo 11, do Decreto 39.931, de 30.1.1995,

que trata da convocação de docentes para comparecimento a

reuniões pedagógicas e demais eventos que especifica; e

- as incumbências estabelecidas para os docentes no artigo

13 da LDB,

Resolve:

Artigo 1º - Na elaboração do calendário escolar para o ano

letivo de 2015, as escolas estaduais paulistas observarão que:

I - o início das aulas dar-se-á em 2 de fevereiro de 2015;

II - o período de aulas regulares do 1º semestre encerrar-seá

no dia 2 de julho de 2015;

III - o período de aulas regulares do 2º semestre iniciar-se-á

em 3 de agosto;

IV - o término dos dias letivos, no mínimo, em 18 de

dezembro.

Parágrafo único - A unidade escolar não deverá, na organização

de suas atividades, prever a participação de alunos nos

períodos destinados a férias e a recessos escolares.

Artigo 2º - As escolas estaduais deverão organizar seu

calendário de forma a garantir, na implementação da proposta

pedagógica, o mínimo de 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho

escolar e a carga horária anual prevista para os diferentes

níveis e modalidades de ensino, respeitadas a proporcionalidade

e a mútua correspondência, nos cursos que adotem a organização

semestral.

Artigo 3º - Considera-se como de efetivo trabalho escolar

todo e qualquer dia em que se realize atividade prevista na

proposta pedagógica da escola, que conte com frequência controlada

de alunos, com orientação e participação dos professores

e seja desenvolvida como atividade regular de aula e/ou como

outro tipo de programação didático-pedagógica que assegure a

aprendizagem dos discentes.

§ 1º - É vedada a realização de eventos ou atividades que

não estejam previstos na programação do calendário escolar.

§ 2º - Os dias de efetivo trabalho escolar, constantes da programação

do calendário, que deixarem de ocorrer, por qualquer

motivo, deverão ser repostos, na conformidade do que dispõe

a legislação pertinente, podendo essa reposição realizar-se,

inclusive, aos sábados.

Artigo 4º - As atividades de cunho pedagógico, inerentes ao

exercício da função docente, que sejam realizadas em dias e/ou

horários não incluídos na jornada escolar dos alunos, desde que

previstas no calendário escolar, integram o conjunto das incumbências

do professor, conforme estabelece o artigo 13 da LDB,

ainda que não se considerem como de efetivo trabalho escolar

para fins de cumprimento do mínimo de 200 (duzentos) dias.

Parágrafo único - O não comparecimento do docente, convocado

para realização das atividades a que se refere o caput

deste artigo, implicará a aplicação do disposto no artigo 11 do

Decreto 39.931/95.

Artigo 5º - O calendário escolar deverá ser elaborado pelo

Conselho de Escola, observadas as normas do Conselho Estadual

de Educação e a legislação pertinente, de modo a assegurar sua

compatibilização com a proposta pedagógica da escola.

§ 1º - Após a elaboração, o calendário escolar deverá ser

submetido à homologação do Dirigente Regional de Ensino, com

prévia manifestação do Supervisor de Ensino da unidade escolar.

§ 2º - No decorrer do ano, qualquer alteração no calendário

escolar homologado, independentemente do motivo que a tenha

determinado, deverá, após manifestação do Conselho de Escola,

ser submetida à apreciação do Supervisor de Ensino da unidade

e à nova homologação pelo Dirigente Regional de Ensino.

Artigo 6º - A elaboração do calendário escolar deverá

contemplar:

I - férias docentes, nos períodos de 1º a 15 de janeiro e de

3 a 17 de julho;

II - atividades de planejamento/replanejamento, avaliação,

revisão e consolidação da proposta pedagógica, no 1º semestre,

nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro, e, no segundo semestre, no

dia 8 de agosto;

III - realização do processo inicial de atribuição de classes e

aulas, em até 10 (dez) dias úteis, a partir de 21-01-2015;

IV - o dia 2 de fevereiro, para atividades de acolhimento aos

alunos e educadores da unidade escolar;

V - o dia 11 de abril, para realização das atividades do dia

"D" da Autoavaliação Institucional;

VI - o dia 12 de setembro, para desenvolvimento das atividades

de reflexão e discussão acerca dos resultados do SARESP;

VII - o dia 17 de outubro para realização das atividades

relativas ao evento "Um dia na escola do meu filho";

VIII - dias destinados à realização de reuniões do Conselho

de Escola e da Associação de Pais e Mestres;

IX - dias destinados à realização de reuniões bimestrais e

participativas de Conselho de Classe/Série e de reuniões com

pais de alunos ou seus responsáveis;

X - os períodos de recesso escolar em 2015: de 16 de janeiro

a 1º de fevereiro, de 18 de julho a 1º de agosto e no mês de

dezembro, após o encerramento do ano letivo.

§ 1º - Os dias destinados às atividades relacionadas nos

incisos IV e IX deste artigo deverão contar, em sua realização,

com a participação dos alunos, sendo assim considerados como

de efetivo trabalho escolar.

§ 2º - Para as atividades previstas nos incisos II, III, IV, V, VI e

VII deste artigo serão fornecidas orientações específicas.

§ 3º - Os docentes que completarem o requisito legal de 1

(um) ano de exercício após o período de férias regulamentares

do mês de janeiro, usufruirão o benefício em parcela única, no

período de 3 de julho a 01-08-2015, observadas as disposições

da legislação pertinente.


Compartilhando Portfólio!!

DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE DIADEMA

NÚCLEO PEDAGÓGICO










PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ano C







Professor: Cristiano Rodrigues de Lima

Coordenador Pedagógico: Professora Dalila

Diretora: Raquel do Prado















DIADEMA
2014


MEMÓRIA DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL


         Sou professor efetivo da rede estadual em Língua Inglesa e Língua Portuguesa, leciono há quinze anos. Lecionei em várias unidades escolares e estou lecionando na Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra há cerca de dez anos.





















SUMÁRIO



CARACTERIZAÇÃO DA TURMA


ATIVIDADES SELECIONADAS


PLANO DE AULA


RELATÓRIO DO PLANO DE AULA

RELATÓRIO FINAL CONSOLIDADO

FICHA DO PROFESSOR

ANEXOS – ATIVIDADES VARIADAS











CARACTERIZAÇÃO DA TURMA


A turma era composta por alunos de idades entre 14 a 16 anos. Alunos que vieram de uma classe social baixa com grandes dificuldades familiares e muitos dependendo de ajudas sociais governamentais. Alguns alunos eram alunos que tinham necessidades educacionais especiais entre elas deficiência intelectual e cognitiva. Outros alunos eram alunos e alunas expostos aos mais variados riscos e formas de violência. A sala era bastante heterogênea podendo-se dizer que muitos alunos tinham um nível de proficiência linguística razoável. Os alunos sabem ler e escrever, porém muitos tinham dificuldades com paragrafação, uso de conectores textuais e interpretação de textos também tendo pouco conhecimento sobre conceitos gramaticais como orações coordenadas sindéticas e assindéticas, orações subordinadas. Alguns alunos tinham pouco conhecimento sobre período simples e composto. Outros demonstraram problemas com paragrafação. Todos os alunos eram alfabetizados, porém com uma real limitação no uso da Língua Portuguesa em diferentes contextos sociais. 









ATIVIDADES SELECIONADAS

- Leitura de textos diversos – contos, fábulas, crônicas, memórias literárias, músicas, poemas, artigos científicos e artigos de opinião;
- Leitura de diferentes tipos textuais – textos prescritivos, injuntivos, narrativos e argumentativos;
- Roda de leitura com alunos lendo os textos de forma responsiva um para o outro, e na frente da sala para os outros alunos;
- Seminários – com os alunos apresentando seus seminários sobre temas variados – “Grupo Indígena Deni”; “Como o beijo flor maximiza o ganho de energia” (Apostila 1 de Língua Portuguesa);
- Textos sobre a cultura do chamado “rolezinho” e sua influência na vida dos jovens através das redes sociais;
- Avaliações sobre conceitos gramaticais – oração coordenadas sindéticas e assindéticas;
- Metacognição – com os alunos e alunas criando suas próprias orações coordenadas sindéticas e assindéticas e;
- Busca no texto de informações explicitas e implícitas através da leitura silenciosa.

 PLANO DE AULA

DISCIPLINA
Língua Portuguesa

TURMA
9º Ano C

DATAS DAS ATIVIDADES
20/08/2014 e algumas outras datas durante todo o ano letivo.

OBJETIVOS

Sanar as dificuldades apresentadas no nível de proficiência do aluno através da discussão de temas atuais, leituras e de uma produção textual.


DINÂMICA DAS AULAS  

Leitura de temáticas atuais e propostas, preparando o aluno para a realização da produção textual, propiciando um ambiente adequado para a realização da produção textual pelo aluno e a reflexão sobre a linguagem.


RECURSOS UTILIZADOS

Folha de produção textual com a temática proposta;
Apostila;
Giz e;
Lousa.


AVALIAÇÃO
Avaliação contínua do conhecimento com a valorização dos conteúdos qualitativos sob os quantitativos


RELATÓRIO DO PLANO DE AULA

Primeiro foi feito o levantamento do conhecimento prévio dos alunos sobre a temática proposta que foi sobre a “Cultura do Rolê”. Usamos a temática da Avaliação da Aprendizagem em Processo para a produção de outros textos visando uma atividade diagnóstica que contemplasse temáticas linguísticas e gramaticais, além das habilidades já elencadas pelas matrizes curriculares.  A partir da atividade diagnóstica fizemos com que os alunos pesquisassem várias temáticas sobre juventude e cultura infantojuvenil introduzindo nessas pesquisas elementos linguísticos e textuais.


RELATÓRIO FINAL CONSOLIDADO


De forma geral, o ano letivo iniciou com uma atividade diagnóstica aplicada em todas os nonos anos. Eu apliquei a atividade diagnóstica no nono ano C. As atividades diagnósticas em todos nonos anos foram realizadas em um período de duas aulas e serviram como faze para uma avaliação geral do nível de proficiência dos alunos e alunas dos nonos anos de 2014. Os nonos anos são constituídos por nono ano A, B, C, D e E. São salas extremamente heterogêneas com alguns alunos com necessidades educacionais especiais e de conhecimentos variados. Em princípio, eu e o professor Francisco, também professor de Português, percebemos que era necessário a retomada de alguns conteúdos aplicados no ano anterior devido ao fato de que estes alunos e alunas não tiveram aulas de Língua Portuguesa nos dois anos antecedentes devido a uma grande demanda de licença – saúde tirada pelos professores antecedentes. Durante o ciclo percebeu-se uma lacuna em certas áreas do conhecimento como a falta de um melhor entendimento por parte dos alunos sobre os diferentes gêneros textuais como textos injuntivos, prescritivos, narrativos, descritivos a argumentativos, além de defasagem no que diz respeito aos conhecimentos básicos gramaticais e linguísticos.
De pronto, nós, professores de Língua Portuguesa, providenciamos recuperações contínuas em sala de aula. Primeiramente, apresentamos textos variados, rodas de leitura onde os alunos com extrema defasagem tinham a oportunidade de visitarem os diferentes textos sejam contos, fábulas, crônicas, poemas, letras de música, memórias literárias, artigos científicos e artigos de opinião paras que dessa forma os alunos e alunas tivessem um contato maior com estes diferentes gêneros textuais.
Em nível linguístico e gramatical, nós trabalhamos orações coordenadas sindéticas e assindéticas, porém, antes de adentramos tais temáticas, fizemos uma revisão gramatical sobre período simples e período composto sempre valorizando os elementos conectivos ou conectores textuais. Passamos também uma lista variada de conjunções coordenativas, porém não nos aprofundamos nas nomenclaturas usadas em cada oração subordinada devido a defasagem com que tais alunos chegaram no final do ciclo e por ser este assunto extremamente extenso.
O aspecto positivo foi a receptividade da maioria dos alunos em fazerem as atividades solicitadas dentro das dificuldades cognitivas apresentadas por eles mesmos sendo que houve grandes avanços no caso de alguns alunos. O aspecto negativo está relacionado à própria defasagem destes alunos, pelo fato de não terem tido professores de Português durante um determinado período do ciclo II do Ensino Fundamental, fato esse que em alguns momentos dificultaram o avanço do conteúdo a ser estudado, por isso a recuperação contínua foi largamente usada como recurso de recuperação da aprendizagem e era comum termos que voltar na matéria dos anos anteriores para que assim pudéssemos avançar satisfatoriamente
Concluindo, finalizamos nossas atividades acadêmicas trazendo exercícios variados com as matrizes curriculares requisitadas na avaliação do SARESP.



FICHA DO PROFESSOR



NOME: Cristiano Rodrigues de Lima

IDADE: 35 anos

ESCOLA EM QUE ATUA: Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra

ANO: 2014                                                                  CIDADE: Diadema

E-MAIL: cristianojs@hotmail.com

FORMAÇÃO ACADÊMICA: Licenciatura Plena em Letras – Português/Inglês; Especialização em Tradução: Inglês-Português; Certificado de Proficiência em Língua Inglesa (First Certificate in English) pela Universidade de Cambridge (Inglaterra); bacharelando em Teologia pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo (curso reconhecido pelo MEC).

TEMPO NO MAGISTÉRIO: 15 anos












Relatório-Apoio ao Saber

Relatório – Atividade de Leitura – Apoio ao Saber

No ano de 2014 foram desenvolvidas várias atividades de leitura com os alunos em geral. Nas salas que lecionei foram desenvolvidas algumas atividades de leitura importantes com os sétimos anos A, B e C. Cada sala leu um livro diferente de várias maneiras e com várias metodologias, tivemos a oportunidade de termos leituras compartilhadas, tivemos leituras com os alunos e alunas lendo na frente da sala, alguns alunos e alunas leram em voz alta de onde estavam para a sala e em outros momentos tivemos a oportunidade de ler de forma uníssona para o público de alunos e alunas ali presentes. O fato é que todos os alunos de alguma forma se envolveram com a leitura de textos diversos.
Os livros lidos foram “Sangue Fresco” de João Carlos Marinho, “As Aventuras de Pedro Malasartes” com a edição de Nelson Albissú e “No Meio da Noite Escura tem um Pé de Maravilha” de Ricardo Azevedo....
Cada obra literária foi lida para e com um grupo de cerca de trinta alunos e alunas e todos tiveram a oportunidade de ler seja em silencio ou em voz alta. Foi muito importante essa experiência de leitura com os sétimos anos em 2014. Obrigado!

Cristiano Lima

Professor/Tradutor 

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Relatório

Relatório da Atividade de Conscientização a respeito do Tráfico de Pessoas - 2014
Professor Cristiano Lima – Língua Portuguesa – Sétimos anos A, B e C
Durante o ano letivo de 2014, foram desenvolvidas várias atividades de leitura e conscientização contra a realidade do Tráfico de Pessoas, visando o desenvolvimento da capacidade do nível de consciência dos alunos para o enfrentamento consciente desta cruel realidade. Em algumas aulas, os alunos e alunas dos sétimos anos A, B e C foram levados até o pátio da unidade escolar onde há data show e mostramos um documentário sobre prostituição internacional e tráfico de órgãos – temas que adentram um tema mais profundo que é o tráfico de pessoas.
Ações realizadas:Projeção de vídeo,Debates e leituras.
Ø Alunos dos sétimos anos A, B e C assistem atentamente o documentário sobre o Tráfico de Pessoas...
Ø Documentário sobre o Tráfico de Pessoas...
Ø Alunos e alunas prestam atenção em absoluto silêncio...
Como já salientado, o objetivo desta atividade foi a de conscientizar os alunos e alunas sobre a realidade cruel do Tráfico de Pessoas, pois através da prevenção estamos ensinando os alunos e alunas a se defenderem deste tipo de crime no mundo atual. Esta atividade foi encaminhada através de um documentário que os estudantes assistiram sobre o Tráfico de Pessoas e com a discussão com os estudantes no pátio e professores participantes levando essa importante discussão para a sala de aula através de atividades diferenciadas. O Tráfico de Pessoas é um projeto importante da Secretaria da Educação e também procedente de várias entidades importantes no Brasil como a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Como já salientado, depois do documentário sobre o Tráfico de Pessoas, eu, professor Cristiano e outros professores iniciamos uma discussão sobre o Tráfico de Pessoas e o que os alunos e alunas devem fazer para se protegerem contra os aliciadores e contra este tipo de crime tão comum no século XXI. Depois desta discussão os alunos voltaram para as suas salas de aula e escreveram textos reflexivos sobre o documentário e sobre o tema a respeito do Tráfico de Pessoas. Um aspecto negativo foi que o de lidar com a falta de informação de alguns alunos, mas isto foi sanado com a contextualização das informações e com a roda de conversa entre os próprios alunos.

Um comentário relevante no qual quero me ater é o fato de que a grande maioria dos alunos prestaram atenção à temática que estava sendo discutida e os resultados foram de cem por cento dentro do objetivo que estava sendo proposto que era o de conscientizar toda a turma sobre o triste fato do Tráfico de Pessoas. Esta atividade está relacionada com a Proposta Curricular pelo fato de fazer com que os alunos lessem diferentes textos desde textos visuais com legendas até textos grafos.  

Compartilhando Relatório!!!

Relatório da Atividade de Recuperação da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP) - 2014

Professor Cristiano Lima – Língua Portuguesa – Sétimo ano A, B e C

Durante o ano letivo de 2014, foram desenvolvidas várias atividades sequenciadas de leitura, visando o desenvolvimento da capacidade de leitura e escrita dos alunos com o objetivo de recuperar os conteúdos deficitários dos estudantes, fazendo com que os mesmos desenvolvam as suas habilidades que na AAP demonstraram dificuldades. Este projeto de leitura foi encaminhado de várias formas, desde as aulas de leituras individuais até leituras em grupos e criação de cartazes no sentido de conscientizar os alunos e alunas sobre a importância da leitura no mundo letrado que vivemos.  O objetivo foi o de sanar dificuldades apresentadas pelos alunos e alunas quando estes fizeram a avaliação da aprendizagem em processo. Percebeu-se a evolução os alunos e alunas em todo o processo sendo este registrado por meio de imagens e fotos.
Ø Leitura de textos diversos de frente a um público alvo...
Ø Leitura de produções textuais dos próprios alunos objetivando alcançar um público alvo...
Ø Leitura silenciosa em sala de aula com o objetivo de extrair informações explícitas e implícitas em determinado texto...
Ø Roda de leitura com o objetivo de compartilhar com os colegas informações explicitas e implícitas do texto...
Todo processo de leitura foi feito em várias fases, desde a leitura de textos feita pelo aluno e aluna na frente da sala para um público de outros alunos, leituras de vários textos no caderno até a leitura em rodas de leitura com a escolha de próximos leitores pelos próprios alunos. Todas as atividades foram gratificantes e interessantes no processo de desenvolvimento de várias habilidades. Os aspectos negativos que foram sanados por mim enquanto professor estava relacionado à timidez dos alunos em lerem um para os outros – dificuldade esta que logo sanei respeitando o momento de cada um e dando a oportunidade para que lessem em voz alta para outros ou em voz baixa para si mesmos.
Um comentário relevante que quero fazer é que achei interessante perceber que muitos alunos têm muita facilidade de se expressarem oralmente; logo, estas atividades de leitura diante da sala proporcionaram momentos em que os alunos desenvolvessem a capacidade da oralidade na frente de seus pares.  Principalmente aquelas habilidades que os alunos demonstraram ter mais dificuldade no momento da realização da Avaliação da Aprendizagem em Processo (AAP).

A Proposta Curricular valoriza a leitura e escrita como elementos importantes na formação do aluno; logo, a capacidade de leitura e escrita foi totalmente contemplada nestas atividades. A oralidade também foi outra habilidade importante contemplada neste tipo de atividade. 

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Relembrando!!!

Resolução SE - 61, de 24-9-2007

Dispõe sobre o registro do rendimento escolar dos alunos das escolas da Rede Estadual

A Secretária de Estado da Educação, considerando que:
a implantação pela Secretaria de Estado da Educação do Sistema de Avaliação e Freqüência no processo de informatização das rotinas escolares, destacou a modernização dos registros da vida escolar dos alunos, de modo a facilitar a organização administrativa da escola e proporcionar, aos pais ou responsáveis, a possibilidade de consulta do Boletim do Aluno, via internet;
as sínteses dos resultados registradas nos documentos escolares do aluno devem se constituir em referenciais objetivos das condições de aprendizagem apresentadas pelo aluno em seu percurso formativo, decorrentes do processo de avaliação a que foi submetido ao longo do ano letivo;
a escala numérica de zero a dez se constitui, de acordo com pesquisa realizada, na alternativa formal de registro do rendimento escolar mais recorrente nas escolas estaduais, resolve:
Art. 1º -Nas escolas da rede estadual de ensino, o registro das sínteses bimestrais e finais dos resultados da avaliação do aproveitamento do aluno, em cada componente curricular, será efetuado em escala numérica de notas em números inteiros de 0 (zero) a 10 (dez).
Parágrafo único - As sínteses bimestrais e finais devem decorrer da avaliação do desempenho escolar do aluno, realizada por diferentes instrumentos de avaliação e de forma contínua e sistemática, ao longo do bimestre e de todo ano letivo.
Art. 2º a partir do 3º bimestre de 2007, os registros de avaliação das 1ª e 2ª séries do ensino fundamental a serem digitados no Sistema de Avaliação e Freqüência - SAF se restringirão aos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática, tendo em vista o processo inicial de alfabetização.
Art. 3º - O registro de freqüência do aluno de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental será expresso em dias letivos, à exceção das disciplinas de educação física e educação artística.
Art. 4º - Ao final do semestre/ano letivo, o professor deverá emitir, simultaneamente, a nota relativa ao último bimestre e a nota que expressará a avaliação final, ou seja, aquela que melhor reflete o progresso alcançado pelo aluno ao longo do ano letivo, por componente curricular, conforme a escala numérica especificada no artigo 1º desta resolução.
Parágrafo único - Caberá ao Conselho de Classe e Série emitir o parecer sobre a situação final do aluno que deverá ser informada no Sistema de Cadastro de Alunos da SEE.
Art. 5º - Será considerado como patamar indicativo de desempenho escolar satisfatório a nota igual ou superior a cinco.
Art. 6º - A escola deverá assegurar que os resultados bimestrais e finais sejam sistematicamente documentados, registrando no Sistema as notas e freqüência dos alunos, para viabilizar o Boletim Escolar que será entregue aos respectivos alunos ou, quando menores, aos pais ou responsáveis.
Art. 7º - Os resultados de rendimento dos alunos, de 2007, que não estiveram em conformidade com o artigo 1º da presente resolução, deverão ser transformados pelo professor em seus equivalentes numéricos.
Art. 8º- Caberá à Coordenadoria de Ensino e Normas Pedagógicas -CENP proceder à Orientações Técnicas necessárias.
Art. 9º- o Centro de Informações Educacionais - CIE será responsável pelo suporte técnico do Sistema de Avaliação e Freqüência.
Art.10 - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação e revoga a Resolução nº 30, de 10-05-2007.
Nota:

Revoga a Res. SE n.º 30/07, à pág. 296 do vol. LXIII.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Agita Galera 05/09/2014
Justificativa: Os alunos do período da tarde precisam saber da importância dos exercícios físicos na vida de todos. Nosso papel foi de relacionar alimentação com exercícios físicos, sua importância e sua necessidade adequada de acordo com cada um, seja ele adulto e principalmente criança.
Estratégias: Nas primeiras aulas os alunos realizaram uma leitura de textos da ABEAÇO em parceria com o Governo do Estado de São Paulo sobre Saúde, Gastronomia e Nutrição na Lata da Aço com o apoio dos professores que explicava como é feito o armazenamento dos alimentos em lata de aço. Em seguida fizeram uma Pirâmide alimentar com o objetivo de aprenderem como é feita uma alimentação saudável, utilizando cartazes e figuras retiradas de livros e imagens  de revistas e jornais trazidos pelos alunos e pelos professores.
Na sequencia os alunos fizeram uma comparação dos alimentos das pirâmides com a sua alimentação diária, refletindo, e, assim podendo fazer sua mudança para uma alimentação saudável. 
Finalizando, os alunos fizeram o “Prato Perfeito”, cujo objetivo era criarem um prato com uma alimentação adequada.
Disciplina de História: Após essa atividade os alunos realizaram um debate sobre a alimentação utilizada pelos povos  antigamente (com destaque para os trabalhadores adultos e crianças das fabricas na época da Revolução Industrial e a alimentação da nossa sociedade  nos dias de hoje).
Disciplina de Ciências: Foram  trabalhados em sala de aula a importância dos nutrientes e dos exercícios físicos para a manutenção do nosso corpo, dando ênfase na Pirâmide Alimentar, com o objetivo de orientá-los para uma alimentação mais saudável. Esse trabalho estimulou os alunos a refletirem sobre seus hábitos alimentares, podendo fazer as mudanças necessárias para uma alimentação saudável..
Após o debate os alunos foram divididos em turmas e praticaram diversas atividades físicas e esportivas.
Aspectos positivos: Os alunos perceberam que precisam melhorar sua alimentação e praticar mais exercícios físicos regularmente.




AGITA GALERA/ 2014

Com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar para a importância da adoção de um estilo de vida mais ativo, saudável e feliz, mediante o aumento da prática de atividades física diárias.
Em rodas de conversas, foram listadas dicas para vencer o sedentarismo e reduzir a obesidade entre crianças e jovens, sendo elas:
1 – Não fique parado, caminhe: Uma das atividades mais recomendadas pelos especialistas e fáceis de adaptar a um programa de exercícios é a caminhada. Ela auxilia no fortalecimento dos músculos e articulações, na perda de peso, redução do colesterol e melhora a saúde do coração;
2 – Procure alternativas no seu cotidiano: Inclua outras opções que o possibilite ser mais ativo. Curtas e médias distâncias podem ser percorridas a pé. Se for possível, deixe o carro na garagem e, para quem utiliza o transporte coletivo, utilize as escadas fixas ao invés das rolantes nos metrôs e terminais de ônibus;
3 – Divirta-se à moda antiga: Na hora do lazer, escolha atividades que mexam com o corpo e a mente. Uma ótima oportunidade são os jogos coletivos, em equipe, brincadeiras como pega-pega; corda e barra-manteiga;
4 – Agite em família: Convide sua família a brincar, fazer passeios ao ar livre e se exercitar. Chamar os pais/avós para caminhar, jogar bola com o pai ou com os irmãos são atividades que beneficiam todo núcleo familiar, promovem a interação entre as pessoas e ainda os protegem dos males do sedentarismo;
5 – Faça o mesmo todos os dias: Aproveite o dia do Agita Galera para fazer uma reflexão sobre os benefícios da atividade física. A prática dos exercícios precisa estar adequada à rotina. A realização dos exercícios precisa ser diária. Ao menos 30 minutos por dia já auxiliam para a melhora da qualidade de vida.

Foi permitido aos alunos interagirem uns com os outros através de jogos e brincadeiras como:
Ø  Futebol (entre alunos e professores);
Ø  Amarelinha;
Ø  Corda;
Ø  Jogos de salão;
Ø  Dança;
Ø  Vôlei;
Ø  Queimada;
Ø  UNO;
Ø  Dama;
Ø  Xadrez;

Ø  Ping-pong.

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