terça-feira, 27 de novembro de 2012

SOCIALIZANDO!


No segundo semestre de 2012 deu-se inicio ao Apoio de Língua Portuguesa nas turmas de 5ª, 6ª e 8ª séries. Com o objetivo de trabalhar as dificuldades  frequentes dos alunos, tivemos um proveito significativo no desenvolvimento de cada um.

Com as turmas de 5ª e 6ª série trabalhamos pontuação, escrita e leitura, com atividades diárias, debates para dúvidas e espaço para que o  aluno apresente seus questionamentos e resposta das questões, que foram corrigidas coletivamente para um esclarecimento mútuo. Com a turma das 8ª devido ao SARESP que seria aplicado no fim do ano, o que mais foi trabalhado com eles foi  Artigos de Opinião, sua função e importância. Além disso, também trabalhamos a escrita, palavras desconhecidas do nosso vocabulário e estrutura textual.

Nesse projeto tivemos o apoio dos professores de Língua Portuguesa das turmas, que informava gradativamente a  evolução do aluno em sala, e opinava ( quando necessário) sobre o aprendizado de cada aluno, contribuindo significadamente para o alcance do objetivo do projeto.

Os alunos de forma geral se dedicaram ao projeto, revelaram suas dúvidas referentes á matéria, houve um grande aproveitamento da parte deles, pois á cada dia perceberam  a mudança que ocorreu após o inicio das aulas, o aumento de suas médias em sala, uma vez que eles se empenharam de maneira proveitosa.

Esse projeto trouxe para o ambiente escolar um novo horizonte para o ensino, a  necessidade do apoio, não por decadência, mas pela agregação de novos métodos de aprendizagem  mais ampla e diversificada, baseada nos conteúdos diários e acima de tudo, nas dificuldades encontradas em cada aluno.

Obrigado pela confiança e oportunidade.
Alessandra Pereira Borges

“Ninguém sabe tudo, ninguém ignora tudo. Todos sabem alguma coisa; todos ignoram alguma coisa, por isso aprendemos sempre.”
(Paulo Freire)

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Portaria sobre atribuição 2013



67 – São Paulo, 122 (220) Diário Oficial Poder Executivo - Seção I sábado, 24 de novembro de 2012


COORDENADORIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Portaria CGRH 07, de 23-11-2012
Estabelece cronograma para a divulgação da classificação dos inscritos no processo inicial de atribuição de classes e aulas de 2013

O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos, considerando a necessidade de estabelecer datas e prazos para a divulgação da classificação dos inscritos, no referido processo, expede a presente Portaria.
Artigo 1º - A divulgação da classificação dos inscritos estará disponível, exclusivamente no endereço http://drhunet.edunet.sp.gov.br/Portalnet na seguinte conformidade:
I - Titulares de Cargo:
a) 26-11-2012 - divulgação da classificação na WEB;
b)26 a 28-11-2012 - prazo para interposição de recursos no endereço eletrônico http://drhunet.edunet.sp.gov.br/Portalnet, até às 23 horas do dia 28-11-2012;
c) de 26 a 30-11-2012 – deferimento/indeferimento dos recursos no endereço acima pela DE;
d) 05-12-2012 - divulgação da Classificação Final pósrecursos;
e)15 a 23-12-2012 – deferimento/indeferimento - Artigo 22 pela DE, no endereço acima mencionado;
f) 02-01-2013 – divulgação da Classificação - Artigo 22;
g) 02 a 04-01-2013 – prazo para interposição de recursos – Artigo 22;
h) 02 a 04-01-2013 – deferimento/indeferimento dos recursos – Artigo 22, pela DE;
i) 08-01-2013 – divulgação da Classificação Final – Artigo 22.
II – Docentes das Categorias “P”, “N”, “F”, “O”e Candidatos à contratação:
a) 14-12-2012 - divulgação da classificação na WEB;
b) 14 a 18-12-2012 - prazo para interposição de recursos, no endereço http://drhunet.edunet.sp.gov.br/Portalnet, até às 23 horas do dia 18-12-2012;
c) de 14 a 19-12-2012 - digitação das decisões sobre os recursos, no endereço acima, pela DE;
d) 21-12-2012 - divulgação da classificação pós-recursos;
Artigo. 2º - O docente poderá interpor Recurso:
I - Titulares de cargo:
a) Jornada de Opção
b) Pontuação
c) Habilitação e qualificação (outra licenciatura e/ou correlatas)
II – Docentes das Categorias “P”, “N”, “F” “O”e Candidatos à contratação:
a) Quantidade de Aulas Pretendidas
b) Pontuação
c) Habilitação e qualificação (outra licenciatura e/ou correlatas)
Parágrafo único: No período destinado ao recurso, os candidatos à contratação, deverão apresentar documentação comprobatória na Diretoria de Ensino de inscrição, o docente Efetivo, docentes Estáveis (nos termos da Constituição Federal/88 e nos Termos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT) e o abrangido pelas disposições do § 2º do Art. 2º da LC 1.010/2007, na
unidade escolar de classificação.
Artigo. 3º - O aluno de último ano inscrito no Processo de Atribuição de Classes/Aulas para o ano letivo de 2013 poderá no período de 02 a 08-01-2013 entregar, na Diretoria de Ensino de inscrição, documentos comprobatórios de conclusão do Curso -Diploma e/ou Certificado de conclusão, exceto o aluno de último ano do Curso de Educação Física e do Curso de Pedagogia, que somente poderá comprovar a conclusão do Curso mediante Diploma.
Artigo. 4º - A Diretoria de Ensino deverá registrar a atualização dos docentes mencionados no artigo 3.º, no sistema PAEF/JAT, no período de 02 a 11-01-2013.
Artigo. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

NOTICIA


SARESP - 2012

INÍCIO DA PROVA SARESP ENSINO FUNDAMENTAL

ÀS 7:00 HS

INÍCIO DA PROVA SARESP ENSINO MÉDIO

ÀS 19:00 HS

TEMPO DE DURAÇÃO DA PROVA

3HS

TEMPO MÍNIMO DE PERMANÊNCIA EM SALA DE AULA

2HS

CALENDÁRIO

Calendário de Provas – Ensinos Fundamental e Médio

As provas do Saresp 2012 serão aplicadas em dois dias consecutivos e avaliará o Ensino Fundamental – EF e o Ensino Médio – EM nos anos/série e disciplinas a seguir:

 

 

DATA
PROVA
ANOS/SÉRIE
 
27/11
Língua Portuguesa e Matemática
6ª séries e 8ª séries - EF
Língua Portuguesa e Matemática
3ª série - EM
 
 
 
28/11
Redação (amostra por rede de ensino)
6ª séries e 8ª séries - EF
3ª serie EM
Ciências
6ª séries e 8ª séries - EF
 
Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química)
3ª serie EM

 

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

COMPARTILHANDO!



AUTO AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA

PROFESSORA: BÁRBARA GARCIA

DISCIPLINAS: QUÍMICA/FÍSICA

1)      QUAIS PROJETOS/SEQUENCIADA ESCOLARES ESTÃO SENDO E/OU FOI DESENVOLVIDO NAS CLASSES?

OS PRINCIPAIS PROJETOS QUE ENCAMINHEI FORAM AMBIENTAIS, EXPOSTOS NA V CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE, O PROJETO CONTÍNUO RELACIONADO À COMPETÊNCIA LEITORA E ESCRITORA E O PLANO DE AÇÃO PARA A MELHORIA DA PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS.

2)      COMO FORAM ENCAMINHADOS ESSES PROJETOS/SEQUENCIADA?

·         O PROJETO AMBIENTAL FOI ENCAMINHADO DE FORMA INTERDISCIPLINAR, ONDE OS PROFESSORES DE OUTRAS MATÉRIAS CONTRIBUÍRAM PARA O DESENVOLVIMENTO DO MESMO, POIS A QUESTÃO AMBIENTAL É TRATADA EM TODAS AS ÁREAS DE CONHECIMENTO;
·         O PROJETO “A ESCOLA QUE LÊ”, É UM PROJETO CONTÍNUO, POIS FOI UTILIZADOS TEXTOS REFERENTES AO CONTEÚDO DESENVOLVIDO, USANDO DICIONÁRIOS, RODAS DE LEITURA, DEBATES E INTERPRETAÇÕES DESSES TEXTOS;
·         O PLANO DE AÇÃO TAMBÉM CONSTITUI - SE ATRAVÉS DE LEITURA, INTERPRETAÇÃO TEXTOS, EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS E CONTEXTUALIZAÇÃO DA DISCIPLINA COM O COTIDIANO DO ALUNO, PARA SER COMPREENDIDO COM MAIS CLAREZA;

3)      QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DESSES PROJETOS?

O PRINCIPAL OBJETIVO É O ALUNO SENDO PROTAGONISTA, RESGATAR VALORES COM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE, MELHORIA NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS, E MELHORIA NA PROFICIÊNCIA.

4)      QUAIS DESSES PROJETOS FORAM RETIRADOS DAS PROPOSTAS DO CADERNO DO PROFESSOR? QUAIS FORAM CRIADOS PELO PROFESSOR?

O PROJETO AMBIENTAL É UM PROJETO DA ESCOLA, MESMO QUE ALGUNS ASSUNTOS ESTÃO RELACIONADOS NA PROPOSTA. O PROJETO DA LEITURA ESTÁ IMPLÍCITO NA PROPOSTA. O PLANO DE AÇÃO É CITADO NA PROPOSTA, MAS COMO CONDUZI-LO FICA A CRITÉRIO DO PROFESSOR.

5)      BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE REALIZADA:

·         NO PROJETO AMBIENTAL, OS ALUNOS DO 3° ANO TRATARAM SOBRE REUTILIZAÇÃO DO ÓLEO DE COZINHA USADO (FIZERAM SABÃO) E O DESPERDÍCIO DOS ALIMENTOS. OS ALUNOS DO 2° ANO TRATARAM SOBRE DESCARTE E PERIGOS DO LIXO ELETRÔNICO E O 1° ANO TRATOU SOBRE REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PET E ATITUDES SUSTENTÁVEIS, COMO A CRIAÇÃO DA HORTA SUSPENSA;
·         NO PROJETO DE LEITURA FORAM UTILIZADOS TEXTOS PERTINENTES AO CONTEÚDO DE QUÍMICA, FIZEMOS RODAS DE LEITURA, DEBATES SOBRE ALGUNS TEXTOS PARA VERIFICAR A INTERPRETAÇÃO DOS ALUNOS, USO DE DICIONÁRIOS E ARTIGOS DE OPINIÃO POR PARTE DOS ALUNOS;
·         O PLANO DE AÇÃO CONTOU COM TEXTOS AUXILIARES, EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES, PESQUISAS E ATIVIDADES VISANDO A MELHORIA DO CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO;

6)      RESULTADOS ALCANÇADOS/REFLEXO NA APRENDIZAGEM:

A CONSCIÊNCIA AMBIENTAL POR PARTE DOS ALUNOS FOI BEM DESENVOLVIDA, MUITOS FIZERAM AÇÕES SUSTENTÁVEIS EM SEUS LARES. COM RELAÇÃO À LEITURA MUITOS MELHORARAM SIGNIFICATIVAMENTE E ALGUNS ALUNOS TIVERAM UMA MELHORA EM SEU DESENVOLVIMENTO, CONSEQUENTEMENTE EM SEU NÍVEL DE PROFICIÊNCIA.

7)      ASPECTOS POSITIVOS OBSERVADOS:

A MAIORIA DOS ALUNOS FORAM RECEPTIVOS SE ENGAJARAM NAS ATIVIDADES E SE CONSCIENTIZARAM SOBRE O QUE REALMENTE É SUSTENTABILIDADE.  DESCOBRIMOS QUE TEMOS ALUNOS TALENTOSOS, QUE ESCREVEM MUITO BEM. VÁRIOS ALUNOS MELHORARAM SUAS ATITUDES E RESPONSABILIDADES.

8)      ASPECTOS NEGATIVOS/DIFICULTADORES:

OS ASPECTOS NEGATIVOS FORAM RESISTÊNCIA POR PARTE DE ALGUNS ALUNOS, TANTO PARA FAZER AS ATIVIDADES OU EM MANTER A DISCIPLINA.

9)      COMENTÁRIO RELEVANTE:

COMO ESTE FOI MEU PRIMEIRO ANO NESSA ESCOLA, GOSTEI BASTANTE DE PARTICIPAR DA V CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE, ONDE CONTEI COM APOIO DA MAIORIA DE MEUS COLEGAS PROFESSORES, DA DIREÇÃO E ME IMPRESSIONEI COM A QUALIDADE E CRIATIVIDADE DOS ALUNOS.

10)   QUAIS DESSAS ATIVIDADES ESTÃO RELACIONADAS COM A PROPOSTA CURRICULAR?

A QUESTÃO AMBIENTAL É MUITO FALADA NA PROPOSTA DE QUÍMICA, POR ISSO, AS PESQUISAS, A INTERAÇÃO COM OS COLEGAS E A COMUNIDADE ESTAVA INCLUSA NA PROPOSTA. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA, O USO DE DICIONÁRIOS E DAS RODAS DE LEITURA TAMBÉM FAZEM PARTE DAS ATIVIDADES DA PROPOSTA E OS EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES PARA O PLANO DE AÇÃO FORAM PARALELOS AO CONTEÚDO DA PROPOSTA.


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

A Invenção de Hugo Cabret - Projeto Leitura


O projeto leitura foi realizado durante todo o ano letivo de 2012 na Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra visando o aumento do nível de proficiência linguística dos alunos e alunas das oitavas séries (nonos anos) A, B, C e D. A obra escolhida para a leitura foi a já conhecida obra chamada “A Invenção de Hugo Cabret” do autor Brian Selznick. A obra fala de um menino órfão chamado Hugo Cabret que vive escondido na central de trem de Paris dos anos de 1930. Esgueirando-se por passagens secretas, Hugo cuida dos gigantescos relógios do lugar: escuta seus compassos, observa os enormes ponteiros e responsabiliza-se pelo funcionamento das máquinas. Porém, a sobrevivência de Hugo depende do anonimato e ele tenta se manter invisível por que guarda um incrível segredo, que é posto em risco quando o severo dono da loja de brinquedos da estação e sua afilhada cruzam o caminho do menino. Um desenho misterioso, um caderno valioso, uma chave que foi roubada e um homem mecânico estão no centro desta intrincada e imprevisível história, que, narrada por texto e imagem, mistura elementos do quadrinho e do cinema, oferecendo uma diferente e emocionante experiência de leitura. A obra literária é permeada de imagens que se entrelaçam com textos escritos, logo, “A Invenção de Hugo Cabret” é uma obra literária que “prende” a atenção do leitor.
O projeto leitura com as oitavas séries (os nonos anos) foi feito em vários passos, o primeiro passo foi a apresentação do livro para os educandos, onde todos conheceram a obra de forma superficial, junto com os alunos e alunas olhamos a capa, lemos a apresentação na contra capa e depois deste processo, começamos a leitura do livro. Nós, professores, alunos e alunas separamos algumas aulas para a leitura da obra, o professor leu a obra enquanto os alunos acompanhavam em silêncio, alguns alunos foram convidados a lerem também, uns se negaram a ler, porém, outros leram em voz alta para os seus colegas em sala de aula, vale salientar que nada foi obrigado, pois o professor quis proporcionar um momento de leitura prazeroso e reflexivo. Tivemos como primeiro passo a apresentação da obra, depois tivemos como segundo passo, a leitura da obra, o terceiro passo foi a discussão da obra literária e a sua adaptação para o cinema, pois o mesmo filme foi lançado para o mundo do cinema e alguns alunos assistiram o filme em casa.
O projeto leitura iniciado com a leitura da obra “A Invenção de Hugo Cabret” proporcionou em outras aulas outros momentos de leituras de textos diversos e de outras obras literárias. Depois que concluímos a obra “c”, também alguns alunos leram outras obras literárias como “De repente nas profundezas do bosque” e “Peter Pan” entre outros.
O projeto de leitura além de alcançar os alunos das oitavas séries (nonos anos), também se estendeu para outros anos tornando-se um projeto de sucesso na unidade escolar.
 Bibliografia: SELZNICK, Brian. A invenção de Hugo Cabret. Texto e ilustração de Brian Selznick: tradução de Marcos Bagno. – São Paulo: Edições SM, 2007.

Cristiano Lima
Professor/Tradutor 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

COMPARTILHANDO!


RELATÓRIO DA ORIENTAÇÃO TÉCNICA: “PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA” (24/10/2012)

Ministrado por: PCOP´s Almir e Livia

 

Público alvo: Professores de Ciências e Biologia do Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Objetivo do encontro: Socializar as ações de prevenção de doenças desenvolvidas nas unidades escolares.

 

Esta orientação técnica foi iniciada com a apresentação dos PCOP´s e com a explicação do objetivo deste encontro, onde cada um dos professores participantes deveria apresentar os projetos e as ações realizadas neste ano letivo em relação a prevenção e orientação sobre doenças.

O PCOP, Sr. Almir, salientou que os projetos de “Prevenção também se ensina” e “Educação Ambiental” tem que estar inseridos no plano pedagógico da escola e devem ser discutidos no planejamento escolar.

Ainda, continuou informando que nos dias 7, 8 e 9 de novembro, haverá convocação para os PCOP´s para receberem orientações sobre a conferência de Educação Ambiental. O Sr. Almir, também nos informou que a partir deste ano, as apresentações das ações serão feitas pelos professores de cada unidade escolar, portanto, disse que nós já devemos nos preparar para o ano que vem com cartazes, fotos e apresentação de slides

A PCOP, sra. Livia, informou que a partir de 2013, haverá capacitação para os professores de Ciências, Biologia, Química e Física sobre alfabetização científica, pois essa área deverá ser ensinada aos alunos.

Tendo disto isto, o espaço ficou aberto para cada professor, ir voluntariamente até à frente e socializar os projetos desenvolvidos em sua unidade escolar.

As ações e projetos apresentados foram variados, porém em muitas escolas foram trabalhados os mesmos assuntos, devido fazerem parte do Currículo Oficial do Estado de São Paulo, dentre os projetos estão:

- Doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência com pesquisa na UBS do bairro. Neste momento o Sr. Almir, avisou que se formos explicar sobre esse tema para os alunos da 5ª ou 6ª série, é preciso antes que o coordenador da escolar convoque uma reunião com os pais e que fica registrado em ATA com a assinatura dos pais e responsáveis de que estão cientes.

- Métodos contraceptivos e drogas lícitas e ilícitas com apresentação de pequenas palestras feitas pelos alunos.

- Bullying, superação e respeito a diversidade.

- Projeto Vale Sonhar, sexualidade e homofobia.

- Carteira de vacinação.

- Saúde bucal, prevenção de parasitoses e da obesidade infantil com parceira com a UBS.

- Ondas eletromagnéticas e poder do pensamento (positivo e negativo) com embasamento em vários experimentos realizados em instituições de ensino fora do Brasil.

- Origem da vida, sexualidade, gravidez (utilizado o kit educativo da Semina).

- Sustentabilidade

Este encontro foi encerrado com a sugestão de se trabalhar planos de ação de saúde bucal, alimentação saudável, obesidade infantil, gripe H1N1, hipertensão, meningite bacteriana e tuberculose.

Sem mais,

Professora: Lucimar Sousa dos Santos

Disciplina: Ciências

Data: 30/10/2012

 

 

 

 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Convocação PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA OFA 2012


Fonte: APEOESP

Terça-feira, 30 de outubro de 2012 – Página 86/87

O Coordenador da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Educação, nos termos do artigo 2º da Lei Complementar 1.093, de 16-07-2009, Resolução SE - 68, de 01-10-2009, Resolução SE 91, de 08-12-2009 e Inciso VI da Instrução Normativa - UCRH 2/2009, de 21-09-2009, CONVOCA E INSTRUI os docentes admitidos nos termos da Lei Estadual 500/74, os contratados nos termos da Lei Complementar 1093/2009, para continuidade de exercício em 2013 e os candidatos à contratação, inscritos para processo de atribuição de classes e aulas do ano letivo de 2013, para a prestação da prova que se realizará nos municípios das Diretorias de Ensino da rede pública estadual.
A definição de perfis de competência e habilidades requeridas para professores da rede pública estadual, como também a bibliografia de referência para todos os campos de atuação do Processo Seletivo, constam da Resolução SE 70, de 26-10-2010 e Resolução SE 13, de 3 de março de 2011.
Os docentes e/ou candidatos, deverão observar as informações e orientações, conforme segue:

PROFESSORES EDUCAÇÃO BASICA II
1 - As provas serão realizadas no dia 11-11-2012, nos seguintes períodos:
Manhã: Início às 8h30 - Duração: 4 horas
1.1 Campo de Atuação: Aulas - disciplinas: Alemão, Arte, Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Física, Espanhol, Filosofia, Física, Francês, Geografia, História, Inglês, Italiano, Japonês, Língua Portuguesa, Matemática, Psicologia, Química, Sociologia, e 1.1.1 Campo de Atuação: Educação Especial.
Tarde: Início às 14h30 - Duração 4 horas  1.2 Campo de Atuação: Classe

PROFESSORES EDUCAÇÃO BASICA I
Tarde: Início às 14h30 - Duração 4 horas
1.2 Campo de Atuação: Classe
2- Os portões serão fechados para o início da prova do período da manhã às 8h30, e da prova do período da tarde às 14h30, respectivamente, não sendo permitida a entrada de candidatos retardatários.
5- O local de realização das provas será divulgado até o quinto dia que antecede a data prevista para realização das mesmas;
5.1- para conhecimento do local da prova, o candidato deverá consultar os sites www.educacao.sp.gov.br e/ou da Fundação VUNESP www.vunesp.com.br.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Relatório de Leitura - Monteiro Lobato



EE Deputado Gregório Bezerra
Reinações de Narizinho- volume 2
Sequenciada de leitura
Turmas: C.D,E e F
Professora- Nilza
“Deus deu a cada pessoa ema estrela; uns fazem as estrela um Sol; outros nem conseguem vê-la” (Helena Kolody)
Objetivos: Contribuir para que os alunos se tornem pesquisadores de seu próprio aprendizado.
Justificativa: Este trabalho visa apresentar um projeto de leitura como instrumento de transformação social, portanto foi doado a cada aluno o livro Reinações de Narizinho 2. Agora cabe a mim  incentivá-los cobrando criando condições para a prática da leitura, possibilitando assim a ampliação do conhecimento.

         Pequena biografia de Monteiro Lobato
Escritor e empresário. Nasce em Taubaté, forma-se na Faculdade de Direito de São Paulo, exercendo a profissão como promotora público. Inicia em 1918 sua carreira de escritor publicando o livro de estréia, "Urupês", em que expõe a miséria do lavrador brasileiro. Depois vem a obra consagradora: "Sítio do Pica-pau Amarelo", inaugurando a literatura infantil brasileira. Personalidade influente na vida do país e entusiasmada com o progresso dos EUA publica a obra "América" e "O escândalo do Petróleo", onde faz duras críticas à crise energética. Em consequência disso é preso por três meses. Fundou a Companhia Editora Nacional e praticamente consolidou a indústria editorial no país. 
As salas
Os alunos de um modo geral só têm acesso à leitura, na escola, pois a maioria vem de condições socioeconômicas  baixa, morando nos bairros próximos da escola, isto é, Vila Paulina, Eldorado, Jardim Maringá, Santo Amaro e outros  residem no Sítio Joaninha. Grande parte deles tem como lazer assistir à televisão, brincar com jogos eletrônicos (vídeo-game), visitar parentes e ir à igreja. Nenhum momento  é citado  a leitura.
Portanto, diante desse caótico quadro, juntamente com a  diretora Dona Raquel Prado, a coordenação e professores de Língua Portuguesa,resolvemos agraciá-los com um livro de Monteiro Lobato, o qual levaria para casa e dedicaria uma meia hora por dia . Logicamente, escreveria algo a respeito do que leram..
No começo foi difícil, havia mil desculpas: não deu tempo, eu dormi na casa de aminha avó, Faltou luz e daí as mais diversas desculpas. Resolvi que eles deveriam trazer o livro para escola e que leríamos todos juntos. E assim tem sido até hoje.
No primeiro dia eles escolherem que leríamos  a fábula “ João faz de conta”, para  iniciar a aula, li para eles e em seguida solicitei que eles respondessem algumas questões relacionadas ao que foi lido e também que criassem uma moral para a fábula.
Nas aulas seguintes  escolhiam novamente uma história, outro dia e pedia-lhes que eu gostaria de ler. Fizemos um combinado e tem dado certo, em nossas aulas até eles, trazem algo para se ler. 
 Hoje todos leem; uns baixinho só para mim, pois  ainda não têm o domínio pela leitura.,mas  nossas aulas de leitura têm sortido bastante efeito, pois todos os professores da primeira aula de segunda, quarta e sexta- feiras aplicam leituras em suas salas .
Quanto a mim, procuro diversificar não só as leituras, mas também as estratégias. O meu grande obstáculo é o tempo ou a falta dele associado às necessidades de cumprir o programa, porém quando chego à conclusão  que aquele determinado aluno necessita mais de atenção, dou a volta e faço tudo diferente. Sabemos que gravidade da situação para além de educativa é também social que a origem social se associa as taxas de insucesso e da motivação em aprender. Daí a importância do nosso papel: torná-los protagonistas de sua própria história.
Observação: As aulas de leitura da obra de Monteiro Lobato ainda estão acontecendo. Portanto o produto final está programado uma exposição com as personagens, caricaturas e produção textual.

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