segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Vem aí...


DIAS 26 E 27 DE NOVEMBRO
NÃO FIQUE DE FORA
ORGANIZE-SE PARA NÃO PERDER O HORÁRIO

QUEM FARÁ A PROVA?
- Alunos da 8ª série/9º ano e 3ª série do Ensino Médio


BOA PROVA À TODOS!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Atenção, Professores! Mestrado!

Informamos que as inscrições para a seleção ao Mestrado em Educação da Universidade Federal de São Paulo, para o ano letivo de 2014, estarão abertas no período de 03 de Março de 2014 a 04 de Abril de 2014.
Considerando o investimento público na consolidação da pesquisa em educação no país, solicitamos a gentileza de divulgarem a nota abaixo às unidades escolares sob vossa jurisdição, para que possamos dar ampla divulgação a todos os docentes  e gestores da rede pública estadual de São Paulo.

Mestrado em Educação na UNIFESP -  Campus Guarulhos

Estarão abertas, no período de 03 de Março de 2014 a 04 de Abril de 2014, as inscrições para o processo seletivo para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo
(UNIFESP). As inscrições serão realizadas conforme orientações constantes no Edital 01/2014, disponível no endereço eletrônico www.humanas.unifesp.br/educacao. O Programa de Pós-Graduação em Educação, nível mestrado, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH/UNIFESP), recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conta com duas Linhas de Pesquisa:

1. Políticas Educacionais e Formação de Educadores;
2. Sujeitos, Saberes e Processos Educativos. O programa tem por objetivos formar um profissional apto a realizar pesquisas em Educação, com rigor e originalidade, sobre as diferentes temáticas que marcam o campo, e de se inserir no debate interdisciplinar que envolve questões relativas à educação, em diferentes campos do saber.

Prof. Dr. Luiz Carlos Novaes
Programa de Pós-Graduação em Educação
Grupo de  Estudo e Pesquisa sobre Politica Educacional e Cotidiano Escolar
Universidade Federal de São Paulo - Campus Guarulhos
Rua do Rosário , 382 - Macedo - Guarulhos - SP, Brasil, 07111-080

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Autoavaliação


Comunicado sobre os questionários da equipe escolar

Comunicamos que o período de aplicação dos questionários do SARESP 2013 destinado aos diretores, professores coordenadores e professores dos anos e disciplinas a serem avaliadas respeitará um cronograma escalonado especificado na tabela abaixo.
 A aplicação será on-line, via plataforma web desenvolvida pela Prodesp/SEE, e o acesso será no site da Secretaria da Educação na página do SARESP 2013: http://saresp.fde.sp.gov.br/2013.
Para acessar o questionário basta o clicar no menu “Questionário da Equipe Escolar” e em seguida clicar no link “Acesso ao Questionário”.
Informamos que as orientações necessárias para o preenchimento estarão disponíveis no próprio site. As orientações contemplam também os trabalhos de acompanhamento que os Coordenadores do Saresp deverão desenvolver.
O cronograma da aplicação respeitará o seguinte calendário:

Profissionais
Período de Aplicação
Diretores de escola
18/10 a 01/11
Prof. Coordenadores
Prof. de 2º ano do EF
Prof. de 3º ano do EF
Prof. de 5º ano do EF
Prof. L. Portuguesa 7º e 9º ano do EF e 3ª do EM
02/11 a 14/11
Prof. Matemática 7º e 9º ano do EF e 3ª do EM
Prof. Geografia 7º e 9º ano do EF e 3ª do EM
Prof. História 7º e 9º ano do EF e 3ª do EM

 Esclarecemos que qualquer problema deverá ser comunicado pelo diretor da escola ao Coordenador do SARESP na sua Diretoria de Ensino.
Aproveitamos também para agradecer seu trabalho no processo de validação dos professores coordenadores e professores nestas últimas semanas. Com isto acreditamos que teremos poucos problemas para que os professores e coordenadores respondam ao questionário.
Desde já agradecemos certos de podermos contar mais uma vez com seu empenho na realização deste trabalho. Desejamos a todos um bom trabalho! 

Equipe do SARESP e do GDAE.

Reorganização do Ensino do Fundamental em Regime de Progressão Continuada


Resolução SE nº 74, de 8-11-2013
Dispõe sobre a reorganização do Ensino Fundamental em Regime de Progressão Continuada, oferecido pelas escolas públicas estaduais, e dá providências correlatas
 
O Secretário da Educação, à vista do que lhe representou aCoordenadoria de Gestão da Educação Básica e considerandoque:
- impõe-se a necessidade de se dar continuidade à reorganizaçãocurricular do ensino fundamental iniciada em 2011;
- o padrão de qualidade da educação básica se efetiva mediante desenvolvimento de ensino que assegure aprendizagem do aluno;
- os recursos disponibilizados às escolas têm propiciado ensino adequado à aprendizagem contínua e progressiva do educando;
- as condições das escolas e os resultados de avaliações externas indicam a necessidade de redimensionamento dos ciclos de ensino, segundo o critério da flexibilização dos tempos de aprendizagem;
- a inserção do aluno nos últimos anos do ensino fundamental implica revisão de práticas escolares, principalmente no 4º, 5º e 6º anos, marcados pelo ensino de professor polivalente e professores especialistas,
 
Resolve:
Artigo 1º - O Ensino Fundamental, em Regime de Progressão Continuada, oferecido pelas escolas estaduais, a partir de 2014, será organizado em 3 (três) Ciclos de Aprendizagem, com a duração de três anos cada, nos termos da presente resolução.
Artigo 2º - Os Ciclos de Aprendizagem visam a propiciar condições pedagógicas para que crianças e adolescentes sejam mais bem atendidos durante seu processo de aprendizagem escolar. 
Artigo 3º - A organização do ensino em Ciclos de Aprendizagem assegura um tempo de aprendizagem mais condizente com as características individuais do aluno, suas condições sociais e com o trabalho escolar centrado em aprendizagem contínua e progressiva do educando..
 
Parágrafo único – A organização do ensino, de que trata esta resolução, requer acompanhamento e avaliação contínuos do desempenho do aluno, das condições escolares e das situações didáticas, com vista a orientar a equipe escolar para intervenção pedagógica imediata, nas formas de estudos contínuos de reforço, recuperação e aprofundamento curricular, dentro e/
ou fora do horário regular de aula do aluno.
Artigo 4º - Os Ciclos de Aprendizagem têm por objetivo:
I - assegurar condições de ensino e de aprendizagem, segundo o critério da flexibilização do tempo escolar, do desenvolvimento contínuo, articulado e progressivo dos diferentes conteúdos que compõem o currículo do Ensino Fundamental;
II - evidenciar a importância que o tempo escolar representa
para a organização do ensino e para a efetivação de aprendizagens
contínuas e progressivas de todos os alunos, em geral, e de
cada um, em particular;
III - assegurar ao aluno em situação de dificuldade de aprender, um ensino a partir de seus conhecimentos prévios, com vista às aprendizagens definidas para cada ano de cada Ciclo do Ensino Fundamental;
IV - orientar os gestores e os professores no reagrupamento de alunos, subsidiando a organização dos processos de ensino, acompanhamento e avaliação contínua da aprendizagem;
V - destacar a importância de intervenções pedagógicas resultantes de ações de reforço, recuperação e aprofundamento curricular, como mecanismos necessários à aprendizagem contínua e progressiva do aluno;
VI - identificar os conhecimentos não apropriados pelos alunos para subsidiar a promoção de intervenções pedagógicas de reforço e/ou recuperação;
VII - oferecer a pais ou responsáveis parâmetros que orientem o acompanhamento das aprendizagens conquistadas pelos alunos.
Artigo 5º - O Ensino Fundamental em Regime de Progressão Continuada será reorganizado, a partir de 2014, em 3 (três) Ciclos, compreendidos como espaços temporais interdependentes e articulados entre si, ao longo dos nove anos:
I - Ciclo de Alfabetização, do 1º ao 3º anos;
II - Ciclo Intermediário, do 4º ao 6º anos;
III - Ciclo Final, do 7º ao 9º ano.
Artigo 6º - O Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º anos) tem como finalidade propiciar aos alunos os processos de alfabetização, letramento, diversas formas de expressão e de iniciação ao aprendizado da Matemática, Ciência, História e Geografia, de modo a capacitá-los, até o final do Ciclo, a fazer uso da leitura e da linguagem escrita nas diferentes situações de vida, dentro
e fora da escola.
§ 1º – Ao final do 3º ano, os alunos que não desenvolveram competências definidas para o Ciclo de Alfabetização, deverão permanecer mais um ano nesse Ciclo, podendo integrar classe de 3º ano com até 20 alunos, mais adequada a seus estudos de reforço e ou recuperação contínuos e intensivos.
§ 2º - Ao término de quatro anos de estudos no Ciclo de Alfabetização, o aluno continuará sua aprendizagem no Ciclo Intermediário.
Artigo 7º - O Ciclo Intermediário (4º ao 6º anos) tem como finalidade assegurar a continuidade e o aprofundamento das competências leitora e escritora dos alunos, com ênfase na organização e produção escrita em consonância com a norma padrão e com conteúdos desenvolvidos nas diferentes áreas de conhecimento.
§ 1º – No 4º e 5º anos o ensino será desenvolvido, predominantemente, por professor polivalente e, a partir do 6º ano, por professor especialista. 
§ 2º – Caberá à equipe gestora e aos professores, em especial os que atuam no Ciclo Intermediário, promover condições pedagógicas que assegurem aprendizagens escolares necessárias à transição do ensino por professor polivalente ao do especialista.
 
§ 3º – Ao final do 6º ano, os alunos que não desenvolveram as competências e habilidades definidas para o Ciclo Intermediário, deverão permanecer mais um ano nesse Ciclo, podendo integrar classe de 6º ano com até 20 alunos, mais adequada a seus estudos de reforço e ou recuperação contínuos e intensivos. 
§ 4º - Ao término de quatro anos de estudos no Ciclo Intermediário, o aluno continuará sua aprendizagem no Ciclo Final.
Artigo 8º - O Ciclo Final (do 7º ao 9º anos) tem como finalidade assegurar a aprendizagens definidas para esse Ciclo, que consolidem o currículo escolar previsto para o Ensino Fundamental. 
§ 1º - Os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, promovidos em regime de progressão parcial em até 3 (três) disciplinas, exceto Língua Portuguesa e Matemática, poderão iniciar a 1ª série do Ensino Médio, desde que tenham condições de realizar estudos dos conteúdos curriculares definidos para o Ciclo Final, nos quais apresentem defasagem de aprendizagem. 
§ 2º - Ao término do 9º ano, os alunos que não desenvolveram as competências e habilidades definidas para o Ciclo Final deverão permanecer mais um ano nesse Ciclo, podendo integrar classe de 9º ano com até 20 alunos, mais adequada a seus estudos de reforço e ou recuperação contínuos e intensivos.
§ 3º - Ao término de quatro anos de estudos no Ciclo Final, o aluno concluirá o Ensino Fundamental.
Artigo 9º - Caberá à equipe escolar, gestores e professores, identificar alunos de 1º a 9º anos do Ensino Fundamental e os respectivos objetos de conhecimento dos quais não se apropriaram, para assegurar-lhes, estudos de reforço e recuperação contínuos ou intensivos em classes dos respectivos anos com até 20 alunos, mais adequadas as suas necessidades.
Parágrafo único- Compete à equipe gestora, ouvidos os professores, decidir sobre a organização de classes definida no parágrafo anterior, mediante parecer do supervisor de ensino da escola e homologação do dirigente regional de ensino.
Artigo 10 - A consolidação de aprendizagens no Ensino Fundamental em Regime de Progressão Continuada, organizado em 3 (três) Ciclos, terá acompanhamento e avaliação contínuos e sistemáticos do desempenho do aluno e do ensino, para orientar intervenções pedagógicas, nas formas de estudos de reforço e/ou recuperação contínuos e intensivos, se necessário, dentro ou fora do horário regular de aula do aluno.
 
Parágrafo único - O acompanhamento e a avaliação das aprendizagens de cada aluno devem ser contínuos e concomitantes aos processos de ensino e de aprendizagem, sistematizados periodicamente por professores e gestores que integram os Conselhos de Classe/Ano e Ciclo, realizados, respectivamente, ao final do bimestre, do ano e do ciclo.
Artigo 11– Caberá às Coordenadorias de Gestão da Educação Básica e de Gestão de Recursos Humanos, respeitada à respectiva área de competência, disponibilizar instruções complementares à implementação da presente resolução.
Artigo 12 – Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogadas as disposições em contrário.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

UM DIA NA ESCOLA DO MEU FILHO!

REGISTRO ILUSTRANDO ESSE DIA!





COMPARTILHANDO! " UM DIA NA ESCOLA DO MEU FILHO"

Um dia na escola do meu filho

II outubro literário

“... Os pais precisam ter clareza do tipo de semente que querem que sejam lançados na vida seus filhos...”. (Alexandra Guerra Castanheira)

Com o objetivo de garantir a competência leitora e escritora de todos os nossos alunos e firmes na proposta de que a educação de boa qualidade se faz com o empenho e participação direta de todos, estado, escola, pais e toda a comunidade a E.E. Deputado Gregório Bezerra, recebeu no dia 19 de outubro, pais, responsáveis e toda a comunidade escolar, em atendimento ao segundo dia da proposta Secretaria de Educação de São Paulo “Um dia na escola do meu filho”, que tem como objetivo trazer a comunidade para a escola, para participar e vivenciar o processo educacional dos seus filhos.
        Nesta data, foi realizado também o nosso II Outubro Literário, com o objetivo de garantir a todos os nossos alunos a competência leitora e escritora,esse projeto está diretamente relacionado com o projeto Uma Escola que Lê,é nele que os alunos compartilham as leituras que foram realizadas durante todo o ano, acreditamos que todo conhecimento deve ser compartilhado.  A escola premia os melhores leitores, é feito um levantamento na biblioteca, onde são selecionados os alunos que leram a maior quantidade de livros.
        Tivemos neste dia momentos de grande aprendizagem como o momento em que os pais foram convidados a compartilhar conosco a sua experiência com a leitura, o que gostavam de ler quando tinham a idade dos seus filhos e o que leem atualmente. Tivemos momento de forte emoção, com a apresentação em LIBRAS realizada pelos alunos da Professora Carol, se a nossa escola é uma escola de portas abertas,devemos proporcionar a todos o direito a leitura que leiam gestos,símbolos,textos ,poesias,que leiam o que diz o corpo e a musica ,que contem e escrevam histórias.
      A história do primeiro Girassol, contada pelos alunos da professora Gislene encheu de magia a nossa manhã, foi distribuído sementes para que pais e alunos pudessem plantar a flor acreditamos que trabalhar a afetividade e promover atividades conjuntas entre pais e filhos, apresentam resultados positivos.
     Preocupados com os nossos alunos e com o consumo de alimentos saudáveis dentro e fora da escola foi exibido o documentário: Muito Além do Peso.
      Para quem disse que a matemática se faz com números, levamos para exposição um trabalho que já vem sido desenvolvido por mim em todas as aulas, a matemática tem história... E nós a identificamos no dia a dia por meio do nosso cotidiano e com auxilio do caderno do aluno da Secretaria de Educação do estado de São Paulo , investigamos, Pesquisamos na Sala do Acessa Escola,todas as história relacionadas com o conteúdo em questão,Para contar um pouco dessa historia realizei um trabalho conjunto com todas as turmas em que leciono,conhecemos a história e as diversas lendas do Tangram,construímos as peças identificamos cada uma,quanto ao número de lados,quanto as medidas dos ângulos,conhecemos as semelhantes e posteriormente os alunos soltaram a imaginação e criaram   diversas figuras.Como o objetivo e trabalhar a competência  escritora,solicitei que após a construção os alunos escrevessem sobre o que haviam criado.Criaram um painel,contando a história ,as lendas,as construções e por fim  as histórias criadas por eles.
        Dias como esse se faz necessário, para que os nossos alunos aprendam a compartilhar o conhecimento, sejam protagonistas de o seu próprio saber, e para que retomemos o compromisso de que a educação é um dever de todos.




                                  Professora Dalila Maria

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

SEMEANDO O SABER

No dia 19 de outubro, iniciou-se às 9h30min. Um dia na escola do meu filho, com a participação de professores, pais, alunos e funcionários.

A diretora Raquel iniciou agradecendo a presença de todos, entregando um kit de livros aos alunos do Grêmio Estudantil e aos alunos que mais visitaram a biblioteca e retiraram livros para leitura.   


       O professor Cristiano foi o mediador, falando sobre a importância da leitura. Solicitou a alguns pais que fizessem a leitura de cartazes pendurados no pátio. Após esse momento, falou sobre o trabalho de leitura desenvolvido na escola, com o projeto institucional A escola que lê, onde todos leem na primeiras aulas de segundas, quartas e sextas feiras, resultando em uma Enciclopédia Literária, livros produzidos pelos alunos, e alguns projetos e obras que nos acompanham: As distâncias das coisas, Hugo Cabret, e De repente nas profundezas do bosque.
      
     Os alunos juntos à professora Carol fizeram uma coreografia em LIBRAS com a música  É preciso saber viver. Os alunos também leram para o público o conto O bisavô e a dentadura, um dos momentos mais emocionantes

 O professor Cristiano compartilhou saberes sobre as pessoas Surdas. O interesse de aprender foi mostrado por meio de um vídeo no telão, palestras e a interação com os participantes.
       
      O professor Rodrigo encerrou, agradecendo a presença de todos, convidando-os a assistirem o documentário Muito além do peso.
         
     Os pais foram à reunião com os professores nas respectivas salas de coordenação.

        No segundo momento apresentou-se como mediador o professor Rodrigo, que passou a palavra ao palestrante Sr. Levi, cuja abordagem teve como tema o Preconceito e o Racismo: as barreiras que o brasileiro encontra por ser negro. Fez uma análise crítica sobre cotas raciais, com a interação da comunidade presente.

        O Sr. José João fez uma breve apresentação sobre Sarau, recitando algumas poesias de sua autoria e de outros poetas, nesse momento o público foi convidado a participar, proporcionando momentos de beleza, leveza e emoção.

        Em seguida, houve  o encerramento com a reunião de pais do período da tarde.

        Tratou-se de um sábado muito produtivo, com a participação de muitos pais e alunos, ONGs Associação de Apoio a Criança em Risco - ACER, professores, representante do Conselho Escolar. APM e universitários da Escola da Família.

        A divulgação desse dia foi realizada por meio de convite aos pais, painel na entrada da escola, faixa nos arredores da escola e pelo blog.
 














SOLANGE APARECIDA R. ARRUDA
Agente de Organização Escolar











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