domingo, 28 de novembro de 2010

Memorial Descritivo: Categoria Inovação em Conteúdo

  1. DESCRIÇÃO DO PROJETO:
    O projeto Degradação ambiental local, é um projeto que tem por objetivo utilizar ferramentas tecnológicas para estudo dos problemas ambientais no entorno da nossa escola, localizada em área de proteção ambiental, para mudanças de atitudes.

1.1. Dados cadastrais:

Nome do Líder do grupo: Terezinha Gomes da Rocha

Cidade: Diadema

Estado: São Paulo


Nome da Escola onde o Líder atua: E. E. Deputado Gregório Bezerra
Telefone da escola: (11) 40594900


Nome do membro do grupo: Terezinha Gomes da Rocha

Cidade: Diadema

Estado: São Paulo


Nome da Escola do membro: E. E. Deputado Gregório Bezerra
Telefone da escola:


  1.2. Descrição do projeto:

Este projeto foi desenvolvido devido à necessidade de reflexão de problemas ambientais locais, apresentando recursos atrativos aos estudantes adolescentes que cursam o nono ano do ensino fundamental.
Desta forma lançou-se um desafio para que após pesquisa via internet e pesquisa de campo, orientadas e acompanhadas por um professor, os estudantes sistematizassem os dados, por meio da criação de programa jornalístico televisivo ou via internet, utilizando-se das ferramentas tecnológicas colaborativas: pesquisa na internet, sistematização de dados por meio de gráficos com o auxílio do excel e editor de imagens do Moviemaker e/ou powerpoint.
Após sistematização da primeira etapa, percebeu-se que os alunos adquiriram maior conhecimento em relação à degradação ambiental local, maior habilidade para trabalhar com os recursos tecnológicos solicitados e ainda maior sociabilidade.

2) CRONOGRAMA DO PROJETO:


2.1. Data de início do projeto 20/03/2010


2.2. O projeto está em andamento? Se sim, qual a previsão de tempo de continuidade do projeto?

Se não, quando foi concluído (especifique mês e ano)?

A primeira etapa do projeto foi concluida em 07 de junho de 2010. Entretanto, este não se esgota, pois será utilizado como recursos em aulas futuras nas diversas matérias envolvidas.


3) OBJETIVOS


3.1. Descreva o objetivo geral do projeto, ou seja, a sua maior expectativa de aprendizagem com relação ao trabalho:

Investigação de problemas ambientais locais, utilizando-se de recursos tecnológicos para sistematização de dados e imagens ; divulgação dos mesmos para a comunidade escolar para reflexão e mudanças de atitudes.
3.2. Detalhe os objetivos específicos que seu projeto procurou alcançar:

Objetivos conceituais – relacionados a conteúdos, conceitos que os alunos deveriam aprenderSistematizar programa jornalísticos com denúncia de impactos ambientais locais pesquisados, utilizando ferramentas tecnológicas da microsoft.
Objetivos procedimentais – relacionados a procedimentos, habilidades e competências que os alunos deveriam desenvolverUtilização de conhecimentos tecnológicos na elaboração de denúncia ambiental local.

  • Pesquisa de campo,
  • Pesquisa utilizando a internet,
  • Sistematização de dados,
  • Transformação de dados em progrmas jornalísticos televisivos e de internet.
Objetivos atitudinais – relacionados à mudança de atitude que os alunos deveriam demonstrarEntender que problemas ambientais locais fazem parte dos problemas mundiais.



Refletir sobre suas próprias atitudes ambientais ao sistematizar e apresentar o trabalho;

Ampliar seus conhecimentos sobre as novas tecnologias ao utilizá-las para denúncias de problemática ambiental local.


 4) CARACTERÍSTICAS DO PROJETO


4.1. Escolha uma ou mais áreas que definam o segmento de atuação de seu projeto:

  • ( ) Infantil
  • (x ) Fundamental
  • ( ) Médio
  • ( ) EJA
  • ( ) Ensino técnico
  • Outros: _________

4.2. Quais as disciplinas envolvidas no projeto ?
  • ( x ) Português
  • ( x ) Matemática
  • ( ) História
  • ( x ) Geografia
  • ( ) Química
  • ( ) Física
  • ( ) Biologia
  • ( X ) Inglês
  • ( x) Artes
  • Outras: Ed. física
4.3. Público-alvo

4.3.1.
A elaboração do trabalho foi dirigida aos 9ºs anos do ensino fundamental, os quais apresentará aos estudantes dos 6ºs, 7ºs e 8 ºs anos para reflexão dos impactos ambientais provocados pela comunidade local.

4.3.2. Envolvimento dos educadores:


Nome do educador Disciplina Ações realizadas no projeto
Terezinha Gomes da RochaLíngua PortuguesaOrientação e sistematização de pesquisas na internet ; bem como transformação da mesma em programa jornalístico, utilizando ferramentas da microsoft.
Ana Maria SantosMatemáticaSistematização de dados por meio de gráfico, utilizando ferramenta da microsoft.
Diogenes Lima RosaGeografiaLocalização geográfica de bairros degradados utilizando o google.
Dirce Hiroko TairaArtes Sonoplastia e seus efeitos em um programa jornalístico e postura de repórteres investigadores…
Gerson RibasEducação física Alimentação saudável e preparo físico na formação de profissionais.
Língua estrangeira moderna Americanos como coadjuvantes no projeto de criação da represa Billings 

4.3.3. Envolvimento dos alunos:

  1. Quantos alunos participam do projeto? Qual(is) série(s) dos alunos envolvidos?
    Cerca de 80 alunos estiveram envolvidos no projeto até o final da 1ª etapa. A elaboração do filme foi realizado pelos alunos dos 9º anos(8ªs séries) e será apresentado aos alunos dos ciclos anteriores.
  2. Quais as principais características de sua turma? Houve mudanças durante o desenvolvimento do projeto ?
    A turma apresentava apatia em sala de aula durante aulas teóricas. Percebermos que o interesse aumentava quando era direcionado à assuntos tecnológicos, sobretudo envolvendo imagens. Entretanto, os alunos não conheciam os recursos tecnológicos propostos para a sistematização do projeto.
    Após sistematização da 1ª etapa passaram a utilizar a aprendizagem na realização de outros trabalhos internos e externos à escola.
  3. De que forma você distribuiu as atividades entre os alunos ? Como organizou os grupos para que todos pudessem participar das atividades ?
    Foram apresentados aos alunos diversos temas de problemática ambiental para que refletissem se em sua região haviam os mesmos problemas ; cada grupo escolheu um tema para pesquisa e sistematização. Os grupos foram formados levando em consideração a habilidade de cada um.
5) DETALHAMENTO DO PROJETO

5.1. Detalhe as etapas passo-a-passo do seu projeto, procurando demonstrar a sequencia lógica e progressão de uma atividade a outra:

Conteúdos Estratégias utilizadas Tecnologia utilizada (sites, recursos)O que os alunos realizaram/produziram
Problemática ambientalInvestigativa/provocativaPesquisas no googleSistematização de pesquisa
Problemática ambiental localEstudo de campoCâmeras fotográficas e filmadorasMontagem de jornal televisivo e via internet com dados pesquisados
Jornal televisivo e de internetTransformação de dados investigados em programa jornalístico.Powerpoint, Movie maker.Filmes
GráficosTransformação de dados investigados em gráficos.ExcelGráficos de dados comparativos.

5.2. Justifique a sua atuação neste projeto e o desenvolvimento dos alunos em cada um dos itens solicitados. Muito importante apontar sempre que você obtiver algum registro extra ou anexo que comprove o que está sendo afirmado.

Em quais momentos os alunos foram mais desafiados e quais as estratégias que mais contribuiram para que os alunos participassem ativamente das atividades propostas ? O momento mais aguardado foi também o mais desafiador : utilizar os programas de edição de texto e imagens do Moviemaker.

A montagem do jornal também representou um outro desafio : nossa escola localiza-se em um bairro muito carente, com pessoas que não possuem muitos recursos para vestuários… Por isso preocuparam-se e muito se discutiu a imagem pessoal. O que ocasionou mudança de atitude e melhora em autoestima.
As tecnologias facilitaram de alguma forma o trabalho em equipe, interação entre alunos e professor? específique de que forma :A sociabilização de todos os conhecimentos: desde o local escolhido para pesquisa de campo(área de proteção aos mananciais) até a sistematização de

dados em forma de jornalismo no computador ocasionou desde melhora de relacionamentos entre o grupo, como a visão de que se é completamente possível utilizar tecnologia para aquisição de saberes nas diversas áreas.
Este trabalho seria possível de ser realizado sem as TIC? Por quê? Qual seria a diferença?Não, pois a proposta era apresentar aos alunos um trabalho visual para reflexão e mudanças de atitudes.

A utilização das TIC's foram fundamentais na elaboração do Projeto, tanto no desenvolvimento, coleta de dados e sistematização.
Houve participação da comunidade escolar neste projeto ? Neste caso, você percebeu algum tipo de mudança ou por meio dos participantes? Especifique:Sim. A comunidade participou em entrevista nos programas jornalísticos e trouxe a história e apresentou opinião sobre a degradação ambiental local.

Houve mudança significativa no comportamento dos participantes, que se mostraram proativos, pesquisando, organizando as entrevistas e dados.

Deste modo, adquiriram habilidades e conhecimentos envolvidos no Projeto.
Quais são as características de seu projeto que o torna inovador?O que considero mais inovador neste projeto foi a cada etapa ver as mudanças de atitudes e conhecimentos adquiridos pelos alunos, pois ao apresentar a proposta eles a consideraram complexas demais e em princípio disseram que não conseguiriam. Ao ver o resultado final, perguntaram-me se haverá outro trabalho como esse.
Quais foram as principais reflexões, ponderações ou mesmo aprendizagens que você teve com esta experiência? Se fosse mudar algo em seu projeto, o que mudaria?Quando pensamos no trabalho, achávamos que nossa participação seria apenas na visita aos locais degradados e auxiliar na sistematização do trabalho escrito, entretanto a insegurança dos alunos mudou nossa atitude, exigiu a nossa participação. Atuei até como maquiadora.

Mudaríamos alguns passos quanto à elaboração final, utilizando efetivamente outras ferramentas tecnológicas oferecidas pela Microsoft. Houve dificuldade na utilização dessas ferramentas pelo fato de muitos alunos não terem acesso em suas casas e não haver uma sala de informática ativa na escola.


 

5.3. Por que você acredita que o seu projeto se enquadra na categoria Inovação em Conteúdo?
Ao abordar problemas ambientais, os materiais audiovisuais trazem problemas longínquos que não condizem com a realidade local. Este trabalho poderá ser utilizado por todos os professores da escola por tratar do cotidiano da comunidade escolar como um todo. Sobretudo, o Projeto envolveu o uso das TIC's.
6) HOJE 6.1. Como está o projeto hoje?
a) Como o projeto acontece na prática?
Com o material já montado estamos utilizando em aula nas diversas áreas envolvidas para : debates, análises e sistematização de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Sendo este último o objetivo maior deste trabalho que trata de mudanças de atitude em relação ao meio ambiente.
b) Qual o envolvimento da direção da escola no projeto?
Ao saber do projeto a direção nos deu toda a estrutura material e apoio para a elaboração do mesmo.
  1. Quais os principais desafios e conquistas para consolidação do projeto na escola?
    O principal desafio foi conseguir o envolvimento dos professores das diversas áreas, devido ao próprio sistema da secretaria que já manda os conteúdos que se deve trabalhar e muitos não sabem que se pode adaptá-los à realidade local.
    Um outro desafio foi o acesso dos alunos à ferramentas utilizadas, muitos tiveram que realizar o trabalho final em lan house ou até na casa de amigos.
  2. O projeto é auto-sustentável? Se sim, exemplifique:
    O projeto é auto-sustentável, pois temos material visual para elaboração de aulas com conteúdo local que se pode utilizar com diversos objetivos nas diversas áreas de conhecimento.

7) RESULTADOS DE APRENDIZAGEM

7.1. Relate o que você observou que seus alunos aprenderam com relação a cada um dos objetivos e quais as evidência que você possui, ou seja, como você conseguiu perceber que os alunos aprenderam
Decreva os resultados Evidências que comprovam 
Conceitos, contéudos Os alunos compreenderam que a área onde residem trata-se de área de proteção ambiental e que provocam a degradação da mesma.- Roda de conversa e observações dos professores ;





Trabalho já sistematizado (anexo)
Habilidades e competências
  • Organizar-se em grupo ;
  • Pesquisa de campo e internet ; sistematização de dados ;
  • Transformação de dados em programa jornalístico.
Roda de conversa e observações dos professores ;





Trabalho já sistematizado(anexo)
Mudanças de atitudesMaior valorização do local onde residem.
Roda de conversa e observações dos professores ;
Transformação localDisseminação de informações adquiridas em pesquisas.Roda de conversa e observações dos professores ;





Trabalho já sistematizado(anexo)
OutrosAumento de auto-estima ; melhoria na aparência ; aumento de vocabulário da norma culta da língua portuguesa. Roda de conversa e observações dos professores ;





Trabalho já sistematizado(anexo)


7.2. Você possui registros que mostrem o que os alunos sabiam antes do projeto e os avanços obtidos durante o processo? Possui outros recursos que comprovem a evolução dos alunos? Descreva-os.

Temos registros de avaliações realizadas durante o 1º bimestre (antes do projeto) e referentes ao do 2º bimestre( Projeto em andamente e concluído)

8) PERSPECTIVAS FUTURAS
8.1. Este projeto é passível de replicação em outras escolas? Como?
Sim. Pretendemos socializá-lo em oficinas e exposições e as escolas locais interessadas poderão obter cópia das imagens para utilizá-las como conteúdo conceitual nas áreas envolvidas ou desenvolver e/ou aptar o mesmo projeto.
8.2. Há outros professores que se interessaram por desenvolver algo semelhante ?
Sim. O projeto despertou interesse de outros Professores, principalmente de língua portuguesa, pois o mesmo desenvolve habilidades e competências relacionadas aos conteúdos estabelecidos para 9ºano.
Professores de matemática também se interessaram, pois o Projeto desenvolve a elaboração, leitura e interpretação de dados por meio de gráficos.
 
09) INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
9.1. O projeto está ligado ou é fruto de participação em algum Programa de Educação da área de Cidadania da Microsoft? Se sim, assinale abaixo qual Programa:
  • ( ) Aluno Monitor

  • ( ) Gestão Escolar e Tecnologias
  • ( ) Aprender em Parceria
  • Outros: _________________________________________________________
9.2. Caso tenha participado, quando ocorreu sua participação (especifique mês e ano)? Qual educador ou orientador aplicou a capacitação?
 
9.3. Como ficou sabendo do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010 ?
( ) Internet

( ) Redes Sociais

( ) E-mail Marketing

( ) Escola

( ) Jornal

( ) Ligação telefônica

( ) Secretaria de Educação

( x ) Amigo

( ) Outros. Qual? _______________________________________________________
 

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dramatização: Reciclar é muito bom (Conferência do Meio Ambiente)

Relatório das atividades apresentadas pelos alunos da 5º série A na 3º Conferência do Meio Ambiente (2010)
Professora: Maria de Fátima ( Leitura e Produção de Textos )

Os alunos da 5º série A: Gustavo, João Victor, Milena, Nielly e Thawany, encenaram a fábula: Os Viajantes e a Árvore do autor Esopo, sendo a aluna Nielly a narradora do texto, o aluno Gustavo o protagonista da história, representando a árvore e os demais alunos os viajantes.
Foi adaptado ao texto algumas falas pelos próprios alunos para que houvesse mais atores atuantes nesta peça, como também foi confeccionada a árvore pelos alunos com orientação da professora, utilizando sempre materiais descartáveis como caixa de papelão e garrafas pet.
Em sequência houve a apresentação da música sobre as cores que determina a separação do lixo, também pelos alunos da 5º série A: João Victor, Milena, Nielly e Patrick. Cada aluno cantou representando uma cor.
Isso foi apenas uma amostra da ação destes jovens protagonistas no combate à poluição ao Meio Ambiente.
Marque você também um gol na limpeza e preservação do Meio Ambiente e juntos poderemos comemorar um mundo melhor.


Aqui estão os textos apresentados:

Fábula: Os Viajantes e a Árvore
Dois viajantes, exaustos, depois caminharem sob o escaldante sol do meio dia, decidiram descansar à sombra de uma frondosa árvore.
Após deitarem-se debaixo daquela refrescante e oportuna sombra, um dos viajantes, ao reconhecer que tipo de árvore era aquela, disse para o outro:
"Como é inútil esse Plátano! Não produz nenhum fruto, e apenas serve para sujar o chão com suas folhas!"
"Criaturas ingratas!", disse uma voz vindo da àrvore.
"Vocês estão aqui sob minha refrescante e acolhedora sombra, e ainda dizem que sou inútil e improdutiva?"
(Autor: Esopo)

Moral da história: Alguns homens menosprezam os melhores benefícios que recebem apenas porque nada tiveram que pagar por estes.




Música: Reciclar

Reciclar é muito bom,
e melhora a condição do planeta!
Vamos aprender quais são as cores do lixo,
e espero que você não esqueça.
Azul é a cor do papel,
e também a cor do céu!
Céu infinito de bonito!
Azul é a cor do papel.
Amarelo é a cor do metal,
e também a cor do Sol!
Sol amarelo neste dia legal!
Amarelo é a cor do metal.
O plástico é vermelho!
E pode ser a cor do nosso cabelo.
Cabelo pintado pode ser fantástico!
Vermelho é a cor do plástico.
O verde é o vidro!
Na floresta tudo é verde e amigo.
Cante junto comigo!
O verde é o vidro. [ bis ]



segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Vídeos Problemas Ambientais


Pensando na importância do meio ambiente, e na grande destruição causada pelo homem nos dias atuais. Propomos para os alunos das 8ª séries, que desenvolvessem um trabalho interdisciplinar de elaboração de vídeos, como se eles (os alunos) fossem repórteres. Eles falariam dos problemas ambientais da região. A nossa região astá em uma área de manancial e próximo de uma das maiores represas de São Paulo.
O nosso foco principal foi que os alunos conhecessem os problemas ambientais da nossa região e não pensassem que os problemas ambientais só ocorrem em larga escala longe deles, mas saber que os problemas estão bem próximos deles.
Os resultados foram exibidos no dia 18/09/2010 na Conferência do Meio Ambiente na escola.
Parabenizamos todos os alunos que se empenharam na elaboração dos trabalhos, que ficaram maravilhosos.

Prof.s de Português, Matemática,Geografia,
Educação Física, Artes e outros.



segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mostra Cultural e Show de Mágica Gratuito

No próximo dia 13/11 (sábado) teremos uma atração na escola!
Dia da Mostra Cultural, com apresentação de Nossos Projetos e às 14h00 teremos um show gratuito de mágica!
"Momento Mágico" com o humorista e mágico Edson Sobral. Conheça o trabalho do artista que já foi honrado por seu trabalho na Diretoria de Ensino de Diadema.
Aqui você pode encontrar vídeos e conhecer um pouco do trabalho do humorista.

Folder Mostra Cultural

Não perca esse Momento Mágico! Traga seus pais, amigos e familiares!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

English Class Diary in the computer classroom called ‘Acessa Escola’

Diário da aula de Inglês na sala de informática – Acessa Escola

Objetivo:
Levar os alunos a estarem familiarizados com as novas tecnologias com o uso de computadores e novos programas de software através da aprendizagem de uma língua estrangeira (neste caso através da Língua Inglesa). Usando uma segunda língua, os estudantes podem aprender sobre várias coisas e sobre o exterior – a diversidade de culturas ao redor do mundo.
Metodologia:
Usando websites como o www.newzealand.com/travel/home/usa.cfm, os estudantes aprenderam inglês de um modo diferente, eles ouviram músicas e eles assistiram um pequeno filme sobre a Nova Zelandia, suas paisagens, colinas, vistas e cachoeiras. Eles aprenderam a respeito do povo neozeolandes e sua cultura. A aula foi maravilhosa pois nós podemos introduzir novos conceitos na aprendizagem de uma segunda língua através da tecnologia. O uso de websites foi importante para os estudantes pois eles queriam aprender mais de uma forma agradável. Também eles assistiram o filme “An Annoying Orange”, este filme é a respeito de uma laranja que irrita pessoas, objetos toda a hora. A aula foi dez.
Conclusão:
Concluindo, nós podemos perceber que é necessário apresentar novas tecnologias aos estudantes, programas de software estão em Inglês, filmes estão em Inglês, jogos de vídeo game estão em Inglês. Quando nós usamos ferramentas tecnológicas procedentes da internet para ensinar Inglês para os alunos, nós podemos ter um excelente progresso ao ensinar um segundo idioma e nós podemos atualizar nosso conhecimento pessoal a respeito da Língua Inglesa.

Professor Cristiano Lima

Avaliação do Programa Acessa Escola

Há alguns meses funcionando, o Programa Acessa escola já possibilitou a inclusão digital de muitos alunos. Com horário de funcionamento pela manhã e à tarde, já temos muitas histórias para contar. Seguem abaixo relatos dos estagiários desse ano. Vale a pena participar dessa discussão, se você passou pela sala do Acessa e tem algo a contar, clique nos comentários e escreva pra nós.

Auto avaliação Acessa escola

O programa acessa escola na escola EE DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA tem como principal finalidade a inclusão digital dos alunos e a ligação dos alunos com a escola principalmente com o blog da escola, onde eles encontram muitas novidades sobre a escola e relembram momentos que tiveram na escola com seus amigos e professores. A minha vivência com os alunos tem sido uma experiência espetacular, pois é muito bom você poder estar num lugar para ajudar pessoas, principalmente as crianças das 5º séries, que tem mais dificuldade em manusear o computador. Mas a maioria deles vem na sala para aprender coisas novas e gostam demais das aulas no laboratório, pois acaba sendo um aula mais dinâmica, aprendem naturalmente a matéria dada pelo professor, já fazendo pesquisas, perguntas, sabendo curiosidades sobre o tema e etc. No caso dos professores, existem três professores na escola que tem mais facilidade em lidar com a tecnologia oferecida pelo acessa escola são eles: Jaqueline, Cleiton e Cristiano; O ultimo professor tem um trabalho muito interessante com os alunos da 5º série, como sua matéria é a de língua Inglesa, ele sempre mostra curiosidades, notícias de países que tem como sua língua principal o Inglês e com isso os alunos se interresam pela aula e participam diretamente e conseguem compreender o conteúdo que o professor que mostrar pra eles.

NA minha avaliação sobre o espaço da sala, está sempre limpo e bem organizado, mas acho que alguns alunos deveriam tomar mais cuidado e preservar os materiais que são deles mesmos.

Mas a escola sempre esta avisando e os professores estão tomando as devidas providências com estes alunos. Na divulgação da sala, os alunos logo se interessaram e sempre perguntam quando vão ter as aulas no laboratório, que foi muito bem aceito pelos alunos de nossa escola.
Estagiário : Caique de Jesus Santana
Período: Manhã das 7:30min. ÀS 11:30min.

Missão do Acessa Escola

O acessa escola tem como missão estruturar a facilitar o uso dos laboratórios de informática, promovendo a assim a inclusão digital.

Ao início os alunos, professores e funcionários seguem:

*Cadastramento (adesão para menores de 18 anos)

*Conhecimento das regras

*E assim na primeira visita conhecendo as utilizações e navegações

Os Alunos se encontram fazendo atividades em sala, com recursos dos programas (Word, Paint etc.) e internet (Blog, email etc.), assim estimular o conhecimento voltados a Tecnologia.

Os professores planejam as atividades para ser desenvolvido com os alunos onde o qual já foi trabalhado:

*Postar No Blog Projetos como Meio ambiente; Agita Galera; Passeios.

*Aulas de Inglês com tradução da língua praticada em voz alta com acesso pela internet.

*Digitação através do programa Word fazendo Receitas, Cartas com o objetivo de um dialogo correto na linguagem Portuguesa.

Ao estagiário é obrigatório participar e acompanhar os alunos para que eles retomem a se sentir tranqüilos a tirar dúvidas,ao professor cabe a ajudar nos projetos dando opiniões de melhor ensinamento,observando sempre as normas e regras estabelecidas.

Esperamos alunos, professores e funcionários tenham desenvolvido autoconhecimento sobre o uso do laboratório adquirido a inclusão digital e social, com uso da internet com formação cultural de acordo com suas necessidades, cabendo a nós apoiar e assegurar no dia-a-dia.

Estagiária: Cátia Firmino dos Santos
Período: Tarde das 13h00min as 17h00min

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...