quarta-feira, 30 de maio de 2012

CONCURSO MOSTRE SEU TALENTO!

 Festival de desenho promove intercâmbio cultural
                  para alunos da rede estadual


Estudantes de até 15 anos podem participar do Festival de Arte e Cultura Toyama

Está aberto mais uma vez o período de livre imaginação na rede estadual do Ensino Fundamental 1 e 2, incentivado pelo Festival de Arte e Cultura de Toyama. A iniciativa, presente na Secretaria de Educação desde 2007, incentiva o intercâmbio das culturas brasileiras e japonesas por meio de desenhos feitos por alunos que tenham até 15 anos.

Os estudantes interessados deverão produzir, até 22 de junho, um desenho inspirado na expressão japonesa Mottainai, que apesar de não ter tradução exata, é uma palavra usada para atitudes voltadas ao ato de não desperdiçar, seja o que for, produtos, recursos ou a própria vida. A proposta é trabalhar as questões referentes ao consumo ético e consciente.

Intensificando o intercâmbio, a rede pública do Estado também participa da I Mostra Internacional de Cultura de Arte, em que serão exibidos 20 desenhos de jovens japoneses construídos em cima do tema "O Brasil que eu conheci". É uma oportunidade para ver como a cultura brasileira é percebida pelas crianças do outro lado do mundo.

Para que o desenho tenha a chance de ser enviado para a província japonesa, o diretor da escola deve formar uma comissão de professores, incluindo pelo menos um professor de arte, para fazer a seleção dos desenhos, sendo um do ciclo 1 e outro do ciclo 2. Os dois desenhos devem ser enviados para a diretoria de ensino da região até o dia 22 de junho. A ilustração passará por outra banca avaliadora, que até o dia 29 de junho vai encaminhar dois trabalhos ao Centro de Referência Mario Covas. No total, 15 desenhos serão selecionados e enviados para o Japão.

Do Portal do Governo do Estado

sexta-feira, 11 de maio de 2012

As mamães mais queridas do Brasil

                    Feliz dia das Mães 2012


Mãe amiga, mãe companheira, mãe que protege, mãe que acolhe... Mãe que tudo faz para seu filho tenha sempre o melhor!!!

• Uma figura tão especial e ao mesmo tempo com características tão comuns... Um valor imensurável, doação constante... Uma mãe branca, uma mãe negra... Uma mãe jovem, uma mãe idosa...

• Como é importante a figura dessa pessoa no dia-a-dia de uma criança. Como faz a diferença na formação do caráter de um ser humano conviver com a presença de uma mãe.

• Chamamos de figura, porque no atual contexto social em que vivemos a figura de mãe absorvida por várias pessoas em situações diferentes. Quando uma mulher concebe uma criança e a acompanha por toda a sua vida, ela é a mãe biológica. Num mesmo instante em outro lugar uma avó se depara com seu neto, sozinho, perdido no mundo... Ela o acolhe, educa, dá amor, carinho... Trata como um verdadeiro filho, ele passa chamá-la de minha mãe avó... Podemos também falar de pais, que muitas vezes sozinhos educam seus filhos, sendo ao mesmo tempo pai e mãe.

• E, é com essa sequência de diversificações da figura da mãe que a escola tem que se preocupar, pois sabemos que entre esses nossos alunos existem diversos contextos familiares e sabemos também, que entre esses variados contextos, seja uma mãe biológica, uma mãe avó, uma mãe tia, uma mãe madrasta, um pai que faz o papel de mãe, o importante para uma criança, um jovem ou um adolescente é sentir-se seguro na proteção de sua família.

• E é baseado nesse contexto que nós alunos da E.E. Deputado Gregório Bezerra desejamos um Feliz dia das Mães, “ Pessoas importantes na formação do ser humano”




                                               Homenagem dos alunos da 5° série A















segunda-feira, 7 de maio de 2012

CONCURSO

                                                   6ª edição do prêmio


"Educar para a Igualdade Racial: Experiências de Promoção da Igualdade Étnico-racial no Ambiente Escolar "




                                  O prêmio tem como objetivos:



Dar visibilidade, incentivar e subsidiar escolas, professores e profissionais da Educação Básica para a inclusão da temática étnico-racial nos projetos pedagógicos, objetivando concretizar o direito constitucional ao pleno desenvolvimento escolar das crianças, adolescentes e jovens negros, brancos, indígenas e de outros grupos étnicos, e a garantia de igualdade de acesso. permanência e sucesso na escola;

• Estimular a inclusão dos paradigmas dos conteúdos da diversidade humana e da igualdade étnico-racial nos modelos de gestão dos sistemas de ensino escolares;

• Estimular e apoiar a implementação da LDB alterada especialmente pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008.

• Potencializar o debate e contribuir para a superação da discriminação étnico-racial e a promoção da igualdade racial nos sistemas de ensino;

• Favorecer o desenvolvimento de metodologias, materiais didáticos e paradidáticos que auxiliem o educador e a escola a tratarem adequadamente o tema da diversidade e da igualdade étnico-racial em sala de aula;

• Fortalecer o tratamento da temática étnico-racial como conteúdo permanente e regular dos currículos escolares e atividades em sala de aula;

• Difundir e ampliar as experiências educacionais, conduzidas por gestores, educadores e estudantes, visando promover a igualdade e eliminar todas as formas de discriminação, com ênfase naquelas de natureza étnico-racial;

• Valorizar e assegurar visibilidade à iniciativas bem-sucedidas de superação da discriminação étnico-racial e promoção da igualdade racial no espaço escolar e/ou nos sistemas de ensino.


                                     Período de Inscrição

 
• De 30 de março a 31 de maio de 2012






Inscrições


• As inscrições poderão ser realizadas:


a) site: www.ceert.org.br


b) correio: CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, Rua Duarte de Azevedo, 737, Santana, CEP 02036-022 – São Paulo – SP







sexta-feira, 4 de maio de 2012

COMPARTILHANDO

                        Todos querem ser bem sucedidos:

1ª) Todos querem ser bem sucedidos.


R) A questão colocada é inerente do ser humano, é certo que todos trabalham no sentido de se tornar pessoas de sucesso. No entanto, nem sempre todos conseguem. O que se percebe é que a maioria fica na frustração em busca do sucesso. Para alcançar o sucesso para o tão desejado por todos, há de percorrer caminhos desconhecidos pela a maioria. Podendo ser organização, determinação, muito trabalho no mesmo seguimento, administração, gerenciamento, apoio e perseverança. Claro que o sucesso está aberto a todos, e todos buscam, mas o caminho trilhado não é o mesmo. Até porque a sociedade necessita de pessoas bem sucedidas e pessoas menos sucedidas, para as atividades mais simples.
2ª) A dificuldade de conseguir se superar.


R) Essa dificuldade demanda de diversos fatores, muitas vezes imposto pelo próprio desenvolvimento industrial, a inserção da tecnologia. As pessoas na atualidade para acompanharem as mudanças mundiais, a chamada globalização, teriam de estar se profissionalizando, frequentando capacitação contínua para permanecer competindo no mundo do trabalho. E assim procurar a superação de suas dificuldades, quando isso não acontece as pessoas dificilmente obtém o sucesso esperado. As dificuldades terão de ser superadas a partir dos bancos escolares, adquirir conhecimentos, ser colaborativo, aprender a trabalhar em equipe, preocupar-se com o próximo de verdade, trabalhar no mesmo seguimento de atividade e outros. São ações que podem facilitar ou ajudar na superação de nossas dificuldades.
3) A rotina do professor mediador e comunitário.


R) O professor mediador e comunitário no cumprimento de sua carga horária de 40hs semanais tem diversos afazeres. Quatro dias por semana sendo 9h30min às 18h30min: 2ª, 3ª, 4ª e 6ª feira, na 5ª feira das 13h00 as 22h45min, por conta da flexibilidade para acompanhar o período noturno.

Pela manhã ao chegar à Unidade, dou uma volta na escola para ver se está tranquilo ou se há alguma ocorrência anterior, se há, procuro conversar com as crianças em particular numa sala, para não colocar a criança em situação constrangedora e fazer registro. Conforme o nível de gravidade, já convoco os responsáveis se necessário, para dar ciência e saliento da importância do acompanhamento dos pais ou responsáveis para reunião às quintas feiras as 20h00. Permaneço durante todo o dia, quando há diversos chamados, assim fico atendendo.

Estou sempre presente na reunião de mediação com Direção e Coordenação às quintas-feiras para avaliar o que ocorreu e planejar a semana seguinte. Atendo aos chamados da Diretoria de Ensino para formação, e videoconferências conforme calendário já estipulado.

Esse ano já teve a formação do nosso grêmio estudantil, um trabalho longo e satisfatório, com apoio efetivo da Direção, Coordenação, mediação, professores e pais do início até a apuração dos votos. Um trabalho a ser tomado como modelo, segundo alguns depoimentos, foi emocionante o fechamento e a contagem dos resultados.

Frequento as reuniões de HTPC na segunda feira das 18h30min às 20h20min e quarta feira das 9h40min as 10h30min. Também ministro 12 aulas que me foram atribuídas. Tenho acompanhado reuniões de pais, APM, grêmio estudantil, passeio, conselho e todos os eventos que acontecem na Unidade Escolar.






Professor Mediador
Audisio Matias Barboza.





quarta-feira, 2 de maio de 2012

Reunião de Pais e Mestres

                                       REUNIÃO DE PAIS E MESTRES



                                              1°BIMESTRE 23/04/2012


                               2°BIMESTRE 29/06/2012


                                3°BIMESTRE 11/10/2012


                                4°BIMESTRE 17/12/2012


Socializando

24 – São Paulo, 122 (71) Diário Ofi cial Poder Executivo - Seção I sábado, 14 de abril de 2012


Instrução CGEB, de 13-4-2012

A Coordenadora da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – CGEB, com o objetivo de assegurar a implementação dos mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual, e em atendimento ao disposto no artigo 13 da Resolução SE nº 2, de 12-01-2012, baixa a presente Instrução.

I - Da natureza do processo de recuperação e das responsabilidades

a) a recuperação de conceitos e conhecimentos escolares, parte integrante do processo de ensinar e aprender, insere-se no trabalho pedagógico do professor da classe/disciplina, como um compromisso da prática docente, devendo ser desenvolvida rotineiramente ao longo do ano letivo;

b) a prática em sala de aula, centrada na aprendizagem do aluno, requer do docente retomada contínua do objeto de ensino, diagnosticando com clareza as aprendizagens e dificuldades dos alunos, para utilização de estratégias diversificadas de ensino;

c) a aprendizagem do aluno deve ser orientada, acompanhada e avaliada pelos gestores das escolas e pelo Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, sob a responsabilidade direta e imediata do professor da classe/disciplina.

II – Das formas de recuperação

A partir de um diagnóstico que especifique objetivamente as dificuldades de aprendizagem dos alunos, a recuperação contínua, somente produzirá efeito com o trabalho do professor da classe/disciplina e, se necessário, em conjunto com o professor auxiliar, na proposição e realização de ações docentes que respondam a essas necessidades.

Na conformidade do contido no inciso I do artigo 3º da Resolução SE nº 2/2012, a recuperação contínua, no ensino fundamental e médio, poderá ser operacionalizada na seguinte conformidade:

1 - simultânea e preferencialmente no horário regular da classe/disciplina, mediante atendimento individualizado ou em grupos, que propicie condições necessárias à aprendizagem do aluno nas situações de ensino desenvolvidas no espaço da sala de aula e/ou, se necessário, fora dele;

2 - em caráter circunstancial, pontual e específico, fora do período regular de aulas do aluno, em espaço físico e horário diverso ao da sala de aula, desde que asseguradas:

2.1 - disponibilidade de espaço físico adequado;

2.2 - condições exequíveis de mobilidade dos alunos;

2.3 – viabilidade e monitoramento da assiduidade do aluno às aulas;

2.4 – acompanhamento e avaliação do desempenho dos alunos pelos gestores da unidade escolar e do Supervisor de Ensino.

III – Dos recursos humanos e materiais didático-pedagógicos

Caberá aos Gestores da escola e ao Núcleo Pedagógico da Diretoria de Ensino, com acompanhamento da Supervisão de Ensino:

a) implementar ações de formação do professor, com foco na proposição de práticas que possam resultar em aprendizagem exitosa do aluno;

b) disponibilizar aos docentes os recursos didáticos distribuídos pela Secretaria da Educação, para subsidiar o desenvolvimento das atividades de recuperação.

Esta Instrução entra em vigor na data de sua publicação.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...