sábado, 24 de agosto de 2013

Horta: nossa responsabilidade - Cultura da Sustentabilidade - Espaço Físico e Currículo

E.E DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA
HORTA NA ESCOLA
ORIENTAÇÃO: ProfªCaroline de Almeida Barros
Profº Gerson
Profª Gislene
ALUNOS: 6º, 7º ano e Sala SAP
Diadema
2013
Objetivos
ü  Abordar temas de botânica como, o que são e para que servem as sementes, raízes, plantio, diferenciação entre hortaliças e leguminosas;
ü  Compreender o que é alimentação saudável;
ü  Produzir receitas com as hortaliças plantadas;
ü  Discutir sobre a importância da adubação e compostagem;
ü  Despertar o interesse para o cultivo de horta e conhecimento do processo de germinação;
ü  Fazer com que os alunos aprendam a cultivar plantas utilizadas como alimentos;
ü  Estimular os alunos a construírem seu próprio conhecimento no contexto interdisciplinar;
ü  Construir a ideia de que o equilíbrio do ambiente é fundamental para a vida do planeta.


Introdução
          O professor pode utilizar a horta da escola como um laboratório vivo, para desenvolvimento de atividades didáticas e colocar em prática a interdisciplinaridade. Os alimentos ali plantados podem ser utilizados no lanche dos próprios alunos.Essas atividades também asseguram que a criança e a escola resgatem a cultura alimentar brasileira e, consequentemente, estilos de vida mais saudáveis.(HOFFMAN, 1995).
            Segundo Fernandez, para minimizar as dificuldades que os professores do ensino fundamental tem em ministrar aulas relacionadas à botânica, foi montado um projeto no qual a partir da construção de uma horta se ensinam os conceitos básicos de botânica, compostagem, adubação da terra e nutrição.
            Para Romanoff, com uma pequena horta na escola os alunos tem a oportunidade de aprender a produzir verduras e legumes. Compreendem os processos e os fatores envolvidos na construção e manejo de uma horta:
·         A luz, o calor, a fotossíntese;
·         Os minerais do solo, a nutrição;
·         A água, a irrigação, a semente;
·         Importância do cuidado do solo antes, durante e depois;
·         Compostagem e adubação.
            O projeto possui duas etapas que ocorrem ao mesmo tempo, embasamento teórico que é dado em sala de aula pelos professores (ANEXO 1), e a parte prática na construção e manejo da horta (ANEXO 2), que será desenvolvido por alunos e professores dos cursos de Ciências, Educação Fisica. Português, Matemática e sala SAPE do 6º e 7º ano.



Desenvolvimento - Cronograma
Data
Tema da aula
Série/ Ano
de horas regidas

Apresentação do Projeto
6º,7º ano
1 aula

Montagem da Horta
6º,7º ano
2 aulas

Montagem da Horta
6º,7º ano
2 aulas

Plantio
6º,7º ano
2 aulas

Plantio
6º,7º ano
2 aulas

Produção de adubo organico - Compostagem
6º,7º ano
2 aulas

Observação
6º,7º ano
2 aulas

Observação
6º,7º ano
2 aulas

Manutenção da Horta
Sala SAPE
Diariamente


O projeto será apresentado para os alunos e professores dos 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental, explicando a importância de se aplicar um projeto multidisciplinar, que aborda as outras matérias dadas em sala de aula.
Será realizado a escolha, limpeza e preparação do solo, sendo que o local deve seguir alguns requisitos:
ü  Boa luminosidade;
ü  Disponibilidade de água para irrigação;
ü  Sistema de drenagem (canaletas);
ü  Longe de sanitários e esgotos;
ü  Isolado e com pouco trânsito de pessoas e animais;
ü  Terra revolvida e terreno plano;
A limpeza será feita através de ferramentas:
ü  Enxada (capinar, mistura de adubos);
ü  Enxadão (cavar e revolver a terra);
ü  Regador (irrigar a terra);
ü  Colher de pedreiro;
            Ao longo da aula, serão explicados os processos de limpeza e preparação do solo, importância da adubação e irrigação. Os alunos participarão de todas as etapas. Nesta etapa será firmado uma parceiria com a comunidade.
Será realizado o plantio das sementes levadas pelos alunos (espinafre, salsinha, cebolinha, abóbora, entre outras).
            Os canteiros devem estar adubados antes do início do plantio, que deve seguir alguns passos:
ü Abrir sulcos na largura do canteiro, distanciados 15 cm e com 2 cm de profundidade;
ü  Umedecer levemente o canteiro;
ü  Distribuir uniformemente as sementes nos sulcos (cuidado para não distribuir sementes em excesso);
ü  Cobrir as sementes com um pouco de terra;
ü  Cobrir com capim seco até que as plantinhas comecem a germinar (nesse ponto, retirar o capim de cobertura);
ü  Regar o solo de manhã e à tarde;
            Os cuidados necessários para manter a horta, serão dados pelos professores juntamente com os alunos durante toda a extensão do projeto;
Será feito com os alunos em sala de aula o adubo orgânico (processo de compostagem) para que sejam plantadas as mudas em garrafas pet e em seguida sejam plantados na horta.
Será realizado o plantio das sementes nas garrafas que serão plantas na horta.

Serão realizadas observações sobre a horta horizontal. Os alunos anotarão nos relatórios o que observaram nas hortas, em seguida será feito um acompanhamento semanal da horta para que os alunos observem o que está ocorrendo, e desenvolvam a habilidade e responsabilidade de cuidar e auxiliar na manutenção de uma horta. (ANEXO 3).
Anexo 1
Língua portuguesa:
  • Leitura compartilhada ou colaborativa sobre textos relacionados com o tema;
  • Leitura e produção de receita debolinho de espinafre;
  • Leitura dos envelopes das sementes a serem plantadas;
  • Produção de relatórios (coletivos, duplas ou individuais) diariamente e semanalmente;
Ciências:
  • A relação do consumo de verduras e legumes para uma alimentação saudável;
  • A importância da higiene na limpeza e preparo dos alimentos;
  • Valor nutricional de verduras e legumes;
  • A importância do adubo orgânico, compostagem e da terra;
  • A diferença entre adubo orgânico e químico;
  • Estudo dos seres vivos que aparecerem na horta (minhocas, lesmas, formigas, pulgões, lagartas) e como combatê-los;
  • Diferenciação de tubérculos, leguminosas e frutos;
Matemática:
  • Trabalhando formas geométricas (forma do canteiro);
  • Calculando perímetro, área e situações problema;
  • Contando sementes;
  • Sementes por canteiro;
  • Espaçamento entre plantio;
Anexo 2
Horta de Garrafa PET
Material: Garrafas Pet, Tesoura e cordão.
Modo de fazer: Corte as garrafas Pet como uma espécie de janela, dois furos devem ser feitos na parte inferior, superior, que é por onde o cordão de segurança vai passar. Com a garrafa devidamente presa alinhada é colocar a terra e as sementes e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis.
Informativo DAAAMio/Junho 2012Edição 22. Secretaria da EducaçãoGoverno do Estado de São Paulo.
Anexo 3
Roteiro de Verificação da Horta
Nome:
Data:
Ano / Série:

1) Tabelas de verificação:
O que eu encontrei
Marcar com um X
Formigas

Minhocas

Moscas

Abelhas

Besouros

Aranhas

Lesmas

Pulgões




2) Descreva como a horta estava no dia do plantio e como está hoje.

3) O que podemos fazer para conservar a horta?

4) Desenhe como estava a horta no dia do plantio e como está hoje.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GARÇÃO, João; ROMANOFF, Laila. Projeto Campo Cidade - Horta na Escola. Brasília, 1995. 13p
HOFFMAN I., Clarissa; MARTINS F., Patricia. Manual para escolasa escola promovendo hábitos alimentares saudáveis. Brasília, 2001. 3 - 4p.
Hortauma atividade interdisciplinar. Disponível em Acesso em 22 de março de 2012.

Jornal DAAA, Informativo DAAAMaio/Junho 2012. Secretaria da EducaçãoGoverno do Estado de São Paulo.

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