terça-feira, 25 de janeiro de 2011

EDITAL



A DIREÇAO DA EE DEPUTADO GREGORIO BEZERRA COMUNICA QUE ESTARA RECEBENDO PROPOSTAS PARA O POSTO DE TRABALHO DE PROFESSOR COORDENADOR CICLO II – EF DE 14/02 Á 18/02 PARA O HORARIO DE TRABALHO DAS 10:00 ÁS 19:00

Mais Informações, ligue: 4059-4900

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Escreva-me Cartas

Cartas: Objeto de correspondência com ou sem envelope. Forma de comunicação escrita circulada nos mais variados meios: administrativo, comercial, legislativo, social. Esse meio de comunicação, que tem como função guardar e transmitir palavras com mensagens e histórias dos mais variados destinatários sempre teve grande importância, e fez parte da história. Cartas que se tornaram documentos históricos, como a Carta de Pero Vaz de Caminha (primeiro relato que descreve o Brasil). Há também as célebres cartas na Literatura, correspondências entre paixões proibidas, autores do mesmo período literário e assim por diante.

Carta de Pero Vaz de Caminha
Clique na imagem para ler na íntegra
É certo que as cartas vem perdendo lugar para o correio eletrônico, mais conhecido como e-mail. Com o avanço cada vez mais acelerado da tecnologia, a prática da correspondência por meio de cartas vem sendo substituída pelos meios mais fáceis, como celulares, mensagens instantâneas, recados em redes sociais como Orkut, Facebook, MSN e Twitter.
Mesmo assim, ainda há quem prefere saborear a prazerosa leitura de uma carta, o gostinho da espera pelo carteiro, o contato dos olhos com a letra de quem se ama.

A Escola continua ensinando a escrever cartas. Não somente pelo simples fato poético, mas porque apesar da decadência do uso da carta escrita à mão, seu uso continua recorrente em muitos meios. Quem sabe escrever bem uma carta, sabe se comunicar.
Anualmente, alunos do Sétimo Ano/Sexta Série são submetidos ao exame do SARESP, cujo objetivo é ajudar a monitorar e a traçar planos e metas para o ensino das escolas públicas paulistas. Na parte de redação, o aluno escreve uma carta pessoal partindo de uma temática estabelecida na Prova.
Em 2010, o objetivo da carta foi "Escrever para um amigo relatando mudanças recentes na vida". Como ponto de partida foi apresentada uma carta do livro "Tchau" de Lygia Bojunga. Nesse ponto, a leitura exerceu um papel muito importante, alguns alunos já haviam lido o livro e inclusive, escrito cartas à autora.
Selecionamos algumas cartas para socialização. É muito bom ver que nossos alunos, apesar de gostarem de se comunicar pela internet, também sabem escrever cartas.

Boa Leitura a Todos e Parabéns pela Participação responsável no SARESP! Todos são capazes! Basta querer!
Tome gosto pela carta. escreva para um amigo, para aquela pessoa que faz seu coração bater mais forte, para um autor que você goste, para a sua revista favorita, para a Diretora da escola, para um Professor, para um parente...O importante é não deixar a prática de lado. Além de se comunicar, você estará deixando um pedacinho de sua história no mundo.


Cartas Saresp 2010                                                                                                                           


Leia mais sobre Cartas em:

Brasil Escola
Carta de Pero vaz de Caminha
Por dentro do Saresp - Educar para Crescer

sábado, 1 de janeiro de 2011

Um novo ano começa

"Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a
que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no
limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e
entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra
vez, com outro
número e outra vontade de acreditar que daqui pra
diante vai ser diferente"
Carlos Drummond de Andrade  

Que a esperança esteja sempre presente entre nós, não nos deixando desistir dos sonhos, das metas e dos objetivos.  Um feliz 2011 a todos que fazem parte da nossa história!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...