domingo, 16 de novembro de 2014

Mais SALA DE LEITURA!!!!!

PORTFÓLIO 

SALA DE LEITURA NA SALA DE AULA

Leitura dirigida
                                                                Montagem do Cenário
                                                            Roda de leitura
                                                                  Produção da maquete
                                               

                                                  Produção de desenho para animação

  

sábado, 15 de novembro de 2014

PROJETO: SALA DE LEITURA

LENDAS & MITOS
(Mediação e linguagem)



    Projeto Stop-Motion das Lendas Negras do Autor Júlio Emílio Braz. O conto escolhido foi "A menina e o Barril". 

 Aprecie sem moderação.

Lendas negras para a discussão da temática de Racial , propositalmente usados Bonecos brancos.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

PROJETO: SALA DE LEITURA !! Vídeo animação!!!!!!!!

LENDAS & MITOS
(Mediação e linguagem)



    Este projeto visa a criação de um vídeo de aproximadamente 1 minuto contando de forma resumida algumas das Lendas Negras do Autor Júlio Emílio Braz. O conto escolhido foi "A menina e o Barril". 




Trabalho desenvolvido com os alunos do 6º anos, professora da sala de leitura e professores da escola.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

INFORMAÇÃO IMPORTANTE!

Bolsas de Estudos em Curso Profissionalizante de Administração Para Alunos de 16 a 20 anos

O Instituto ProA, parceiro da Secretaria da Educação, oferece para o ano de 2015, Bolsas de Estudos em curso profissionalizante de administração para alunos de 16 a 20 anos, que tenham concluído ou estejam cursando o 2 ou 3º ano do ensino médio em escola pública, e pertençam a uma família em condição socioeconômica menos favorecida. O curso tem por objetivo preparar esses jovens para o mercado formal de trabalho, por meio do acesso a uma educação profissionalizante de qualidade, orientação ao início de carreira e apoio à conquista do primeiro emprego.

Para o primeiro semestre de 2015 o Instituto oferecerá 210 bolsas que incluem: Curso profissionalizante de administração realizado no SENAC (com seis meses de duração, nos períodos manhã (08:30h às 13h) ou tarde (14:00 às 18:30h), no contraturno escolar; Consultoria de RH para desenvolvimento comportamental dos alunos ensinando a ter uma postura mais autônoma e a responsabilidade que  o mercado de trabalho requer; Vale Transporte; Uniforme e material didático.

O processo seletivo será realizado em quatro etapas eliminatórias: inscrição e provas de português e matemática no site; entrevistas individuais; dinâmica de grupo e reunião com os pais ou responsáveis. As INSCRIÇÕES estarão ABERTAS no período de 01 de outubro a 30 de novembro, pelo site- www.proa.org.br. Informações: (11) 3078-1410 – Instituto ProA.

O Centro de Projetos Especiais (CPRESP) solicita aos Núcleos Pedagógicos das Diretorias de Ensino as quais esse comunicado se destina, que divulguem juntos as suas escolas de Ensino Médio.

Trata-se de um curso de qualificação administrativa, certificado, e oferecido aos alunos de Ensino Médio, totalmente gratuito, com auxílio ainda de transporte, uniforme e encaminhamento para o mercado de trabalho, após a conclusão.

Eva Ramos 
DIRETOR I - NÚCLEO PEDAGÓGICO



quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Saresp

Parabéns alunos pela expressiva participação no Saresp! 
"Acreditamos na sua capacidade de mudar a nossa sociedade para melhor" 
Equipe Gregório Bezerra 


Relatório

Projeto Profissões 2014
Escola: E.E. Deputado Gregório Bezerra
Professora:  Jeruza Santos
Público Alvo: Alunos do Ensino Médio

        Considerando o Ensino Médio um período muito importante, no qual os alunos são preparados para enfrentarem grandes desafios e consolidarem atitudes de autonomia, valores para o desenvolvimento e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, além de possibilitar o prosseguimento de estudos e garantindo a preparação básica para o trabalho e a cidadania, nós professores da Unidade Escolar, juntamente com a gestão pedagógica, elaboramos e executamos o projeto profissões em meados de 2014.
        Com o objetivo de contribuir para o esclarecimento dos alunos sobre diversas questões referente ás profissões, destacamos a importância da busca por emprego; características e responsabilidades específicas de determinadas profissões; reflexão sobre as oportunidades de emprego local e pela busca consciente de sua carreira profissional, de acordo com cada aptidão pessoal e conhecimento do perfil profissional de cada aluno.
       Eu tive a oportunidade de trabalhar com a profª Sueli no primeiro ano A, do Ensino Médio.. E desta forma, iniciamos o projeto lançando algumas questões sobre profissões, com o intuito de verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema em questão. Percebemos que poucos alunos haviam pensado sobre a carreira profissional, a maioria não haviam pensado sobre a profissão que iriam seguir futuramente, assim falamos sobre a importância desse projeto para eles e citamos as profissões de maior evidência na região do ABC, principalmente na região de Diadema.
      No decorrer das aulas, solicitamos que eles se dividissem em grupos, analisassem e escolhessem as profissões de acordo com o que lhes agradassem. No primeiro momento, as profissões escolhidas no 1º ano A foram Designer Gráfico e Auxiliar de Enfermagem. Os alunos iniciaram um processo de estudo e pesquisas sobre a profissão escolhida e sob a nossa orientação passaram o próximo passo, a elaboração das maquetes. Um grupo de alunos decidiu trocar de profissão, Protético Dentário. Após essa etapa, alguns ex- alunos, estudantes universitários ministraram palestras contando suas experiências profissionais e de como foi a escolha deles em suas carreiras.
      Finalizando o processo, cada equipe apresentou seus trabalhos na feira de profissões e como desfecho, na semana seguinte, os alunos tiveram a oportunidade de realizar um teste vocacional no laboratório de informática.
     O trabalho foi muito produtivo, presenciamos o envolvimento de todos os alunos, que se empenharam e envolveram com o projeto de forma surpreendente. Constatamos a superação de muitos, no decorrer dos meses de trabalho. Ficamos muito satisfeitas com o resultado, principalmente ao constatar o protagonismo juvenil e a satisfação de cada aluno em ter participado efetivamente do projeto profissão.
     Abaixo segue o depoimento do Patrick, um aluno que por motivo de saúde ficou alguns meses afastado da Unidade Escolar e neste projeto liderou a sua equipe e concluiu seu trabalho com êxito. 

   “ Fiquei muito feliz em participar desse projeto. Meu grupo estudou o que faz o Protético Dentário, que é o profissional que confecciona próteses removíveis etc. Eu já trabalho na área e pude ajudar as professoras Jeruza e Sueli com os meus colegas.  No dia da exposição, apresentamos a nossa profissão e aprendemos com os alunos das outras séries, as profissões que eles apresentaram. Foi tudo muito bom, aprendi muito sobre várias profissões e fiquei feliz em poder contribuir também.”

Algumas fotos ilustrando os trabalhos: 






LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...