sexta-feira, 21 de junho de 2013

RELATÓRIO

Um dia na escola do meu filho
VI conferencia do meio ambiente

“Todos juntos somos fortes, somos flecha e somos arco. Todos nós no mesmo barco, não há nada pra temer...”.
Chico Buarque

          Na busca por garantir uma educação de qualidade aos seus e por acreditar que a educação é um compromisso de todos, estado, escola pais e toda a comunidade a E.E. Deputado Gregório Bezerra, recebeu no dia 25 de maio, pais, responsáveis e toda a comunidade escolar, em atendimento a Secretaria de Educação de São Paulo na realização da proposta “Um dia na escola do meu filho”, que tem como objetivo trazer a comunidade para a escola, para participar e vivenciar o processo educacional dos seus filhos.
      Nesta data, foi realizada a VI conferencia do meio ambiente: Uma escola sustentável. A conferência resultada de um processo e uma prática contínua na escola nos proporcionou o compartilhamento de ações desenvolvidas pelos alunos de todos os períodos acerca dos temas de maior relevância em questão ambiental.
  Como professora de matemática o meu objetivo foi propor uma alternativa que pudesse contemplar ao mesmo tempo a questão ambiental e aliado a esta o conteúdo previsto para os alunos do 6ºano, como resolução de problemas utilizando as quatro operações. Juntamente com os alunos do 6º ano A, foi escolhido o tema eletricidade, que é um recurso natural e merece, portanto a nossa atenção, afim de que possamos utiliza-la de forma racional. Para a elaboração do trabalho foi utilizado ao longo do primeiro bimestre a sala do acessa escola, onde os alunos realizaram pesquisas; se surpreendiam com as descobertas do tipo ”ninguém inventou a eletricidade ela já existia na natureza, como os raios, por exemplo,”, conheciam as principais Usinas hidrelétricas do Brasil e a sua capacidade de produção e as que ainda estão em construção como a de Monte belo na Amazônia, as diferentes fontes de energia e o impacto ambiental provocada por cada uma delas, e atitudes simples do dia a dia, para economizar o consumo.
  Propus aos alunos que fizessem uma reflexão “como seria a vida sem a energia elétrica” surgiram assuntos do tipo meu Deus, eu ficaria sem o Facebook ;concordei e ressaltei que entre tantas outras coisas,sem a energia elétrica nenhum setor econômico ou social funcionaria.Por acreditar que pequenas ações,podem fazer grande diferença,lancei então o desafio economize dois minutos de energia elétrica por dia,os alunos concordaram e passamos a calcular a economia que seria feita ao decorrer do tempo.concluímos que:
Ao término de 30 dias, cada aluno teria economizado 60 minutos, o equivalente a uma hora.
Em um ano essa economia seria de 730 minutos, ou seja, aproximadamente 12 horas e 16 minutos.
Como se tratava de um trabalho desenvolvido pelo grupo de alunos do 6ºano A, solicitei aos mesmos que fizessem o calculo da economia de toda a sala, durante um ano, e os alunos concluíam que por serem 38 alunos, a economia atingiria e total de 27.740, concluíram então que eles poderiam economizar 462 horas e 33 minutos.
  Solicitei então aos alunos que fizessem um pedido via facebook ou blog da escola, convidando os colegas a colaborarem com a nossa campanha, isso porque depois que os mesmos fizeram os cálculos, levando em consideração o alunado da escola que é de aproximadamente 1.100 alunos, verificaram que a economia de energia elétrica seria de 803.000 minutos, e que com apenas dois minutos de economia por dia, o grupo de alunos dos alunos da escola Deputado Gregório Bezerra seria de aproximadamente 13.383 horas e 33 minutos.
      Os alunos demonstraram bastante interesse e comprometimento no desenvolvimento das atividades propostas, o aluno Pedro Henrique elaborou os slaids para a exibição no dia da conferencia que também foi um dia na escola do meu filho, orgulhoso organizou a apresentação e esteve ao meu lado durante a exibição do trabalho enquanto a sua mãe orgulhosa assistia ao projeto que ele e os demais alunos da sala protagonizaram.
A experiência da videoconferência se faz necessária para que possamos retomar o compromisso e a responsabilidade de que a preservação do meio ambiente é um dever de todos nós, e que pequenas ações individuais somadas as dos demais fazem grande diferença.
Já a presença dos pais, responsáveis e a comunidade na escola, reforçam e despertam o sentimento de que todos nós devemos nos unir em prol da educação que é dever dos pais e da escola, promove-la além de nos proporcionar uma melhor aproximação com os nossos alunos e seus familiares, e poder contar com a aprovação do nosso trabalho por aqueles que confiam a nós a educação dos seus filhos.



Professora Dalila Maria

quarta-feira, 19 de junho de 2013

RELÁTORIO

Conferência do Meio Ambiente 2013 
Projeto: A escola na visão dos alunos.
Preservar o Meio Ambiente começando dentro da nossa escola.

Idealizadores do projeto: Alunos do 7o  ano A
Aline da Silva.
Fernanda Nazare.
João Luiz.
Rabechy de Souza
Rafaela Silveira
Vitoria Bonfim
Wallison Santos


Justificativa
O ambiente escolar é o lugar onde os alunos passam  grande parte de seus dias, trocam informações, aprendem e também ensinam de variadas formas.
Na escola as pessoas cuidam das relações que estabelecem uns com os outros, com a natureza e com os lugares onde vivem aprende, pensa e age para construir o seu presente e o futuro com criatividade, liberdade e respeito às diferenças.
E nada mais importante do que cuidar bem desse espaço como se fosse sua casa.
No ano passado os mesmos  alunos realizaram um projeto sobre o meio ambiente no bairro, esse ano preocupados ainda mais com essa questão resolveram  realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida dentro da Unidade Escolar, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade, e contribuir assim para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e saudável.

Objetivos
 Conhecer a importância do meio ambiente dentro da Unidade Escolar;
 Conscientizar a sociedade sobre a preservação do meio ambiente;
 Valorizar a natureza;
 Evidenciar a importância da memória Histórico-Cultural;
Chamar a atenção da comunidade escolar e principalmente dos alunos;
Incentivar os alunos para que cada um faça sua parte nesse processo de preservação;

Estratégias
Assim como no ano passado esse ano foi utilizado um vídeo dentro da Unidade Escolar nos espaços frequentado pelos alunos (sala de aula, pátio escolar, quadra de esportes, banheiros masculino e feminino e entorno da escola).
Os alunos se dividiram em 3 grupos, uma equipe ficou responsável pelas gravações, cada dia da semana gravou um dos ambientes da escola citados.
Os principais focos foram a limpeza e preservação do  ambiente e quais os malefícios e benefícios que trazem para o meio ambiente e as pessoas.
A segunda equipe ficou responsável pelas fotos, dando ênfase para os períodos pós-intervalos de aula e finas de período escolar (onde infelizmente a escola fica mais suja).
Á terceira equipe coube editar os vídeos e organizar as fotos. Nesse momento foram inseridas imagens de destruições ambientais e pessoas passando fome, (pois outro aspecto negativo mostrado pelas imagens foi o grande desperdício de alimentos nos intervalos de aula).

Apresentação
O vídeo tem aproximadamente 13 minutos, onde o objetivo dos alunos é mostra-lo não só para os estudantes da escola, mas também para toda a comunidade do bairro para que reflitam e percebam o quanto é importante preservar o local onde estudam e se cada um fizer sua parte já estará contribuindo para preservar o meio ambiente salvando muitas vidas.

Resultados Esperados
Esperamos que esse projeto não fique apenas esse ano, mas sim como processo contínuo, e que cada um reflita sobre seus atos dentro e fora da Unidade Escolar, e que 2014 os resultados sejam melhores que 2013, pois estaremos juntos para registrar.


Atenciosamente 7o Ano A.

Disciplina: História   
Professor: Odilon Pereira

Compartilhando: Programa de Estagio





INSCREVA-SE
Edital 04/2013: clique aqui
Conteúdo programático: clique aqui
Perguntas Frequentes: clique aqui

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Compartilhando: Projeto: Festa Junina 2013- Escola Gregório Bezerra

Projeto: Festa Junina 2013- Escola Gregório Bezerra
  • Instrumentos musicais utilizados em festas juninas de todo o Brasil.


Turma 7o Ano D      Professor: Odilon


Objetivos: Conhecer alguns instrumentos musicais  (origem e modo de fazer) que fazem a alegria das pessoas nas festas juninas.
Valorizar a importância que tem nas festas e os valores culturais.
Evidenciar a importância da memória Histórico-Cultural .

Estratégias em Sala de aula
 Análise e organização das informações trazidas pelos alunos;
Divisão das equipes que vão pesquisar cada instrumento;

Desenvolvimento
Os alunos que já possuem algum instrumento irão pesquisar na sala do Acessa Escola a sua origem e em qual local do Brasil ele é mais tocado.
Os outros alunos que não possuem algum instrumento também irão pesquisar na sala do Acessa Escola, outros instrumentos que fazem parte das festas para em seguida elaborar modelos parecidos utilizando materiais recicláveis.

Apresentação
No dia da Festa Junina os alunos vão utilizar um espaço da escola para exporem os instrumentos e contar um pouco da sua origem.

Recursos

Sala do Acessa Escola, materiais recicláveis e espaço escolar.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Relatório Conferência do Meio Ambiente 2013.

Relatório Conferência do Meio Ambiente 2013.
Profº Edson: Geografia

          Foi com muitas dificuldades e satisfação de chegar ao objetivo proposto à conscientização dos alunos sobre o papel de cada um na sociedade e no ambiente que eles vivem especialmente no ambiente escolar.
          O painel montado com papelão e forrada com folhas de cadernos muitas em brancas com palavras, frases escritas erradas, desenhos com algum sentidos ou não, eram destacadas, amassadas jogadas no lixo. Quantas arvores foram retiradas da natureza?
           Quantos cadernos montaríamos se juntássemos todas as folhas destacadas durante o ano letivo em todos os períodos, por que descartamos as garrafas pet se elas tem utilidades? Quantas balas que chupamos e jogamos o papel no chão, por ser um simples e pequeno papel que aparentemente não apresenta nenhum problema. Essas questões foram debatidas em sala de aula até o termino do projeto dos 7 R”s” Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reaproveitar, Reciclar, Recusar, Recuperar.
          Então foi elaborado um plano de ação que iríamos montar o nosso stander somente com matérias que usamos no dia-a-dia, tais como garrafas pet, mídias usadas, papel de balas,jornais,folhas de cadernos retiradas de um dia de aula na sala de aula, folha de sulfite reciclagem, caixa de leite.
          A partir de diversos debates as atitudes de conscientização dentro do grupo escolar cada um dos alunos se propôs de elaborar uma atividade com os matérias recolhidos em uma sala para montar a atividade para apresentação da Conferência, e a elaboração do Jornal Ambiental.
          Ao termino do trabalho ficamos muito feliz, pois nem todos estavam interessados para realizar o trabalho, mas graças ao bom Deus que tudo deu certo e saiu um trabalho melhor que estávamos planejados.


Parabéns a todos pelo excelente trabalho concluído.

terça-feira, 4 de junho de 2013

NOTÍCIA!

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO Projeto de Extensão: Professores da Rede Pública de Ensino Inscrições: 18 a 26/06/2013 – somente online através do site www.fe.usp.br As aulas das disciplinas são presenciais não há nenhuma carga horária à distância Sorteio: 28/06/2013 somente online Resultado: 01/07/2013 somente online após às 16h30 Matrícula: 03 e 04/07/2013 na sala 19, bloco B das 9h00 às 16h00 Requisitos: Estar trabalhando na Rede Oficial de Ensino; Não estar matriculado em cursos regulares da USP. Documentos para matrícula no 2º semestre de 2013 Xerox do R.G., Título de Eleitor, Certificado de Reservista, CPF e somente o original do último holerith (pagamento de jun/13), (ou carta da escola onde atua com data recente). A matrícula do professor sorteado somente será aceita com a apresentação de todos os documentos. Informações: * Só é permitida a inscrição em UMA disciplina. A duplicidade de inscrição implicará no cancelamento automático das inscrições; * Só é permitido cursar UMA DISCIPLINA POR SEMESTRE; * Os alunos podem cursar NO MÁXIMO duas disciplinas da licenciatura ao longo do projeto, e as disciplinas dos 2º, 3º e 4º anos do curso de Pedagogia; *O fato de cursar disciplinas não permite a obtenção de um diploma na área, não habilita nem gradua; o objetivo principal é atualizar conhecimentos; * Os alunos aprovados receberão um certificado comprovando a frequência e a nota obtida; *Durante o período de matrícula NÃO serão fornecidas informações por telefone; *Os interessados que já participaram deste projeto, NÃO estão isentos da apresentação dos documentos acima. * Matrícula feita por terceiros, será aceita somente com procuração.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

PLANO DE AÇÃO - Conferência do Meio Ambiente


PROF: EDSON - GEOGRAFIA


Plano de ação: Apresentar soluções com materiais recicláveis para conscientização dos habitantes da Vila Paulina e da importância de fazer a reciclagem do lixo domestico e apresentar soluções para os alunos da E.E.Dep.Gregorio Bezerra da importância dos 7 R”s” Repensar, Reduzir, Reutilizar, Reaproveitar, Reciclar, Recusar, Recuperar são as palavras-chave para quem quer ser um defensor do meio ambiente.

Materiais: Folhas de cadernos usados, papel em geral, materiais recicláveis, tintas acrílicas, cola quente, barbante, pinceis, papel sulfite reciclável.

Prazo: 15 de maio é o prazo que os trabalhos elaborados sejam apresentados em sala para o professor Edson – Geografia.

Responsáveis :
Elaboração dos artesanatos com recicláveis ,montagem do painel
Nathiele, Thamires: Ingrid Eugenia, Jussara, João, Karina, Gabriel, Natalia Neres, Professor Edson.
Elaboração do Jornal Ambiental; Professoras Lucimara Ciência, Patrícia História.

Avaliação: a participação em sala sobre os conteúdos propostos e o compromisso de cada aluno sobre a elaboração dos trabalhos.

Divulgação das ações: através das paginas do Facebook, cartazes, e no blog da escola sobre o trabalho a ser realizado na Conferência do Meio Ambiente.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...