quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo!




Dentro de alguns dias, um Ano Novo vai chegar a esta estação.
Se não puder ser o maquinista, seja o seu mais divertido passageiro.
Procure um lugar próximo à janela desfrute cada uma das paisagens que o tempo lhe oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem.
Não se assuste com os abismos, nem com as curvas que não lhe deixam ver os caminhos que estão por vir.
Procure curtir a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, beirais de estrada e tons mutantes de paisagem.
Desdobre o mapa e planeje roteiros.
Preste atenção em cada ponto de parada, e fique atento ao apito da partida.
E quando decidir descer na estação onde a esperança lhe acenou não hesite.
Desembarque nela os seus sonhos...
Desejo que a sua viagem pelos dias do próximo ano, seja de 



Feliz Ano Novo!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Plano de Ação


Resultados do Plano de Ação



Objetivos
A leitura e a interpretação de texto na disciplina de História são fundamentais.
Fazer com que os alunos se sintam parte da sociedade.
Relacionar os modos de vida de hoje e de antigamente.

Estratégias utilizadas no ano letivo
Leituras de texto (caderno do aluno, livros e jornais).
Explicação realizada pelo professor.
Fichamento dos textos (resumo- tópicos) 6º ano.
Seminários 7º ano.
Atividades: individual e dupla.
Avaliações- Recuperação.

Recursos
Os principais recursos  foram, livros, jornais e a sala do Acessa Escola.

Pontos positivos
As leituras individuais e coletivas com os alunos foram positivas (debates, projetos e interpretações).

Pontos negativos
Alguns alunos dos 7º anos demonstraram falta de interesse em fazer tais atividades.
Salas lotadas 7º ano B e C.

Avaliação Final
Melhora na leitura e na escrita dos alunos.
Maior participção nas atividades (individual e grupo)
Melhor relacionamento
Necessidade de maior participação da familia.
Mais leitura de livros e revistas.


Professor: Odilon Pereira da Silva Junior Disciplina: História

Auto Avaliação dos Projetos Desenvolvidos no Acessa Escola.


E.E. Deputado Gregório Bezerra
Auto Avaliação dos Projetos Desenvolvidos no Acessa Escola.



Salas do Acessa Escola: 5as Séries B e D      6as Séries A, C e D.

Conteúdo 5a Série = Caderno do Aluno Volume 3 e 4, Sites de Apoio, Google, Só História, Blog da Escola, Prefeitura de Diadema. 6a Série= Caderno do Aluno Volume 3 e 4, Sites de Apoio, Google, Só História, Blog da Escola, Todos os Museus do Mundo.
Recursos= Computadores e Internet.
Justificativa dos Conteúdos= Para os alunos das 5as Séries, foi dado continuidade aos projetos sobre a disciplina de História, o Blog da escola, os sites de apoio ao estudante e como funciona a prefeitura da sua cidade, além de realizar as atividades do caderno do aluno( nesse semestre o Caderno do aluno da muita ênfase a pesquisas).
Para os alunos das 6as Séries, realizar pesquisas do caderno do aluno, participar do blog da escola e conhecer museus do mundo através do (Google Art Project).
Estratégias Metodológicas = 5as e 6as Séries, Na sala de aula o professor oriente os alunos em relação ao desenvolvimento das atividades (o que vai ser pedido, qual o critério e como o aluno será avaliado) e o prazo para a entrega dos trabalhos.
Todos os conteúdos relacionados ao Caderno do Aluno em sala de aula,  são realizados ao mesmo tempo na sala do Acessa Escola.
As atividades realizadas com as 5as e 6as Séries eram relacionadas com o Caderno do Aluno e consequentemente com a proposta Curricular, pois muitos alunos não tem um computador com internet em casa, sendo assim as atividades requisitadas pelo professor são feitas na sala do Acessa Escola.
Aspectos Positivos = Muitos alunos com dificuldade de aprendizado em sala de aula (comportamento e atenção) realizaram as atividades com mais facilidade na sala do Acessa. Alguns alunos já estão bem familiarizados com essas tecnologias, vontade em fazer pesquisas (principalmente as 5as séries e 6a série C) e o apoio do estagiário em relação a manutenção dos computadores.
Aspectos negativos = Alguns alunos (principalmente as 6as séries A e D) não respeitam os colegas e as regras, nesse sentido utilizamos o dialogo para conscientiza-lo sobre as regras e utilização do especo. Pouca quantidade de computadores e problemas de conexão (internet).
Finalizado o ano letivo chego a conclusão que esse projeto da internet na escola é de grande ajuda para o professor em vários aspectos, contribuindo para o aprendizado, no processo de inclusão digital e na diversidade no ensino. Em relação aos alunos percebi que a grande maioria está interagida com as mudanças tecnológicas que acontecem no mundo globalizado.


Professor: Odilon Pereira da Silva Junior Disciplina: História

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Relatório dos alunos reprovados do fim do ciclo do nono ano de 2012



Estamos terminando o ciclo do nono ano de 2012. A maioria dos alunos do nono ano A, B, C e D foram aprovados, porém alguns alunos e alunas do nono ano não foram aprovados para a primeira série do Ensino Médio, pois os mesmos precisam ficar mais um ano em recuperação no nono ano para alcancem as competências e habilidades necessárias para que sejam promovidos para o Ensino Médio que é uma nova fase da vida escolar do educando. É importante salientar que a recuperação intensiva e paralela foi sistematicamente oferecida durante todo o ano letivo para os alunos e alunas de todos os nonos anos.
Os alunos e alunas que vão fazer novamente o nono ano não foram aprovados pelos seguintes motivos:

·         Não desenvolveram as competências e habilidades necessárias para serem promovidos às séries mais avançadas;
·         Não desenvolveram as competências e habilidades necessárias nos momentos de recuperação paralela e intensivas;
·         Não realizaram as atividades que foram propostas pela unidade escolar para a compensação de ausência;
·         Apresentaram um alto grau de indisciplina em sala de aula prejudicando o desenvolvimento de sua própria aprendizagem;
·         Não participaram ativamente da vida acadêmica e escolar nas dependências da escola;
·         Tiveram menções abaixo da média na maioria das áreas de conhecimento.

Concluindo, consideramos que haja a necessidade de que tais alunos realizem novamente o nono ano para que sua aprendizagem não fique prejudicada quando passarem para o Ensino Médio, pois consideramos que mais um ano seja de extrema importância para que os mesmos alunos e alunas tenham a oportunidade de recuperarem os conteúdos e melhorarem a sua proficiência nas várias áreas de conhecimento através da recuperação de ciclo realizando em mais um ano a recuperação intensiva e paralela dos mesmos alunos e alunas desta unidade escolar.

Cristiano Lima
Professor/Tradutor

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

NOTICIA - REUNIÃO E REMATRICULA

ATENÇÃO PAIS E ALUNOS PARA AS DATAS DE REUNIÃO E REMATRÍCULA


ALUNOS DO ENSINO FUNDAMETAL - DIA 19/12/2012

MANHÃ - 08hr00 ÁS 12h00
TARDE -  15hr30 ÁS 18h20


ALUNOS DO ENSINO MÉDIO 
DIA 18/12/2012

NOITE - 19h00

ATENÇÃO




E.E.DEPUTADO GREGORIO BEZERRA

CHEGOU A HORA DE DEVOLVER O LIVRO DIDÁTICO
VAMOS CONTRIBUIR PARA OS ALUNOS REUTILIZAREM OS LIVROS EM 2013

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Gestão Participativa


Compartilhando discussão realizada na primeira reunião do dia 01/12/12  com os pais de alunos ingressantes na escola para o 6º ANO em 2013 com o objetivo de integrar a comunidade envolvendo-o na proposta pedagógica da escola.


Normas de Convivência – para que são necessárias?

Resposta: Regras e normas são necessárias para a convivência e a proteção das pessoas, pois só se vive em comunidade quando se estabelece leis onde cada indivíduo obedeça as regras para o bem coletivo de todos

Normas de Convivência na Escola
       O aluno não deve ausentar-se das aulas ou do prédio escolar, sem justificativa e autorização dos gestores escolares;
       O aluno não deve ocupar-se durante as aulas de qualquer atividades que lhe seja alheia à sua aprendizagem;
       O aluno não deve comportar-se de maneira a perturbar a sua aprendizagem e a de outros estudantes na unidade escolar;
       O aluno não deve comportar-se de modo a desrespeitar, desacatar ou afrontar diretores, professores, ou colaboradores da escola;
       Não deve comparecer à escola sob efeito de substâncias nocivas à saúde e à convivência social;
       Não deve expor ou distribuir materiais dentro da escola que violem as normas escolares;
       Não deve danificar ou adulterar registros ou documentos escolares, através de qualquer método, inclusive o uso de computadores ou outros meios eletrônicos;
       Não deve danificar ou destruir equipamentos, materiais ou instalações escolares;
       Não deve portar, facilitar o ingresso ou utilizar qualquer tipo de arma, ainda que não seja de fogo, no recinto escolar;
       Não deve usar aparelhos eletrônicos como caixas acústicas e aparelhos celulares.

Dúvidas Frequentes
       Por que proibir aparelhos celulares e aparelhos eletrônicos na unidade escolar?
Resposta: Os mesmos atrapalham o desenvolvimento do aprendizado dos educandos em sala de aula tirando a atenção dos alunos. Celulares são proibidos pela Lei Estadual no 12.730 e seu descumprimento acarreta as medidas previstas no regimentos escolar. Assim, pai, mãe e responsável conscientes se preocupam primeiro com a aprendizagem dos seus filhos e filhas...
       Por que o aluno e a aluna não podem ficar fora da sala de aula?
Resposta: Pois o mesmo perde o conteúdo do Currículo Oficial do Estado de São Paulo prejudicando a sua própria aprendizagem.
       Por que o aluno e a aluna devem respeitar os colegas, professores e professoras?
Resposta: Pois qualquer tipo de desrespeito é considerado “bullying”, logo, a escola deve lutar contra qualquer forma de humilhação, preconceito, racismo e violência praticados por pessoas que frequentam a escola, pois a escola é um lugar de aprendizado e convivência.
       Quero sempre entrar em contato com meu filho ou filha, por que não posso permitir que ele use celular dentro das dependências da escola?
Resposta: Como já salientado, celulares são proibidos na escola, pois prejudicam a aprendizagem dos alunos e alunas. Se o pai, mãe ou responsável quer manter contato com seus filhos ou filhas, basta ter em mãos o telefone da escola e se os filhos e filhas quiserem entrar em contato com os pais, mães ou responsáveis, há disponibilizado na escola um telefone público.

Conclusão
Nós, gestores, professores, professoras e funcionários da Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra esperamos que os nossos alunos e alunas que estão chegando à escola sejam muito bem vindos, pois nossa missão é educar para o exercício da cidadania de forma plena e feliz. Lembrando que nenhuma regra serve para punir o aluno ou aluna, as normas de convivência são feitas para a PROTEÇÃO  de cada um de nós que convivemos dentro da unidade escolar: alunos, alunas, gestores, funcionários, funcionárias e comunidade.

Professor: Cristiano – Português/Inglês

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

NOTICIA


Resultado da Ultima Rodada

1 A  5    X   11  2 B

3 B  6    X    6   1 C

 

BOLA CHEIA DA RODADA :

GUILHERME FOMINHA 2B

BOLA MUCHA DA RODADA:

2 A E 2 C – NÃO PARTICIPARAM

ARTILHEIROS:

GUILHERME CUNHA 2B   -  18 GOALS

KELVIN 2B  -   11 GOALS

RONALDO 1D  -  10 GOALS

RAFAEL 1D  - 10 GOALS

GRUPO A

PTS
J
V
E
D
GP
GC
S
2 B
7
3
2
1
0
32
21
11
1 C
5
3
1
2
0
15
9
6
3 B
4
3
1
1
1
27
30
-3
1 A
0
3
0
0
3
11
25
-14

GRUPO B

PTS
J
V
E
D
GP
GC
S
1 B
12
4
4
0
0
20
12
8
1 D
9
4
3
0
1
23
19
4
3 A
6
4
2
0
2
17
23
-6
2 A
0
3
0
0
3
0
3
-3
2 C
0
3
0
0
3
0
3
-3

 

QUINTA DIA 06

SEMI – FINAL

19:30H
A
2 B
X
1 D
20:00H
B
1 B
X
1 C

 

DISPUTA DE 3ª e 4ª LUGAR

20:30H
Perdedor de A 
X
Perdedor de B

FINAL

21:00h
Vencedor de A 
X
Vencedor de B

 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...