domingo, 30 de setembro de 2012

Relatório Pesquisa de Opinião (Reposição de aula do dia 19 de setembro de 2012)

Eu, professor Welton, juntamente com meus colegas professores, Nena, Patrícia, Cristiano , Ana Tércia e Lucimar.
Realizada pesquisa sócio – econômica, onde os alunos com uma enquete, fez perguntas pertinentes a moradores do bairro, onde perguntava, porque vieram morar aqui na região, quais são o problemas que precisa ser melhorados, como por exemplo, segurança, educação, saúde, etc.
Na qual estamos avaliando o trabalho em grupo, e relacionamento com pessoas de ambos culturas, e de diversa nacionalidades, e idade.
Olhando o ponto de vista, acredito que foi uma realização, que foi bem proveitosa, tanto para alunos e professores, e a comunidade, gostou tal procedimento da escola.





Relatório sobre a pesquisa ação docente

domingo, 23 de setembro de 2012

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

PLANO DE AÇÃO!


PLANILHA DE AÇÕES PARA MELHORIA DA ESCOLA 2012 -  5ª e 8ª séries

 

Prioridade ou Problema
 
Objetivos
Metas ou Resultados esperados
Ações
Alunos com dificuldades na resolução de situações – problema no momento da leitura de textos e gráficos.
 
 
 
 
Desenvolver a capacidade de leitura e interpretação dos educandos.
Fazer com que o aluno interprete enunciados;
Melhoria do educando na realização de provas internas e externas.
Redação de avaliação da leitura proposta;
Encorajar os responsáveis a que acompanhem as lições de casa pedidas;
Oficinas de leitura pra responsáveis e pupilos.
 
 
 
Aplicação de avaliações objetivas e interdisciplinares;
Conscientização de realização de provas pelos educandos;
Uso de simuladores de avaliações a partir de questões já presentes no caderno do aluno;
Alunos com déficit de atenção
 
 
 
 
 
 
 
Acabar com o déficit de atenção dos educandos.
Melhoria da aprendizagem;
Aprender a viver junto com seus pares.
Aulas reflexivas trabalhando valores cognitivos e objetivos;
Aulas interativas em grupos;
Monitores de aprendizagens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANILHA DE AÇÕES PARA MELHORIA DA ESCOLA 2012 – 5ª e 6ª SÉRIES

 

PRIORIDADE OU PROBLEMA
OBJETIVOS
METAS OU RESULTADOS ESPERADOS
AÇÕES
·         Nível de proficiência de alguns alunos
·         Comprometimento dos alunos.
Melhorar o nível de proficiência
dos alunos;
Melhoria nos níveis do IDESP.
·         Elaborar aulas conforme objetivos não atingidos.
·         Faltas excessivas dos alunos
Melhorar  a frequência motivando-os a faltar menos;
·         Aumentar o nível de proficiência;
·         Garantir a permanência do aluno em sala de aula;
·         Comunicar os órgãos responsáveis direção e pais;
·         Métodos tradicionais
Tornar as aulas mais atrativas com o uso das tecnologias disponíveis como: vídeos e Sala do Acessa
·         Torná-los protagonistas do próprio conhecimento, proporcionando aulas mais atrativas.
·         Trabalhar a interdisciplinaridade
·         Trabalhar com material diversificado: ilustrações, vídeos, HQ.
·         Avaliações bimestrais com devolutivas aos alunos.
Aplicar as avaliações, melhorar a devolutiva aos alunos corrigindo-as.
·         Melhorar o desempenho dos alunos
·         Rever os conteúdos não assimilados e recuperação dando ênfase a proficiência dos alunos
·         Implementação do curriculo
Revisão de conteúdos relacionando-os com o novo conteúdo a ser ensinado
·         Fazer a ligação do conteúdo atual com o conteúdo já visto anteriormente,
·         Fazer um torneio esportivo com a sala de aula( motivação)
·         Buscar como meio de recuperação atividades para serem desenvolvidas em  casa.
 

 

1.    OBSERVAÇÃO:   O PLANO DEVERÁ SE PROLONGAR AO LONGO DO BIMESTRE, GARANTINDO ASSIM 10% DE AVANÇOS

 

 

 

 

 

 

 

 

PLANILHA DE AÇÕES PARA MELHORIA DA ESCOLA 2012 – 5ª e 6ª Séries

 

PRIORIDADE OU PROBLEMA
OBJETIVOS
METAS OU RESULTADOS ESPERADOS
AÇÕES
·         Interpretação
Escrita
Dificuldades de contextualização
Falta de comprometimento
·         Que os alunos consigam melhorar a sua escrita e interpretar o que leem
·         Que os alunos consigam melhorar 80% seu desempenho escolar.
·         Praticar mais a leitura em casa e em sala de aula;
·         Produção de textos, apresentação de seminários.
 
 
Enfrentar situações problemas;
Melhorar a convivência entre os alunos
·         Que os alunos consigam visualizar as disciplinas em diversas situações
 
·         Técnologia
·         Recomendar livros
·         Exercícios de lógica
 
 
 
 
Nível cultural abaixo da média
·         Desenvolver pesquisas em grupos pois, assim será possível troca de ideias.
 
·         Trabalho interdisciplinar
·         Atividades do Saresp
 
 
 
 
·         Que eles fiquem mais atentos as notícias.
 
·         Atividades diversificadas
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

PLANILHA DE AÇÕES PARA MELHORIA DA ESCOLA 2012 – 5ª e 7ª Séries

 

PRIORIDADE OU PROBLEMA
OBJETIVOS
METAS OU RESULTADOS ESPERADOS
AÇÕES
 
Indisciplina
Falta de respeito
Descompromisso
 
 
 
 
Participação,  compromisso e respeito
Aumento de 40% na aprendizagem
Maior frequência 75%
Estimular a leitura em sala de aula,
Déficit  de leitura e interpretação.
Capacidade de ler e interpretar diversas formas de linguagens
70%
 
 
 
 
 
Criatividade no plano de aula.
Filmes relacionados à disciplina,
Debates e seminários.
 
Leitura de Gráficos, tabelas,
Lição de casa, pesquisas e porcentagem
 
 
 
70%
Interdisciplinaridades do projeto “Meio Ambiente”
 
Não fazem trabalhos solicitados pelos professores
 
 
 
 
60%
Projetos: Danças Africanas, Danças Regionais, Cultura, Diversidades Religiosas.
Não fazem atividades em sala de aula
 
 
 
 
 
 
100%
Pesquisas referentes a Cidadania, Ética e Moral
Participação dos pais.

 

 

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Vem aí... a V Conferência!


“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.”
Hebert de Souza, O Betinho


A B E R T U R A
09:00:
Musica com alunos do EM e FUNDAMENTAL.
09:20:
Apresentação do objetivo da conferencia
Formação de mesa –
Palestrantes,Professores e Alunos
Oficinas:
Segundo o dicionário oficina significa
 “um lugar onde ocorrem transformações”. (www.ecoar.org.br)

Responsável pela conferência: Gestão escolar
Raquel Rodrigues do prado / Jose Roberto de Queiroz / James
Fred Silva / Nelson Benvindo
Coordenadores das oficinas:

Oficina I - Sala 1 -  Ensino médio 
Oficina do Futuro: construindo Projetos coletivos
Biologia /Português /Sociologia / Matemática / Inglês / Grêmio
Reciclar, Reduzir , Reutilizar e Recusar - Consumo Consciente -  Química e Arte
Valorizar a cultura do Lugar - Historia/ Geografia /Filosofia
10:00 - Palestra Conscientizar para conviver / EM / Enedir do Carmo Rodrigues de Souza

Oficina II - Sala 2 - Ensino Fundamental
Apresentação de Alunos, Painéis e murais
Prof. Diogenes : Caminho das águas / tratamento de água Guarará
Prof. Terezinha / Dirce:  Melhorando nosso ambiente
Prof. Patricia / Odilon: A importância da água no desenvolvimento das Civilizações
Prof. Simone / Odilon : História do Lugar
Prof. Welton: Conscientizar sobre o desperdício de água.
Prof. Nilza / Lucimar: Painel De repente nas profundezas do bosque - Amós Oz

Oficina III - Sala 3 - Palestrantes
10:00 - Eric Vellone Coló - USP -  Uma cidade Sustentável e democrática / EM
11:00 - Bárbara Celestino Schwartz - UNIFESP - Questões ambientais e Consumo 
Consciente. EM/FUND
12:00 - Cintia Helena Leão  - Anhanguera - Lavagem das mãos no olhar dos trabalhadores de Enfermagem 
EM/FUND


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...