quarta-feira, 31 de agosto de 2011

RELATÓRIO: VISITA AO CIENTEC


Local: CIENTEC – Parque de Ciências e Tecnologias da USP.
Data: 19 de Agosto de 2011
Professores: Dirce Hiroko Taira
                       Hebe Rosalina Silva
Alunos: das 6ª séries (7º anos) – Período Manhã

            Ao chegarmos ao CIENTEC, fomos recepcionados pelos monitores Yuri (Geociências) e Jéssica (Artes, Ciências e Humanidades) e seus acompanhantes Rodrigo (Matemática e Estatística) e Silvana (Física).
Em um primeiro momento o monitor Yuri conversou e dividiu os alunos em dois grupos, e os orientou a explorar o lugar que cada grupo trilharia para que pudessem trocar ideias e experiências no decorrer dos trabalhos escolares. As atividades foram voltadas para os diversos tipos de Energias: Energias Alternativas e Energia Vertedouro.
Foi realizada uma discussão sobre o que é Energia, onde cada aluno expôs o seu conhecimento sobre o assunto. No final, o monitor explicou a eles que Energia é a capacidade de realizar trabalho ou gerar calor. Movimenta todos os corpos do Universo e possibilita a vida. Não pode ser criada nem destruída, mas transformada. O ser humano não pode produzir a energia elétrica, mas pode queimar o carvão e converter a energia química liberada por ele em energia elétrica.
            Na trilha para o conhecimento, o monitor Yuri falou da Energia que vem de recursos naturais como o Sol (Energia Solar), o Vento (Energia Eólica), a Chuva e as marés (Energia Hidráulica), que são denominados como fontes renováveis. Energia de fontes não renováveis são os tipos de energias que quando utilizados, não podem ser repostos pela ação humana ou pela natureza. As fontes de energias não renováveis são atualmente as mais utilizadas como petróleo, carvão mineral e gás natural, porém são poluidores, libertando dióxido de carbono quando queimados, causando chuvas ácidas, poluindo solos e água.
            Andando pela trilha, os alunos puderam ter contato direto com a Natureza podendo conhecer o lago do Parque, o qual é abastecido por nascentes do riacho do Ipiranga. O nome "Parque Estadual das Fontes do Ipiranga" é devido às nascentes deste riacho. Nestas margens, foi declarada a Independência do Brasil (o grito de Independência).
Neste local foram abordados diversos assuntos: ciclo da água, fauna e flora do parque, histórico da região, a importância da qualidade da água na vida cotidiana e origem dos solos.
Na segunda atividade com a monitora Jéssica, os alunos tiveram contato com as Energias Alternativas podendo conhecer como são geradas:
ü    Energia Hidrelétrica: que utilizam a água dos rios para girar as turbinas que acionam os geradores das usinas hidrelétricas, representando 90% da energia utilizada em todo o país. Usina de Itaipu.
ü    Energia Solar, onde são utilizadas células fotovoltáicas onde raios solares são convertidos em energia por processos químicos, porém, é um meio de alto custo.
ü    Energia Eólica, a partir dos ventos. A força dos ventos movimenta as hélices do gerador eólico acionando o funcionamento dos geradores elétricos, transformando em energia elétrica. Muito utilizado em regiões a beira mar onde os ventos são mais constantes e mais fortes. Comparação com moinhos.
Em seguida, os alunos foram encaminhados ao laboratório onde há várias exposições e entre elas uma bicicleta que quando pedalada, gera energia. Os mesmos puderam experimentar a bicicleta, disputando entre eles, quem conseguiria ascender ao maior número de lâmpadas.
As atividades tiveram como objetivo, contribuir para a conscientização à preservação da natureza, respeito ao meio ambiente e princípios de cidadania.


Veja Imagens do passeio Clicando Aqui



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Atenção! Inscrição para Estágio



Já pensou em ser monitor na sala do Acessa Escola? Não sabe como?
Não sabia... 
Você que é aluno de Escola Pública, tem 15 ou 16 anos, pode ser monitor em uma das muitas salas do Programa Acessa Escola. Basta se inscrever, pagar a taxa, fazer a prova e aguardar a chamada!

A inscrição para estagiar na sala Acessa Escola está aberta até o dia 12 de Setembro até 18h. 
A Publicação das inscrições confirmadas até 16 de Setembro
Local de prova: EE Delcio de Souza Cunha ( Canhema) 
Data da Prova: 08 de Outubro de 2011 às 13h. 
Para efetuar inscrição é necessário pagar a taxa de R$ 12,00 
Site para inscrição e impressão do boleto : Aqui ou www.fundap.sp.gov.br

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vem aí o Agita Galera 2011




 No próximo dia 26 de agosto, todas as escolas da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo, mais uma vez estarão realizando diversas atividades diferenciadas, todas com um único objetivo: refletir e reforçar a importância das atividades físicas, dos hábitos saudáveis, da alimentação correta, para a SAÚDE dos nossos escolares e da comunidade onde estão inseridos. É o dia do AGITA GALERA.

As atividades físicas serão realizadas:

 Período da manhã: NO INÍCIO DO PERÍODO até as 10h.
Período da tarde: APÓS AS 16h.

Para saber mais, clique aqui

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Atenção: Inscrições Abertas

Inscrições abertas para AGENTE DE ORGANIZAÇÃO e AGENTE DE SERVIÇOS ESCOLARES

Período de 22 a 26 de Agosto
Horário: 9h00 às 12h00
13h00 às 16h00

Local: EE deputado Gregório Bezerra
Avenida Afrânio Peixoto, 281, Vila Paulina. Diadema, SP.

Relação de documentos Originais e Xerox

Agente de organização Escolar

  • RG
  • CPF
  • Certificado de Conclusão do Ensino Médio
  • Certificado de Conclusão do Ensino Superior - 10 (dez) pontos para fins de contagem de título
  • Certidão de filhos menores de 18 anos (para fins de desempate)
  • Comprovante da última votação
  • Certificado de Reservista.
Agente de Serviços Escolares
  • RG
  • CPF
  • Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental
  • Certificado de Conclusão do Ensino Superior - 10 (dez) pontos para fins de contagem de título
  • Certidão de filhos menores de 18 anos (para fins de desempate)
  • Comprovante da última votação
  • Certificado de Reservista.

domingo, 7 de agosto de 2011

Origem da palavra FAVELA




Favela com o Cristo Redentor ao fundo
Você já parou para pensar qual o motivo de chamarmos os bairros pobres e sem infraestrutura de "FAVELAS"? Eu sempre achei que fosse um nome indígena ou qualquer coisa assim,mas a história é bem mais interessante que isto.
A origem do nome "FAVELA" remete a um fato marcante ocorrido no Brasil na passagem do século XIX para o século XX: a Guerra de Canudos.
Na Caatinga nordestina, é muito comum uma planta espinhenta e extremamente resistente chamada "FAVELA"
Produz óleo comestível e combustível
Entre 1896 e 1897, liderados por Antônio Conselheiro, milhares de sertanejos cansados da humilhação e dificuldades de sobrevivência num Nordeste tomado de latifúndios improdutivos e secas, criam a cidadela de Canudos, no interior da Bahia, revoltando-se contra a situação calamitosa em que viviam.
Mapa da Região de Canudos - Bahia
Em Canudos, muitos sertanejos se instalaram nos arredores do "MORRO DA FAVELA", batizado em homenagem a esta planta.
Estátua de Antonio Conselheiro olha pela Nova Canudos
A cidade original foi alagada para a construção de um Açude
Morro da Favela em dois momentos: Guerra de Canudos (esquerda) e atualmente (Direita)
Com medo de que a revolta minasse as bases da República recém instaurada, foi realizado um verdadeiro massacre em Canudos, com milhares de mortes, torturas e estupros em massa, num dos mais negros episódios da história militar brasileira, feito com maciço apoio popular.
Quando os soldados republicanos voltaram ao Rio de Janeiro, deixaram de receber seus soldos, e por falta de condições de vida mais digna, instalaram-se em casas de madeira sem nenhuma infraestrutura em  morros da cidade (o primeiro local foi o atual "Morro da Providência"), ao qual passaram a chamar de "FAVELA", relembrando as péssimas condições que encontraram em Canudos.
Morro da Providência em foto antiga. Onde tudo começou...
Morro da Providência atualmente
Este tipo de sub-moradia já era utilizado há  alguns anos pelos escravos libertos, que sem condições financeiras de viver nas cidades, passaram também a habitar as encostas. O termo pegou e todos estes agrupamentos passaram a chamar-se FAVELAS.
Mas existem vários "MITOS" sobre as Favelas que precisam ser avaliados...
01 - Costumamos achar que as maiores Favelas do mundo encontram-se no Brasil, mas é um engano. Nenhuma comunidade brasileira aparece entre as 30 maiores do Mundo. México, Colômbia, Peru e Venezuela lideram o Ranking, em mais um triste recorde para a América Latina.
Vista aérea da Favela de NEZA, nas proximidades da Cidade do México.
A Maior do Mundo, com mais de 2,5 milhões de Habitantes
02 - Outro engano comum é achar que as Favelas são um fenômeno "terceiro-mundista", restrito a países subdesenvolvidos ou emergentes. Apesar de em quantidade bem menor, países desenvolvidos como Espanha também tem suas Favelas, chamadas por lá de "Chabolas".
Chabolas madrileñas, as favelas espanholas
03 - E um terceiro mito é o de que as Favelas apenas aumentam, não importa o que o governo faça...A especulação imobiliária e planos governamentais já acabaram com algumas favelas, mesmo no Rio de Janeiro. O caso mais famoso é o da Favela da Catacumba, ao lado da Lagoa Rodrigo de Freitas, que foi extinta em 1970. A Favela do Pinto também é um outro exemplo...
Favela da Catacumba na Década de 60. Hoje, parque e prédios de luxo
Dizia-se que no local existiu um Cemitério Indígena.


Vista do Morro da Babilônia com Corcovado ao fundo
Babilônia
A vegetação exuberante e a vista privilegiada de Copacabana levou os moradores a compararem o local com os "Jardins Suspensos da Babilônia".
Rocinha
Rocinha
Nos anos 30, após a crise da Bolsa de 1929 que levou vários produtores de café à bancarrota, o  terreno da Fazenda Quebra-Cangalha foi invadido e dividido em pequenas chácaras, que vendiam sua produção na Praça Santos Dumont, responsável pelo abastecimento de toda a Zona Sul da cidade. Quando os clientes perguntavam de onde vinham os legumes, diziam: "-É de uma tal Rocinha lá no Alto da Gávea"
Morro da Mangueira
Mangueira
Nos anos 40, na entrada da trilha de subida do Morro, que na época ainda era coberto pela mata, foi colocada uma placa que dizia: "Em breve neste local, Fábrica de Chápeus Mangueira". A fábrica nunca foi construída, mas a placa permaneceu, batizando uma das mais emblemáticas comunidades cariocas.
Morro do Vidigal
Vidigal
Em homenagem ao dono original do terreno onde hoje se localiza a Favela, o Major Miguel Nunes Vidigal, figura muito influente durante o Império.

Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se pode aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar.
Nelson Mandela
--
"O Mundo é como um Espelho.
Devolve a cada pessoa o reflexo de
Seus próprios pensamentos."
Luíz Fernando Veríssimo

ATRIBUIÇÃO DE CLASSES/AULAS 2012


REDE Nº 708/11                                               03/08/2011
ASSUNTO: ATRIBUIÇÃO DE CLASSES/AULAS 2012





                          Tendo em vista o processo de inscrição para atribuição de classes/aulas para 2012, o Secretário de Escola  deverá efetuar até a data 07/08/2001 (domingo) IMPRETERIVELMENTE a verificação dos dados de TODOS OS DOCENTES com aulas atribuídas na sua U.E. nos JATI,008 ( opções 1.1- 1.2 -1.3 -1.5).
                           Todos os acertos (Dados pessoais, pontuação,qualificação,disciplinas especificas e não especificas, correlatas , opção por prova e/ou disciplina de prova) deverão ser efetuados até esta data e as inscrições que já foram duplicadas pelo DRHU ( de todos os docentes Titulares de Cargo, Estáveis-“P”,”N”,”F”- e os ”L”,”0”) deverão ser CONFIRMADAS (ocorrendo ou não acertos/correções) pelo Secretário de Escola.
                           No período de 08 a 31 de Agosto, TODOS os docentes inscritos no ano letivo de 2011(Titular de Cargo, “P” ,“F”,”L”,”O”) deverão realizar (ELES mesmos) no GDAE (com acesso e senha própria) a SUA INSCRIÇÃO  para atribuição de aulas  para 2012 e trazer a cópia do protocolado para a sua sede controle de freqüência.
                           Lembramos que tal procedimento no GDAE implica na utilização da SEE de comunicação via e-mail do DOCENTE. Para tal esse e-mail dever ser PESSOAL e não o e-mail da escola ou de outra pessoa, uma vez que o próprio docente deverá efetuar os seus acessos. O Secretário de Escola deverá atualizar o e-mail do docente que consta nos dados pessoais e verificar se é do próprio interessado, alterando-o  se necessário. Isto é IMPORTANTÍSSIMO.                 
                           A Equipe de Atribuição de aulas enviará convocação para Reunião com Diretores e Secretários em data e local a ser confirmado para demais orientações do processo. Até lá esses dados devem ser OBRIGATORIAMENTE CONFIRMADOS para que os docentes possam se inscrever no GDAE com os dados corretos evitando assim os RECURSOS na ESCOLA(via tela GDAE que será consultado e respondido de imediato e diariamente).
                          O docente que não possua Login e Senha do GDAE deverá ser orientado pelo Secretário de Escola para efetuar o acesso no GDAE e obter  seu login e senha que será enviado para seu e-mail pessoal.
               
Atenção, vá para esta postagem (link) e saiba local onde realizará sua prova no dia 30 de outubro!


Atenciosamente,
Maria Carmen de Paula Freitas
Dirigente Regional de Ensino - Diadema

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