domingo, 26 de fevereiro de 2012

A Lição do Sapinho

Era uma vez um grupo de sapinhos que organizaram uma competição. O objectivo era alcançar o topo de uma torre muito alta.
Uma multidão se juntou em volta da torre para ver a corrida e animar os competidores…
A corrida começou…
Sinceramente:Ninguém naquela multidão toda realmente acreditava que sapinhos tão pequenos pudessem chegar ao topo da torre.
Eles diziam coisas como: "Oh, é dificil DEMAIS!! Eles NUNCA vão chegar ao topo."
ou:
"Eles não tem nenhuma chance de sucederem. A torre é muito alta!"
Os sapinhos começaram a cair. Um por um…Só alguns poucos continuaram a subir mais e mais alto…
A multidão continuava a gritar:
"É muito difícil!!! Ninguém vai conseguir!"
Outros sapinhos se cansaram e desistiram…Mas UM continuou a subir, e a subir…Este não desistia!
No final, todos os sapinhos tinham desistido de subir a torre. Com exceção do sapinho que, depois de um grande esforço, foi o único a atingir o topo!
Naturalmente, todos os outros sapinhos queriam saber como ele conseguiu!
Um dos sapinhos perguntou ao campeão como ele conseguiu forças para atingir o objetivo?
E o resultado foi…Que o sapinho campeão era SURDO!!!!
A moral da história é:Nunca dê ouvidos a pessoas com tendências negativas ou pessimistas…porque eles tiram de você seus sonhos e desejos mais maravilhosos. Aqueles que o Senhor colocou no seu coração!
Sempre se lembre do poder das palavras. Porque tudo o que você falar, ouvir e ler irá afetar suas ações!
Portanto:
E acima de tudo:


Uma mensagem oferecida pela Professora Maria de Fátima

Seja SURDO quando as pessoas dizem que VOCÊ não pode realizar SEUS sonhos!
Seja SEMPRE….POSITIVO!!!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Grêmio estudantil: participar para prevenir a violência




A escola é um lugar estratégico e privilegiado para se trabalhar na perspectiva da prevenção da violência, pois pode ser o palco de experiências de prática cidadã. Elas podem ser disparadas, por exemplo, por meio do incentivo ao associativismo juvenil na forma de grêmio estudantil.



A violência não afeta de maneira uniforme regiões, grupos etários, classes sociais ou gênero. A maioria das vítimas da violência letal é do sexo masculino e está na faixa entre 15 e 24 anos (segundo dados do Infocrim da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo).



Carência de opções



Ao analisar as áreas onde a violência se manifesta com mais frequência, percebe-se a alta densidade populacional e a alta proporção de jovens no total da população, a presença insuficiente do poder público e os índices de vulnerabilidade e exclusão. Muitas vezes, os serviços públicos de educação e saúde estão degradados e contam com profissionais pouco estimulados e preparados para lidar com os desafios da comunidade. As escolas, os postos de saúde e a polícia são, em muitos locais da periferia, os únicos equipamentos públicos presentes.

Neste contexto, a violência letal acaba resultando de conflitos banais, estimulados por uma cultura da violência que valoriza o individualismo e exige uma resposta imediata e violenta diante de qualquer desavença. Mesmo quando não acabam em mortes, estes conflitos e a maneira como são resolvidos perpetuam uma cultura de desvalorização do diálogo, da negociação e do associativismo e da vida.



Diante deste diagnóstico, é possível traçar caminhos e medidas para contribuir com a diminuição e a prevenção da violência nestes locais. Essas ações também podem atuar em um nível mais simbólico, ampliando o repertório das comunidades e interferindo na cultura de banalização da violência. O Instituto Sou da Paz tem desenvolvido diversos projetos de intervenção com foco na prevenção da violência juvenil em comunidades de São Paulo. Estes projetos pretendem promover a par ticipação democrática dos jovens nos processos de ocupação e transformação de espaços públicos (praças ou escolas), apostando na negociação e na valorização da diversidade como estratégias que contribuem para mudar este quadro.



O potencial das escolas



As escolas são um dos únicos equipamentos públicos encontrados nas regiões periféricas e têm enorme potencial para a formação de lideranças e a construção de formas pacíficas de relação social e de promoção dos direitos de cidadania.



O grêmio estudantil é a associação representativa dos estudantes. Sua existência é garantida por lei, mas sua fundação não deve corresponder ao cumprimento exclusivo de uma obrigação legal. Ao contrário, o grêmio deve existir como um princípio e conteúdo pedagógico, compondo o currículo escolar, sendo uma experiência política teórica e prática de exercício de cidadania, formação de cultura cívica e estabelecimento de uma rede de capital social na escola.

Considerar o estímulo à formação e à consolidação dos grêmios estudantis um processo pedagógico é assumir, por um lado, a formação política dos jovens, no sentido de participação no espaço público, buscando prepará-los para a vida democrática. Por outro lado, é assumir os alunos como membros da comunidade escolar, dando mais sentido e significado para seu estar na escola.

Como formar um grêmio estudantil?



1) O grupo interessado em formar o grêmio avisa a direção da escola, divulga a proposta e convida os alunos a formar a comissão pró-grêmio. Este grupo elabora uma proposta de estatuto que será discutida e aprovada em assembleia geral.



2) A comissão pró-grêmio convoca todos os alunos da escola para participar da assembleia geral. Nesta reunião os alunos decidem o nome do grêmio, o período de campanha das chapas, a data das eleições e aprovam o estatuto do grêmio, além de montar a comissão eleitoral.



3) Os alunos se reúnem e formam chapas para concorrer à eleição. A comissão eleitoral promove debates entre as chapas, abertos a todos os alunos.



4) A comissão eleitoral organiza a eleição. No final da apuração, a comissão pró-grêmio deve fazer uma ata da eleição, para divulgar os resultados.



5) A comissão pró-grêmio envia uma cópia da ata da eleição e do estatuto para a direção da escola e organiza a cerimônia de posse da diretoria do grêmio. A cada ano, reinicia-se o processo eleitoral, a partir do 3º passo.

Saiba mais sobre grêmio estudantil acessando:



Instituto Sou da Paz - http://www.soudapaz.org/

União Nacional dos Estudantes - http://www.une.org.br/ - clicando em UBES on-line.



Roberta Navas Battistella,

jornalista, ONG Sou da Paz, São Paulo, SP.

Endereço eletrônico: roberta@soudapaz.org

Subsídio da edição nº 405, jornal Mundo Jovem, abril de 2010, página 10.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Curso de Inglês Online Gratuito

Do You Speak English???
No???

Está mais que na hora de aprender o idioma mais falado no mundo! A língua dos negócios, a língua que está em tudo... Saia do simples "verbo to be", pare de reclamar e dizer que não sabe nada!
Aproveite a oportunidade oferecida pelo Estado de São Paulo!

Se você é aluno do Ensino Médio da Rede Estadual de São Paulo, continue lendo essa postagem e saiba como participar! Corra! As Vagas são limitadas, e as inscrições são só até o dia 10 de fevereiro!

Vai Participar ou continuar no "verbo to be?"

*Os interessados deverão acessar os sites
http://evesp.cursos.educacao.sp.gov.br  e
www.educacao.sp.gov.br/projetos/evesp munidos de RA e dados pessoais.*

*Serão oferecidas 25.000 vagas para o 1º semestre. *

*Os critérios de seleção serão: freqüência, notas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa.*

O Curso de Inglês online é destinado a alunos do Ensino Médio, regular e da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da rede estadual. Tem por objetivo estimular a capacidade de comunicação oral e escrita no idioma. O projeto busca, também, a modernização dos meios de ensino e de formação continuada, criando bases para, futuramente, alcançar todos os alunos em todas as regiões do Estado.

O curso é oferecido na modalidade de educação à distância. A utilização de recursos próprios do processo de autoaprendizagem permite aos alunos o emprego de ferramentas tecnológicas interativas, que se constituem em elemento motivador da aprendizagem. Tais ferramentas são cada vez mais utilizadas no ensino formal e nos processos de treinamento e formação profissional.

Maiores informações, ligue na Escola!

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