sexta-feira, 21 de março de 2014

21 de Março - Dia Internacional da Síndrome de Down

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) a partir de 2006, o Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em mais de 40 países. No Brasil, estima-se que, anualmente, oito mil bebês nascem com essa alteração genética. Entretanto, ainda é grande a dificuldade de acesso a informações, profissionais e políticas públicas que asseguram o pleno desenvolvimento e a inserção social dos portadores dessa síndrome. Dar visibilidade à luta pela inserção social das pessoas com deficiência foi a tônica da sessão especial promovida pelo Senado para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down.

segunda-feira, 17 de março de 2014

RESULTADO FINAL DA ELEIÇÃO DO GRÊMIO 2014

A eleição do Grêmio aconteceu hoje e ocorreu dentro da normalidade. Os alunos puderam votar utilizando o voto eletrônico. De forma clara e transparente!

Depois da organização que compartilhamos, já temos o grupo que representará o grêmio em 2014!
Parabéns a todas as chapas, que se empenharam, se esforçaram e fizeram sua campanha dentro de suas possibilidades!

Segue abaixo o resultado! Esperamos e torcemos para que o grupo faça um ótimo trabalho!










Parabéns, Chapa Revolução Classe A


domingo, 16 de março de 2014

Projeto: Debate Político (Grêmio Estudantil)

Atividade
Promover um debate entre as chapas concorrentes ao Grêmio Estudantil.

Objetivo

Proporcionar aos alunos um momento em que eles possam ter contato com os candidatos ao Grêmio Estudantil, possam conhecer suas propostas, discutir a viabilidade delas e construir uma opinião sobre quem é o pretendente melhor  preparado para representá-los.

Justificativa

A política, como ciência, faz parte de nosso dia a dia, de modo que se torna de extrema importância o envolvimento dos jovens com essa prática.
Em uma sociedade democrática é um direito do povo escolher  seus representantes por meio de uma eleição, no entanto para isso, é necessário que os eleitores conheçam os candidatos e suas propostas, para  assim escolher aquele que demonstre corresponder a seus anseios.

Metodologia
Os professores entrarão em suas respectivas salas e orientarão os alunos sobre a importância do Grêmio Estudantil e suas competências, expondo ainda o quão importante é a elaboração de uma proposta de trabalho concreta, a qual se possa por em prática de modo a melhorar o ambiente escolar.
Após esse primeiro momento, serão conduzidas por vez duas salas, de séries respectivas, ao pátio escolar, onde poderão:  tomar conhecimento das propostas  dos concorrentes;   obter mais informações sobre como cada candidato pretende viabilizar seu plano de trabalho e principalmente,  poderão formar uma opinião sobre qual pretendente realmente pode atender as expectativas  de auxiliar na melhoria do ambiente escolar.

Turmas envolvidas: 
Ensino Fundamental do 6º ao 9º anos
Ensino Médio do 1º ao 3º anos
Período: 
Manhã / Tarde / Noite
Organização: 
Professores: Gerson , Cristiano, Dirce, Odilon, Edileuza, Ana Tércia, Hebe, Francisco, Raimundo. 
Coordenação: Jaqueline Flores.
Direção: Raquel Prado. 




sexta-feira, 14 de março de 2014

Compartilhando

Em homenagem ao mês da mulher e ao dia Poesia, a "Escola que Lê" compartilha:

A Mensagem do Poeta
A mensagem do poeta
O poeta é um mensageiro da vida
Ele canta a terra
Ele canta o céu
Ele canta o mar
Ele canta o homem,
E no homem
Está a maior mensagem da vida
...

A mensagem do poeta
Fala do corpo da mulher,
Dos seus seios
Da sua
boca
Das suas mãos,
Porque na mulher
Está a vida do poeta
Porque a mensagem do poeta
Vem do ventre da mulher
.


14 de Março: Dia Nacional da Poesia
Poema retirado do livro: Poemas Antológicos de Solano Trindade

quarta-feira, 12 de março de 2014

Mais um processo democrático!




Cronograma Eleitoral

Ações
Datas
Responsáveis
Conversa com os alunos
13/02/2014
Professores
Reunião Com o Grêmio
22/02/2014
Gerson e Odilon
Reunião com Representantes de Salas
27/02/2014
Gerson, Odilon  e  Coordenação(Jaqueline)
Registro das Chapas
10/03/2014 a 14/03/2014
Gerson, Odilon e Eric
Propaganda Eleitoral
13/03/2014 a 14/03/2014
Nas duas últimas aulas

Representantes das Chapas
Eleição do Grêmio
17/03/2014 - Horário das  Aulas

Comissão Eleitoral





segunda-feira, 10 de março de 2014

Olimpíada abre mais de mil vagas para cursos a distância

 A partir de março, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro começa a formar novas turmas para seus cursos a distância. Vagas para os cursos Caminhos da Escrita e Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas poderão ser solicitadas no dia 11/03, exclusivamente pelo Portal Escrevendo o Futuro, na página dos Cursos on-line
http://www.escrevendoofuturo.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1343&Itemid=5 .
O formulário para a solicitação estará disponível das 10 às 11h e das 14 às 15h. O número de vagas é limitado, serão 320 para Caminhos da Escrita e mil vagas para o curso Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas.
Em ofertas anteriores, a procura pelos cursos superou expectativas com um número de solicitações muito maior que a quantidade de vagas oferecidas. Por isso, a coordenação dos cursos comunica que mesmo depois de preenchidas todas as vagas, aqueles que ainda conseguiram fazer a solicitação no dia 11 ficarão em uma lista de espera. No caso de haver desistências entre os participantes do curso, essas vagas serão oferecidas a quem estiver na lista.
Os educadores contemplados com uma vaga receberão convite para participar dos cursos entre os dias 12, 13 e 14/03. Aqueles que ficarem em lista de espera poderão ser chamados até dia 24/03.
Os convites para participação nos cursos são enviados apenas por email. Por essa razão é preciso estar atento para que o email informado esteja correto e que seja de fácil acesso para o participante. Sem a confirmação do convite a participação do educador no curso estará automaticamente cancelada.
Para saber mais: conheça os cursos disponíveis no Portal Escrevendo o Futuro
A Olimpíada oferece três cursos a distância em seu portal na internet. Sendo que dois deles - Caminhos da Escrita e Sequência didática - são realizados com mediação e certificado.
O outro curso, voltado para avaliadores, é aberto, não necessita de inscrição e está disponibilizado permanentemente no portal, sem a necessidade de mediador. Pode ser feito a qualquer momento, pois o educador realiza as atividades individualmente e sem necessidade do apoio de um mediador. Também não fornece certificado. Trata-se de um curso destinado a preparar os avaliadores que participam das comissões julgadoras da Olimpíada de Língua Portuguesa. O curso é recomendado para que professores possam refletir sobre como avaliar os textos de seus alunos, não apenas na Olimpíada.
Os outros dois cursos, Caminhos da Escrita e Sequência didática: aprendendo por meio de resenhas, necessitam de inscrição, pois são oferecidos em período determinado. O educador realiza o curso com um grupo de outros educadores, e com apoio intensivo de um mediador. Esses cursos possuem prazo de início e término e também de entrega de atividades.
O período de realização desses dois cursos neste primeiro semestre será de 24 de março a 16 de junho.
Todas as informações sobre os cursos, como carga horária, programa e pré-requisitos estão em http://www.escrevendoofuturo.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1343&Itemid=5
Você também pode enviar um email com dúvidas para escrevendocursos@cenpec.org.br .

Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

Programação: Clique aqui para ver a programação completa

Apresentação

 O festival traz ao Itaú Cultural a peça Escola e o ciclo de debates Olhares Críticos
A 1ª Mostra Internacional de Teatro de São Paulo(MITsp) acontece de 8 a 16 de março em vários locais da cidade – o Itaú Cultural recebe a peça Escola, uma palestra com o diretor Simon McBurney e o ciclo de debates Olhares Críticos, que põem em foco o processo criativo dos artistas e a visão da crítica, além de proporcionar diálogos entre áreas artísticas distintas.
Escola tem três sessões. Em 14/3, às 18h e às 21h, e em 15/3, às 19h. Os Olhares Críticos ocorrem ao longo do período do festival (veja a aba Programação). Além dos debates e das peças, a programação do MITsp conta com outros dez espetáculos. Dois deles ocorrem no Auditório Ibirapuera. Confira.
Espetáculo
Escola, do diretor e dramaturgo chileno Guillermo Calderón, conta a história de um grupo de militantes de esquerda que, nos anos 1980, receberam treinamento para uma resistência armada contra a ditadura militar no Chile – quando a peça estreou, o golpe de Pinochet completava 40 anos. Assim, a montagem recupera a memória do conflito e dialoga com o presente, com os recentes protestos de rua naquele país e em outros locais do mundo.
Para a crítica chilena, trata-se de uma “obra incômoda, questionadora, crítica e lúcida” e seu autor o “mais contemporâneo e radical de nossa cena”. Assista, na aba Vídeos, a um teaser do espetáculo.
Palestra
No dia 8 de março, às 17h, o diretor da Cia. Complicite, Simon McBurney fala sobre seu trabalho. Confira a minibiografia do diretor na aba Programação.
Debates
O ciclo de debates Olhares Críticos divide-se em séries: Percursos em Perspectiva, em que pesquisadores brasileiros analisam a trajetória dos artistas convidados; Pensamento-em-Processo, em que os artistas falam sobre seu processo criativo; e Crítica da Crítica, uma discussão do papel da crítica teatral contemporânea, com profissionais do meio. Confira os participantes na aba Programação.
Além dessas três séries, o ciclo abrange por fim Diálogos Transversais. Trata-se de uma tentativa de trazer novos olhares à prática cênica. Em uma das apresentações de cada peça da mostra, um convidado – em geral, de fora da área teatral – conversa com o público após o espetáculo. No instituto, o escritor Frei Betto fala a respeito de Escola no dia 15 de março, com mediação da crítica teatral Beth Néspoli.
Mostra Internacional de Teatro de São Paulo
sábado 8 a 16 de março

quinta-feira, 6 de março de 2014

Para Refletir: Vídeo "Cordas"

Vídeo apresentado no 2º dia do Planejamento 2014

Vale a pena assistir e se emocionar

Relatório² – um dia na escola do meu filho

No dia 22 de Fevereiro de 2014, ocorreu “O dia na escola do meu filho”, dia institucionalizado pela Secretaria da Educação como um dia onde as famílias são convidadas a visitarem a escola de seus filhos e conhecerem a comunidade escolar, conhecerem outros pais e responsáveis de alunos, conhecerem os professores e professoras destes alunos e conhecerem a gestão escolar. Neste dia tivemos uma agenda interessante, durante todo o dia desenvolvemos um tema importante com os pais e responsáveis pelos alunos e alunas – o Bullying. Em consonância com a proposta da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, trabalhamos a questão do bullying devido à necessidade de se enfrentar tal problema na sociedade atual.
Logo pela manhã, o professor Cristiano Lima trouxe uma palestra sobre o bullying e como enfrentar tal problema na sociedade. O professor/palestrante apresentou a sua palestra em Power Point fazendo o uso dos instrumentos de tecnologias tornando assim a palestra mais interessante ao fazer o uso de ilustrações enquanto explicava sobre as causas do bullying, origem e significado da palavra bullying, exemplos de bullying nas comunidades, o que é cyberbullying e etc...
Depois da palestra, a professora coordenadora Jaqueline apresentou à comunidade um vídeo (recorte do filme) “Mãos talentosas” – o mesmo vídeo conta a história real de um menino pobre, afrodescendente americano que por causa da educação de sua mãe torna-se um dos melhores neurocirurgiões dos Estados Unidos da América, mostrando aos pais e responsáveis que o sucesso da educação de seus pupilos depende muito da educação que as mesmas crianças recebem dentro de casa.
Durante todas estas atividades, alguns professores dedicaram-se a fazerem a limpeza da horta da escola – espaço privilegiado de produção do saber onde a comunidade cultiva produtos alimentícios orgânicos e oferecem em reuniões para a comunidade.
Ainda no evento, professores conversaram com alguns pais sobre o rendimento e comportamento dos filhos nas aulas, receberam orientações e souberam da importância do papel deles na educação de seus filhos.
O grupo de educadores da escola da Família apresentou atividades que já fazem parte do programa, como oficina de pintura e grafite na quadra. Houve ainda mais um momento de palestra, dessa vez oferecido por um dos educadores que faz parte do Programa Escola da Família, o mesmo falou sobre Bullying, relatando experiências e repercussões de casos em diferentes culturas.
Concluindo, este dia na Escola Deputado Gregório Bezerra foi um sucesso, demonstrando a importância de dias como o já referido para aproximarem a comunidade do ambiente escolar.       


Cristiano Lima

Professor/Tradutor


Aconteceu, Virou Notícia! Baile de Carnaval no Gregório

terça-feira, 4 de março de 2014

Relatório

Um dia na escola do meu filho 

No dia 22 de fevereiro de 2014, a escola Estadual deputado Gregório Bezerra, recebeu em suas dependências, pais, alunos, professores e a comunidade para juntos fazermos uma reflexão sobre o Bullying, algo que é visto frequentemente nas escolas, esta iniciativa vem em cumprimento à proposta da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo: Um dia na Escola do Meu Filho.
                Em atendimento à proposta, promovi um debate em sala de aula com os alunos do 7ºano A, 8ºano E, sobre o tema, notei que entre eles, muitos não sabiam o que de fato caracterizava o bullying, quando perguntei se alguém já havia sofrido bullyng,muitos levantaram as mãos quando eu pedia,para que compartilhasse conosco a situação vivida eles diziam, um dia alguém me chamou de chato...,diante do ocorrido fiz uma explanação sobre o que de fato caracterizava o bullying  e fizemos uma tempestade de ideias com palavras que estavam relacionadas a esta prática surgiram: apelidos, assédio, desrespeito, sofrimento, medo, dor, crime, ofender, humilhar, persegui, agredir entre outras.
Propus então que os alunos desenhassem ou escrevesse em folha de papel sulfite a sua visão sobre o bullying, os alunos fizeram vários registros, alguns deixando um recado e lembrando que esta pratica configura crime, outros ilustravam situações que evidenciavam tal pratica e outros, escreveram experiências que já sofreram e a postura e importância da família diante do ocorrido.
                  Foi uma experiência válida, nas turmas que trabalhei, pude notar pelos relatos e após esclarecimentos que esta não é uma pratica tão frequente em nossa escola, embora já tenha sido registrada alguma ocorrência. Os trabalhos foram expostos no mural, assim como as palavras que caracterizam o bullyng que eles fizeram o levantamento. O importante deste trabalho foi que fizemos uma reflexão sobre o assunto, evidenciamos que a pratica existe e que é crime, e esclarecemos que a vítima, nunca deve se calar, deve comunicar a escola e aos pais para que as medidas legais possam ser adotadas.

Professora Dalila Maria

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