sexta-feira, 30 de julho de 2010

Relatório do Campeonato ACD – Educação Física

EE DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA

Professor Alessandro Alves

Em Junho a escola participou do campeonato de Futsal com as turmas da ACD, campeonato esse que já está se tornando uma tradição na escola.

Esse evento é muito importante, pois além de integrar os jovens, estimula a prática de esportes e melhoria da saúde e qualidade de vida.

Apesar das dificuldades encontradas no caminho, como treinamento em pouco tempo e espaço, apoio dos pais e motivação dos próprios alunos, o campeonato foi um sucesso.

Agradecemos a participação de todos os envolvidos: Alunos, professores, Pais e Direção.

Vamos nos preparar para participar novamente em 2011!

Resultados:

Gregório 0 x 4 Popovic - Masc 15/06 - socialista

Gregório 6 x 4 Socialista - Masc 16/06 - socialista

Gregório 2 x 5 Popovic - Fem 11/06 - Socialista

Gregório 0 x 3 Evandro - Fem 15/06 - socialista



Relatório de Recuperação

EE DEPUTADO GREGÓRIO BEZERRA
ANO: 2010 Séries: 5 ª,6 ª e 7 ª ano do Ensino Fundamental
Profª. Amanda C. Alves

Objetivo semestral da recuperação:

Favorecer leituras significativas de textos da literatura infantil e fabula, por meio de atividades de leitura compartilhada e de leitura individual, com foco no aprimoramento de capacidades de leitura;

Favorecer leituras significativas de textos de diferentes linguagens, respeitando seus códigos e procedimentos específicos, que sejam interessantes para a compreensão das fabula.

Proporcionamos a experiência de criação artística, em linguagens verbal e não verbal, por meio de recriação de versos e da produção de desenhos.

Habilidades Desenvolvidas:

Cada aluno desenvolve suas habilidades no contexto da atividade. Para cada exercício foi utilizado os livros de ALFABETIZAÇÃO (Elisabete Garcia), +LÍNGUA PORTUGUESA ensinar e aprender cada aluno com seu exemplar.

Relatório de leitura “De repente, nas Profundezas do Bosque”

Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra
7ª série: A
 Ensino Fundamental
Profa: Nilza Lagercrantz

 A obra foi de grande proveito para a turma, que de início reclamaram um pouco, mas o resultado foi surpreendente. A obra veio me também ao encontro já que é o meu tema favorito, o fato de ler e também sobre o tema animais que amo e respeito demais. Fosse-me permitido falaria e leria todos os dias sobre animais.
Os textos seriam todos sobre a extinção de muitos animais a caça predatória, falta de respeito que o ser humano tem com esses indefesos seres. Essa fábula tem muito a ver sobre os grandes temas de nossa época, como a intolerância, a discriminação e a dificuldade de convivência dos homens entre si e a natureza. É uma exaltação ao poder do conhecer, da independência de espírito e de ética profissional. comentários de alguns leitores sobre a obra.

Sou uma pessoa bastante curiosa e por tudo o que aqui se encontra já escrito, profundamente intrigada com a questão humana versus meio ambiente. Existe um "link" entre nosso confortável dia a dia e a destruição eminente. Sigo assim, em caminhos outros, buscando em outras paragens respostas para isto que me faz questão.

Encontro a resenha de um livro no Jornal Estado de São Paulo deste domingo, dia 22 de abril, aliás Dia da Terra...a Terra dos Nossos Sonhos. Algo ressalta ao meus olhos e me induz à leitura: "A história se passa em uma aldeia onde os animais são lendas".

Trata-se do livro do escritor israelense Amós Oz chamado "De Repente, nas Profundezas do Bosque".

Bom ,eu não li ainda o livro mas confesso que fiquei bastante curiosa pois dizem por aí que a vida imita a arte ...
A fábula se coloca impactante e desafiadora - terão existido mesmo os bichos de que falam os mais velhos ou tudo não passa da projeção de vidas sem história e, porque sem história, plenas de invencionices as mais exacerbadas? Como podem existir seres que voam e trinam? Que estórias são estas em que uns tais de cães ladram e uns que tais cavalos relincham?
Fonte: (Paz Agora, acesso em julho de 2010)
Resumo da obra

"Conta o autor a história de uma aldeia de onde desapareceram (ou foram extintos?) todos os animais - dos silvestres aos domésticos e onde não sobrou sequer um único pardal ou o mais reles cupim, tudo virou 'lenda'. Tudo acontece apenas na memória, entre outros, da professora Emanuela, mal-amada e obsessiva, a história pretérita da aldeia, com sua diversificada e inquieta fauna, seus cães e gatos, passarinhos e borboletas, sapos e mariposas, tudo se converte no delírio de quem, a exemplo dela, por sozinha e carente, vive no mundo do 'era uma vez'... As novas gerações duvidam, e duvidam tenazmente, de que tais elementos 'fantasmagóricos' tenham um dia existido. A não ser na fértil imaginação dos mais velhos... Uma gente disposta a fazer do passado, como de hábito, exercício fantasioso, seja pelo viés da nostalgia que marca as lembranças acossadas pelo devaneio, seja porque não tendo o que contar, mais que 'inventam' - 'fabulizam', 'viajam' no passado por tudo o que de 'in-provável' mora nele. Provocadas pelo mistério, duas crianças aldeãs, Maia e Mati, decidem empreender percuciente investigação à cata da verdade.

Fonte: (Histórias Ambientais, acesso em julho de 2010)
  


Alunos durante a leitura e discussão da aldeia

Ilustrando a história
 
Se preparando para desenhar o Bosque

Desenho dos mistérios da Floresta

Desenho imaginário sobre os animais desaparecidos

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Notícias

 Confira na parte de Notícias os alunos classificados para a segunda etapa da Olimpíada de Matemática

Clique AQUI para ver os nomes

Sequência Didática

   Professora Marcia Mariko Ogoshi
                      

Aulas de Química do 2º ano.
Atividade do caderno volume 2

Explicando o comportamento de materiais : modelos sobre a estrutura do teórico à ao experimento prático.
Objetivos:
  • Explicar a condutibilidade elétrica de alguns materiais através de experimentos.
Materiais  utilizados:
  • Água destilada;
  • Água potável;
  • Cloreto de sódio( sal de cozinha);
  • Açúcar;
  • Carbonato de cálcio;
  • Madeira;
  • Alumínio;
  • Ferro;
  • Plástico;
  • Etanol;
  • Hidróxido de cálcio;
  • Dispositivo  de teste de condutibilidade elétrica com lâmpada e eletrodos;
  • Frascos pequenos de vidro.

Procedimento:
  • Ligar o dispositivo de condutibilidade elétrica na tomada;
  • Coloque os eletrodos em contato com as amostras de metais (ferro, alumínio), madeira e plástico;
  • Em cada um dos frascos pequenos de vidro, coloque os seguintes materiais e os devidos rótulos: água potável, água destilada, etanol e pequena quantidade (uma colherzinha rasa) dos sólidos: cloreto de sódio, carbonato de cálcio, açúcar e hidróxido de cálcio;
  • Teste a condutibilidade elétrica dos materiais sólidos;
  • Teste a condutibilidade elétrica das soluções aquosas;
  • Anote as observações sobre o surgimento ou não de luz.
    Os alunos observaram que:
  • Há materiais que conduzem corrente elétrica no estado solido;
  • Há materiais que não conduzem corrente elétrica no estado solido, mas que a conduzem quando dissolvido em água;
  • Há materiais que não conduzem corrente elétrica no estado solido nem conduzem quando dissolvido em água.

    Conclusão: 
       Após o experimento os alunos puderam entender o comportamento dos diversos materiais, e foi necessário admitir :
  • A presença de cargas elétricas em movimento em alguns materiais no estado solido;
  • A presença de cargas elétricas em movimento em materiais no estado líquido ou quantidades dissolvidas em água;
  • A existência de carga elétrica em movimento em materiais nos estado sólidos e líquido ou quando dissolvidos em água.

    Duração: 
2º bimestre.









quarta-feira, 28 de julho de 2010

Prática de Leitura e Escrita - Profº. Cristiano

Obra: De Repente, nas Profundezas do Bosque de Amós Oz
Professor: Cristiano Lima



Disciplina: Língua Portuguesa


Área: Códigos, Linguagens e suas Tecnologias


Justificativa

O projeto de leitura e escrita desenvolvido nas 6ª séries da Escola Deputado Gregório Bezerra ocorreu no período que vai entre Março/2010 até Abril/2010 ocorrendo no período de dois meses entre aulas intercaladas. Participaram do Projeto de Leitura e Escrita os alunos das 6as séries A, B, C e D desta Unidade Escolar e os professores responsáveis são: Prof. Cristiano e Profa. Jaqueline. O objeto de leitura foi o livro de Amós OZ, De Repente nas Profundezas do Bosque, porém vale salientar que outros livros também foram usados pelos alunos como instrumento de leitura e desenvolvimento de sua proficiência em Língua Portuguesa.

Pretendemos com esse relatório trazer uma visão geral do processo de leitura e escrita desenvolvido em sala de aula a partir do entendimento do educando e de sua relação interpessoal com a obra e suas próprias inferências a partir de seu conhecimento de mundo – os processos cognitivos do educando na busca do melhor entendimento do texto adaptado ao seu mundo.

A obra de Amós Oz traz aos alunos conceitos diretamente relacionados aos direitos humanos como, por exemplo, o respeito ao diferente; ao outro, outro conceito abordado na obra é a valorização do meio-ambiente e o respeito à flora e à fauna. Dentro destes diferentes pontos de vista foi necessário além de desenvolver a leitura de o aluno desenvolver na prática educativa aulas relacionadas a temas transversais como cidadania, defesa do diferente e respeito ao meio ambiente.


Métodos de Avaliação e Processos de Aprendizagem
Cada 6ª série se comportou de uma forma diferente a respeito da obra de Amós Oz, houve aqueles que quiseram adaptar a obra à indústria cinematográfica, aqueles que terminaram a leitura em casa e releram a obra na sala em todo o processo de leitura; aqueles que sugeriram que o escritor escrevesse uma segunda obra dando continuidade à história.

A 6ª série A preferiu a leitura silenciosa onde o professor lia em voz alta enquanto que os alunos em absoluto silêncio liam de forma conjunta fazendo inferências sobre os personagens em cada processo de leitura. Foram montados quadros onde se caracterizavam as personagens neste processo como Nehi, Nimi e a Professora Emanuela. Dentro deste processo de leitura, foi desenvolvido e muito discutido questões como direitos humanos, respeito ao diferente e respeito àqueles com necessidades especiais fazendo com que os alunos desenvolvem-se um senso crítico de inclusão. Outro conceito importantíssimo desenvolvido na 6ª A foi o sentido e o sentimento de respeito aos animais – à flora e à fauna e ao desenvolvimento sustentável e a relação do ser humano com o meio ambiente que ele está inserido; é fato que nossa Unidade Escolar está inserida em área de manancial por isso a discussão da construção do respeito ao meio ambiente foi muito importante no processo de leitura.

A 6ª B seguiu o processo de leitura silenciosa enquanto que depois da leitura abriu-se uma oportunidade para discussão dos temas relevantes para o processo de entendimento do texto; nesta sala fez-se a seguintes perguntas – como o demônio da montanha Nehi se tornou no “salvador” dos animais que eram maltratados na aldeia? Quem é o verdadeiro culpado no processo de “rapto” dos animais da aldeia? Será que esses animais um dia voltariam para a aldeia? Todas essas questões foram desenvolvidas e discutidas com os alunos e eles no fim do processo de leitura fizeram uma nova capa para a obra e uma resenha do texto.

A 6ª C preferiu a roda de leitura e depois alguns alunos propuseram para que se escrevessem um novo fim para a obra de Amós Oz – projeto esse que será desenvolvido no segundo semestre de 2010. A 6ª D preferiu a leitura silenciosa. Resumindo, todas as salas fizeram uma nova capa e escreveram uma resenha da obra de Amós Oz.

Sinopse do Livro:

Numa pacata aldeia onde não existe bicho algum, seja ele quadrúpede, peixe, réptil, pássaro ou inseto, as crianças são proibidas de entrar no bosque vizinho, onde, segundo os adultos, reina Nehi, o demônio das montanhas. Quem se embrenhou por lá não voltou, ou então voltou avariado. Na escola, a solitária professora Emanuela desenha e descreve os animais que chegou a conhecer em sua infância, mas os alunos riem dela, pois seus pais lhe asseguram que tais seres não passam de lendas malucas e perigosas. Dois dos alunos, porém, não se satisfazem com as explicações dos adultos e resolvem se aventurar pelo bosque para ver com os próprios olhos o que existe lá. Habituado a discutir com originalidade e lucidez, tanto em seus livros como em sua militância pessoal, os grandes dilemas políticos e sociais de nossa época, Amós Oz mergulha aqui no registro da fantasia para tratar de temas como a discriminação, a convivência com o outro e a integração do homem com a natureza. O livro é uma fábula estranha e encantadora sobre a importância da independência de espírito como antídoto à intolerância e ao obscurantismo. Uma fábula, como ele mesmo declarou, para todas as idades.
(Livraria Cultura)
Conclusão

O projeto foi muito importante para o desenvolvimento da cognição do educando e para melhora da escrita e leitura dos educadores e educandos que participaram do processo. Muito salutar foi a discussão de valores inerentes aos direitos humanos e a capacidade de troca de idéias entre professores e alunos – o projeto de leitura foi um sucesso, porém há muito que fazer através deste método de educação. Cremos firmemente que a leitura começa em casa e que a escola é o espaço onde se confirma este processo de aprendizagem e de prática de leitura – escrita e leitura de texto, escrita e leitura de mundo.


Referência Bibliográfica:

OZ, Amós. De repente, nas profundezas do bosque. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

http://www.travessa.com.br/DE_REPENTE_NAS_PROFUNDEZAS_DO_BOSQUE/artigo/d1ed46ec-c49d-4dc7-946e-26cf2b579fd7 (acesso em 15/07/2010)

Relatório de Leitura e Produção de Texto – 2º Bimestre


 



01/06/2010
Professora Jaqueline Flores
Projeto realizado com a 6ª série C/7º ano C no ano de 2010 como parte do programa de melhoria do IDESP e desenvolvimento das práticas de leitura no ensino fundamental.

 

Prática de Leitura e Escrita
A distância das coisas – Flávio Carneiro
Ampliando repertório literário na escola
Professora Jaqueline Flores dos Santos

 
Data de início do projeto
19/04/2010
EE Deputado Gregório Bezerra
6ªsérie/ 7ºano     Turma C    Turno Vespertino
Disciplina: - Leitura e Produção de Texto
Área: Parte Diversificada – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

 
Apresentação
O Projeto de Leitura da Rede pública Estadual de ensino, tem trazido uma oportunidade riquíssima aos professores e alunos de trabalhar leitura e interpretação textual de uma forma diversificada, o que representa um grande avanço na educação, pois nem sempre é possível desenvolver essa prática de ensino na grade de ensino curricular. Trata-se de um projeto de enriquecimento curricular a ser desenvolvido em duas horas/aula semanais, em que se dará ênfase a ampliação da competência leitora dos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental.
O Projeto é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de narrativas ficcionais que despertam a imaginação dos leitores, fazendo-os pensar, com práticas que vão além de preenchimentos de fichas e resumos. A maior preocupação do Projeto é ampliar o repertório dos alunos e despertar-lhes o interesse pela literatura.
Diante dessa preocupação, a SEE, assumiu compromissos com as escolas do Ciclo II do Ensino Fundamental com baixo IDESP, oferecendo livros com propostas a serem trabalhadas com as turmas que farão o SARESP no ano de 2010.
O trabalho do professor dentro desse projeto será diferenciado, o mesmo deverá ler com os alunos, ler para eles, proporcionar situações em que deverão interpretar oralmente, discutir temas presentes no texto e interagir de forma construtiva e crítica.
Justificativa:
Quem conhece as avaliações realizadas pela Secretaria da Educação de São Paulo, assim como outras que são organizadas a nível nacional, vêm sinalizando a necessidades de criar e até ampliar espaços na escola para o desenvolvimento da prática de leitura compreensiva e da escrita dos alunos.
Várias são as iniciativas em fase de execução, entre os quais o projeto Ler e Escrever, que busca recuperar alunos com dificuldades de aprendizagem, com aulas de reforço fora do horário escolar. A Proposta Curricular de São Paulo também tem como um dos principais objetivos a prioridade da competência de leitura e escrita em todas as áreas. Sendo assim, prioriza a leitura e a escrita no currículo da educação básica, tendo como fundamento a centralização da linguagem no desenvolvimento da criança e do adolescente.
Esse trabalho com a leitura que está sendo desenvolvido vem suprir a necessidade de seduzir o aluno para a leitura de diferentes textos que compõem o repertório literário, as obras ficcionais mais simples que proporcionam a "jogada" entre leitor e obra, de tal forma que se perceba a riqueza dos diversos estilos de linguagens.
A escola do Ciclo II tem um papel decisivo na ampliação da competência leitora dos jovens, pois é nessa fase que os alunos, ou desistem de ler, por não conseguirem responder as demandas de leitura colocadas pela escola.
A nossa intenção é formar leitores interessados pela Literatura, comprometidos com a pesquisa e que saibam interpretar textos e relaciona-los ao mundo em que vivem.
O Projeto é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura literária, favorecer o desenvolvimento de competências leitoras e escritoras por meio da mobilização de procedimentos e capacidades de leitura e escrita, quais sejam:
Capacidades de compreensão, que envolvem: ativar conhecimentos prévios sobre o que será lido; levantar hipóteses sobre os conteúdos ou propriedades dos textos; checar hipóteses; localizar e/ou copiar informações; comparar informações; generalizar; produzir inferências.
Capacidades de apreciação e réplica, que envolvem: recuperar o contexto de produção do texto; ter claro quais são as finalidades e metas da atividade de leitura; perceber relações de intertextualidade e de interdiscursividade; perceber outras linguagens como elementos constitutivos dos sentidos dos textos; elaborar apreciações estéticas e/ou afetivas e, finalmente, elaborar apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.

 
Sinopse do livro: A distância das coisas
Pedro já não tinha o pai, e agora, aos catorze anos, é avisado pelo tio que sua mãe morrera em um acidente de carro. Porém o tio o proíbe de acompanhar o enterro e de visitar o túmulo da mãe. Será que ela realmente morreu? A resposta para esta pergunta é o que Pedro irá procurar nas coisas do tio, com quem passa a morar, e nas relações da mãe.
Em "A Distância das Coisas", Flávio Carneiro conta o drama do menino em primeira pessoa. O autor utiliza uma técnica narrativa que provoca um forte sentimento de identificação com o protagonista, fazendo o leitor acompanhar de perto suas dúvidas, angústias e projetos. Tudo isso se passa em uma atmosfera de suspense que, aos poucos, vai sendo resolvida.
O autor é ganhador de alguns prêmios literários, entre eles o Prêmio Octavio de Farias (Melhor livro de contos), da União Brasileira de Escritores, e recebeu o selo "Altamente recomendável para o jovem", concedido pela FNLIJ. Este livro foi indicado ao Prêmio Jabuti 2009, na categoria "Juvenil".
(Livraria da Folha)
  Objetivos do Projeto
Muitos são os objetivos que permeiam o trabalho com "A
distância das coisas",
Possibilitar o desenvolvimento de habilidades relativas à leitura de textos

  • Despertar o prazer da leitura e o desenvolvimento de capacidades de apreciação e réplicas;

  • Possibilitar diálogo do aluno/leitor com o livro,

  • Prever acontecimentos da história antes de ler,

  • Emitir opinião crítica fundamentada sobre o livro,

  • Levantamento de hipóteses,

  • Relação da obra com fatos do cotidiano,

  • Registro em diário de leitura (roteiros) para reflexão sobre o texto lido,

  • Despertar no aluno um novo olhar para a literatura (como parte de cultura de um povo),

  • Trocar informações e informações com outros leitores.
  Público atendido
A turma escolhida para trabalhar com o livro foi a 6ªsérie/7º ano C, com 36 alunos matriculados e com 35 frequentes. Trata-se de uma turma calma com a qual eu já havia trabalhado em 2009. Turma que recebe bem as propostas de trabalho e recebeu muito bem o projeto com o livro.
As aulas de leitura e produção de texto acontecem duas vezes por semana, sendo uma aula na segunda-feira e outra na terça-feira.
   
Rotina de trabalho e proposta pedagógica
Abril     
Maio
Junho

  • Apresentação do livro à turma,

  • Sensibilização: O que acontece com as crianças que perdem os pais?

  • Leitura da Sinopse,

  • Leitura dos capítulos 1 e 2.

  • Roteiro 1 e capítulo 3,

  • Roteiro 2 e discussão,

  • Capítulos 4, 5 e 6.

  • Roteiros finais.

  • Quiz literário com jogo de perguntas e respostas relacionadas ao livro e aos temas abordados.

 
Método de trabalho:
Antes de iniciar a leitura do livro, estabeleci alguns combinados com os alunos, mostrei-lhes o cronograma das aulas e organizamos como seriam feitas as discussões e as leituras.
Organizamos a leitura colaborativa, ora eu lia, ora os alunos liam, a cada novo capítulo parávamos para discussão em grupos e anotações relativas às conclusões.
O livro possui um leque de discussões muito rico, podendo fazer intertextualidade com filmes, situações de vida até mesmo dos alunos e outros tipos de linguagem.
O levantamento de hipóteses foi a habilidade mais trabalhada durante a leitura, o mistério que girava em torno da morte da mãe do Pedro intrigou os alunos, gerando muitas discussões e levantamento de hipóteses sobre o que poderia de fato ter acontecido à mãe do jovem.
Também houve momento de revolta e decepção, quando todos acreditavam e confiavam que o Tiago poderia ser confiável e ajudar o garoto, são surpreendidos com a atitude do ex-namorado da mãe do Pedro, que vende o livro que ela havia escrito.
Além da leitura e discussão da trama, discutimos as características das personagens, comparando atitudes e características, tipos de personagens e também aspectos mais sistêmicos que dizem respeito à interpretação de texto. Como: foco narrativo, conto de enigma e estrutura do texto.
Como forma de avaliação, solicitei os registros de cada capítulo (roteiros) e avaliei a participação dos grupos no quiz literário (jogo com perguntas e respostas) relacionados ao livro e aos temas nele abordados.

 
Dificuldades encontradas no desenvolvimento do projeto e como foram enfrentadas.
O tempo foi a principal dificuldade encontrada. Com apenas duas aulas quebradas durante a semana, tive que organizar muito bem o cronograma das aulas, cronograma esse, que muitas vezes teve que sofrer alterações, devido a feriados e contratempos diários.
Algumas atividades realizadas demandavam tempo superior a cinquenta minutos. Contei com a colaboração de alguns colegas que cederam minutos de suas aulas para concluir com sucesso.

 
Pontos fortes do projeto
O incentivo a leitura, o resgate da autoestima e a formação de multiplicadores. Muitos dos alunos no início do projeto não gostavam de ler, hoje vários deles buscam a biblioteca à procura de livros, pedem sugestão sobre leituras e compras de livros. Fico muito feliz com o interesse da turma pelos livros. Despertar esse interesse é o meu principal objetivo.
O apoio da direção e dos colegas, o interesse dos alunos, a disponibilização dos materiais foram essenciais para a realização do projeto.
Considerações Finais
Os resultados obtidos com a sequência de atividades mostram o quanto a leitura pode enriquecer o aprendizado dos alunos. Percebi grande mudança no comportamento e atitude dos alunos durante o semestre, muitos no início do ano disseram que nunca haviam lido nenhum livro, não conseguiam dar sequência às leituras que começavam, pois apresentavam dificuldade para assimilação e concentração.
Percebi que com o trabalho realizado, os alunos ampliaram o repertório, conhecendo o conto de enigma, interagindo e ao mesmo tempo aprendendo como elaborar uma narrativa que prenda a atenção do leitor, que intrigue, que faça viajar.
Nos relatos finais, os alunos manifestaram suas opiniões, dizendo o que acharam do livro, se gostaram ou não. Além de dizerem se agradou, argumentaram com exemplos do livro. Alguns disseram que não gostaram da trama porque o Tiago enganou o Pedro, outros disseram que gostaram porque o Pedro desvendou o mistério, ficou em paz com o tio e encontrou a mãe. Outros ainda disseram não terem gostado da história porque Pedro e o tio viajaram como se a mãe estivesse morta.
Houve um grande crescimento no repertório desses alunos, que antes expressavam opiniões prontas e vazias.
Além de promover uma grande viagem, o livro ajudou a ampliar o repertório literário e vocabulário dos alunos.

 
Referências Bibliográficas:

Carneiro, Flávio. A distância das coisas. São Paulo: Edições SM. . 2007
http://livraria.folha.com.br/catalogo/1024182/a-distancia-das-coisas (acesso em 02 de junho de 2010)

terça-feira, 27 de julho de 2010

Relatório de Leitura e Produção de Texto – 1º Bimestre



 

 

 

 

 
Prática de Leitura e Escrita

 
01/06/2010 
Professora Jaqueline Flores 
Projeto realizado com a 6ª série C/7º ano C no ano de 2010 como parte do programa de melhoria do IDESP e desenvolvimento das práticas de leitura no ensino fundamental.


Prática de Leitura e Escrita
A invenção de Hugo Cabret
Ampliando repertório literário na escola
Professora Jaqueline Flores dos Santos

 
Data de início do projeto
22/02/2010
EE Deputado Gregório Bezerra
6ªsérie/ 7ºano     Turma C    Turno Vespertino
Disciplina: Parte Diversificada – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Leitura e Produção de Texto

 
Apresentação
O Projeto de Leitura da Rede pública Estadual de ensino, tem trazido uma oportunidade riquíssima aos professores e alunos de trabalhar leitura e interpretação textual de uma forma diversificada, o que representa um grande avanço na educação, pois nem sempre é possível desenvolver essa prática de ensino na grade de ensino curricular. Trata-se de um projeto de enriquecimento curricular a ser desenvolvido em duas horas/aula semanais, em que se dará ênfase a ampliação da competência leitora dos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental.
O Projeto é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura de narrativas ficcionais que despertam a imaginação dos leitores, fazendo-os pensar, com práticas que vão além de preenchimentos de fichas e resumos. A maior preocupação do Projeto é ampliar o repertório dos alunos e despertar-lhes o interesse pela literatura.
Diante dessa preocupação, a SEE, assumiu compromissos com as escolas do Ciclo II do Ensino Fundamental com baixo IDESP, oferecendo livros com propostas a serem trabalhadas com as turmas que farão o SARESP no ano de 2010.
O trabalho do professor dentro desse projeto será diferenciado, o mesmo deverá ler com os alunos, ler para eles, proporcionar situações em que deverão interpretar oralmente, dramatizar os textos, que preparem saraus literários e outras atividades que permitam explorar os jogos de linguagem.

 
Justificativa:
Quem conhece as avaliações realizadas pela Secretaria da Educação de São Paulo, assim como outras que são organizadas a nível nacional, vêm sinalizando a necessidades de criar e até ampliar espaços na escola para o desenvolvimento da prática de leitura compreensiva e da escrita dos alunos.
Várias são as iniciativas em fase de execução, entre os quais o projeto Ler e Escrever, que busca recuperar alunos com dificuldades de aprendizagem, com aulas de reforço fora do horário escolar. A Proposta Curricular de São Paulo também tem como um dos principais objetivos a prioridade da competência de leitura e escrita em todas as áreas. Sendo assim, prioriza a leitura e a escrita no currículo da educação básica, tendo como fundamento a centralização da linguagem no desenvolvimento da criança e do adolescente.
Esse trabalho com a leitura que está sendo desenvolvido vem suprir a necessidade de seduzir o aluno para a leitura de diferentes textos que compõem o repertório literário, as obras ficcionais mais simples que proporcionam a "jogada" entre leitor e obra, de tal forma que se perceba a riqueza dos diversos estilos de linguagens.
A escola do Ciclo II tem um papel decisivo na ampliação da competência leitora dos jovens, pois é nessa fase que os alunos, ou desistem de ler, por não conseguirem responder as demandas de leitura colocadas pela escola.
A nossa intenção é formar leitores interessados pela Literatura, comprometidos com a pesquisa e que saibam interpretar textos e relaciona-los ao mundo em que vivem.
O Projeto é uma proposta de trabalho que visa enfatizar a leitura literária, promover experiências literárias que partam do texto ficcional e desperte nos alunos um prazer diferenciado que o universo literário tem a oferecer, permitindo o exercício da intertextualidade, inferência e letramentos múltiplos, além de desenvolver a leitura como prática social.

 
Sinopse do livro: A Invenção de Hugo Cabret
Paris, anos 30. Hugo Cabret vive clandestinamente na estação de trem. Esgueirandose por passagens secretas, o menino cuida do funcionamento dos gigantescos relógios do lugar. Ele precisa manterse invisível porque guarda um incrível segredo. Descoberto pelo severo dono da loja de brinquedos e por sua curiosa afilhada, todos os seus planos entram em perigo... Um valioso caderno, uma chave roubada, uma mensagem cifrada e um passado esquecido estão no centro dessa misteriosa aventura.
A invenção de Hugo Cabret oferece uma diferente e emocionante experiência de leitura. O autor, Brian Selznick, compôs a trama com textos e ilustrações que desenvolvem a história como em um storyboard de cinema. A interação entre realidade e ficção é outro dos pontos fortes do livro, que o torna uma fonte de conhecimento. A obra recria uma épocachave da história da humanidade: a industrialização europeia, o auge das ferrovias, o mecanicismo (aplicado às artes, à mágica, à relojoaria) e o surgimento do cinema.
Considerada uma obramestra pela crítica mundial, a edição inglesa, publicada em março de 2007 pela Scholastic – editora do Harry Potter nos Estados Unidos –, vendeu 300 mil exemplares em três meses. O sucesso não para por aí. Atraídos pela singularidade da obra, os estúdios Warner Bros. compraram os direitos para sua adaptação ao cinema e já negociam com o diretor Martin Scorsese.
Objetivos do Projeto
Muitos são os objetivos que permeiam o trabalho com "A invenção de Hugo Cabret", uma obra que já chama atenção antes mesmo de ser aberta. Por sua forma, cor, tamanho e conteúdo (mistura de linguagem verbal e não verbal):

  • Possibilitar o desenvolvimento de habilidades relativas à leitura de textos multimodais (que envolvem diferentes tipos linguagens),

  • Despertar o prazer da leitura e o desenvolvimento de capacidades de apreciação e réplicas;

  • Possibilitar diálogo do aluno/leitor com o livro,

  • Prever acontecimentos da história antes de ler,

  • Emitir opinião fundamentada sobre o livro,

  • Levantamento de hipóteses,

  • Relação da obra com fatos do cotidiano,

  • Elaboração de mágicas com cartas utilizando roteiros.
A diagramação do livro é ótima, com bordas pretas, páginas com muita diagramação preenchidas de formas desiguais, que encantam ao primeiro contato.

População atendida
A turma escolhida para trabalhar com o livro foi a 6ªsérie/7º ano C, com 36 alunos matriculados e com 35 frequentes. Trata-se de uma turma calma com a qual eu já havia trabalhado em 2009. Turma que recebe bem as propostas de trabalho e recebeu muito bem o projeto com o livro.
As aulas de leitura e produção de texto acontecem duas vezes por semana, sendo uma aula na segunda-feira e outra na terça-feira.

Rotina de trabalho e proposta pedagógica
Fevereiro    
Março
Abril 
Diagnóstico de leitura,
Apresentação do projeto,
Sinopse do livro,
Entrega do livro, levantamento de hipóteses, leitura da quarta capa e capítulos de 1 a 4. 
Continuação da leitura até capítulo 12 (leitura colaborativa e revezada),
Leitura da parte II,
Roda de conversa
Orientação e treinamento para as mágicas
Apresentação das mágicas,
Exibição do vídeo "O melhor truque de mágicas do mundo",
Produção escrita de carta pessoal falando da experiência literária. 

Método de trabalho:
A leitura ocorreu sempre em círculos de leitura. No começo eu lia para os alunos, deixei-os à vontade para apreciar a leitura e sentirem vontade de ler para todos.
No começo isso não acontecia, os alunos ficavam um pouco tímidos, com medo e vergonha em ler, fui percebendo uma mudança muito relevante, quando chegamos ao terceiro, quarto capítulo, os alunos já disputavam a vez para ler.
Já não precisavam de minha orientação para ler, iam se organizando sozinhos, cada um respeitando o tempo do outro, compartilhando daquele momento tão rico.
Na maioria das vezes os livros ficaram na escola, a fim de que pudéssemos ler juntos. Apenas algumas vezes permiti que levassem o livro para casa, essa ação também teve impacto positivo, uma vez que os alunos haviam falado da obra em casa para os familiares e amigos (que acabaram lendo o livro), sendo assim, esse trabalho também formou multiplicadores que vem despertando o interesse pela leitura em outros jovens.
Além da leitura do livro e a troca de hipóteses e discussões a cada aula, houve também o momento para escolha e leitura de roteiros de mágicas que foram realizadas em grupos.
A turma se dividiu em pequenos grupos e após ensaiar os truques com cartas, apresentaram para a classe. Após as apresentações, discutimos o que foi apresentado e a dificuldade e/ou facilidade para entender os roteiros.
Outro momento rico foi a roda de conversa, quando cada um falou da sua leitura, colocando suas impressões para o grupo, falando de sonhos, de motivação, de invenção do futuro. Senti uma grande emoção naquele momento, vi no brilho de cada aluno presente na sala o que o livro havia causado dentro deles.
Como produção final, pedi aos alunos que escrevessem uma carta para a diretora, ou para um adolescente da sua idade, contando a experiência vivida com a leitura do livro.

História de uma professora que alcançou resultados positivos e se emocionou
O que mais intrigou os alunos antes de lerem o livro foi o fato de a professora ter lido o livro em um dia. Isso foi de certa forma um desafio para eles, que queriam ler cada vez mais rápido, mas tinham que conter a pressa a cada batida de sinal.
Li o livro nas férias, e assim que terminei a leitura fiz o meu registro, como é de costume:
Como conheci o livro de 530 páginas que li em menos de um dia?
O livro veio da escola onde trabalho, foi comprado para trabalhar nas aulas de leitura com turmas do Ensino Fundamental, como tenho essa doce tarefa (incentivar a leitura) peguei o livro para ler...
Fiquei fascinada com as imagens e a impressão do livro logo de cara, mas não cheguei a ler, apenas folheei e guardei... Isso foi em novembro, agora que minhas férias estão terminando, resolvi pegar firme e ler...
Foi simplesmente mágica a leitura, não consegui parar de ler, comecei ontem e ontem mesmo terminei... Vou ler novamente antes de falar dele para meus meninos e meninas, Hugo Cabret agora faz parte de mim...

Fiquei emocionada no trecho em que ele fala das máquinas quebradas e relaciona isso com a motivação...
Outro trecho que adorei, foi que somos únicos, estamos aqui nessa grande máquina por alguma razão....
"Hugo Cabret fala de sonhos, de luta, de sobrevivência. Mágicas, cinema, segredo, mistério... Trama envolvente do início ao fim. Crianças sonhadoras, mistérios revelados. Às vezes a gente acredita em coisas que não existem, inventa um sonho simplesmente a fim de mudar a dura realidade. Pois não é que a invenção de Hugo dá certo? Essa história é um tapa na cara dos acomodados. Pessoas quebradas, sem motivação, precisam ler esse livro!"
"Pensei que faria comentário de um trecho do livro. Impossível. Porque em menos de cinco horas li o livro inteiro. Estou fascinada com a história de Hugo. História de sonhos, mostra que por mais que a realidade pareça sonho, devemos acreditar. O trecho que mais gostei e até tomei nota, foi o da motivação, "quando você perde a motivação, é como se estivesse quebrado¹"."
Senti uma vontade enorme de escrever e meus sonhos ficaram mais intensos, sabendo que sonhos tornam-se realidade, busque, acredite.
Por trás de toda amargura, existe uma história doce. Sr. Georges M. é um exemplo disso.

¹ SELZNICK, Brian. A invenção de Hugo Cabret. São Paulo. Edições SM. 2007, p. 374
(relato feito assim que terminei a leitura, no dia 28 de janeiro de 2010)

Dificuldades encontradas no desenvolvimento do projeto e como foram enfrentadas.
O tempo foi a principal dificuldade encontrada. Com apenas duas aulas quebradas durante a semana, tive que organizar muito bem o cronograma das aulas, cronograma esse, que muitas vezes teve que sofrer alterações.
Algumas atividades realizadas demandavam tempo superior a cinquenta minutos. Contei com a colaboração de alguns colegas que cederam minutos de suas aulas para concluir com sucesso.

Pontos fortes do projeto.
O incentivo a leitura, o resgate da autoestima e a formação de multiplicadores. Muitos dos alunos no início do projeto não gostavam de ler, hoje vários deles buscam a biblioteca à procura de livros, pedem sugestão sobre leituras e compras de livros. Fico muito feliz com o interesse da turma pelos livros. Despertar esse interesse é o meu principal objetivo.
O apoio da direção e dos colegas, o interesse dos alunos, a disponibilização dos materiais foram essenciais para a realização do projeto.

Considerações Finais
Acredito e defendo que a leitura não deve ser imposta, não se ensina. Para que o aluno tome gosto pela leitura, é preciso que tenha contato com ela, que a descubra, seja pela curiosidade, seja pelo incentivo.
Como professora, procuro sempre incentivá-los, como parte da escola me sinto responsável pela formação literária de meus alunos, me emocionei muitas vezes durante o trabalho com o livro, momentos que trouxeram inspiração, alegria e satisfação de fazer o que faço.

Entre multidões
tantas reflexões
tantos pensamentos
repetidos desejos
conhecidos, perdidos...
Lá está ela. Pequenina. Sonhadora.
Tudo lhe enternece.
Um só desejo: influenciar,
traduzido em: contagiar,
contaminar...
Com algum vírus?
doença?
Mau comportamento?
Não.
Com um livro nas mãos.
Olhos brilhantes,
voz embargada pela emoção,
ela caminha pela sala
rodeada pelos pequenos,
felizes com a contaminação da leitura.

Leia mais: http://jaqueflowers2.blogspot.com/2010_03_01_archive.html#ixzz0uqtDIrIx

O poema acima foi um momento de grande emoção durante uma aula de leitura na 6ªC, cheguei a casa e registrei essas palavras em meu blog. A fim de eternizar tamanho sentimento.

 
Referências Bibliográficas:
SELZNICK, Brian. A invenção de Hugo Cabret. São Paulo. Edições SM. 2007
Roteiro elaborado pela CENP (Práticas de Leituras) 

 

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Relatório: Projeto Leitura e Produção de Textos


5º séries A,B,C,E,F e G

Professora: Maria de Fátima  
1º Semestre

Neste semestre foram trabalhados conteúdos como:
 

* Fábulas e moral ( leitura e interpretação de diversas fábulas: " A raposa e o lenhador", " O cavalo e o burro", " O leão e o ratinho", etc, como também pesquisa em dicionários de vocabulário e explanação da nova ortografia dentro do contexto;
* Produção de texto;
* Elaboração da ficha de leitura;
* Livro: Reinações de Narizinho vol 1- Monteiro Lobato (exploração da capa e contracapa e leitura da primeira história pela professora com sequência das demais histórias pelos alunos com leitura silenciosa e compartilhada);
* Projeto: Meio Ambiente ( leitura e interpretação de textos), leitura de diversos paradidáticos que tratam do mesmo tema;
* Preenchimento da ficha de apreciação e debate entre professor/alunos;
* Desenho criativo e produção de texto;
* Projeto conscientização:" Bullying" ( texto e debate sobre o assunto com relato dos alunos sobre o tema proposto);
* Livro Ensinar e Aprender vol 1 ( leitura de contos, crônicas pela professora com resolução de atividades)
* Bilhete enigmático;
* Leitura de livros diversos na biblioteca;
 

Conclusão: Considerando-se a proposta, foram atingidos os objetivos específicos tais como as habilidades de leitura e escrita bem como a possibilidade de discussão aberta sobre os mais diversos temas explorados e mencionados neste relatório.

As informações aqui apresentadas encontram-se devidamente especificadas no diário de classe.

 


domingo, 25 de julho de 2010

Desejo (Carlos Drummond de Andrade)

Amanhã retornaremos nossas atividades, um bom retorno a todos!  
Esse é o desejo da equipe da EE Dep Gregório Bezerra que tem como missão a busca de um mundo mais justo, solidário e inclusivo.


Desejo a você...
Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Filme do Carlitos
Chope com amigos
Crônica de Rubem Braga
Viver sem inimigos
Filme antigo na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Música de Tom com letra de Chico
Frango caipira em pensão do interior
Ouvir uma palavra amável
Ter uma surpresa agradável
Ver a Banda passar
Noite de lua Cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir a palavra não
Nem nunca, nem jamais e adeus.
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho
Sarar de resfriado
Escrever um poema de Amor
Que nunca será rasgado
Formar um par ideal
Tomar banho de cachoeira
Pegar um bronzeado legal
Aprender uma nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Pôr-do-Sol na roça
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas de alegria
Uma tarde amena
Calçar um velho chinelo
Sentar numa velha poltrona
Tocar violão para alguém
Ouvir a chuva no telhado
Vinho branco
Bolero de Ravel...
E muito carinho meu.

Autor: (Carlos Drummond de Andrade)

domingo, 4 de julho de 2010

Formatura

No dia 03/07/2010 reuniram-se na EE Deputado Gregório Bezerra para um ato de Gala alunos, professores e comunidade escolar, para formatura da 1º turma da Educação Jovens e Adultos (EJA) Ensino Médio, podemos observar como todos estavam felizes e agraciados com a beleza de ter aprendido e compatilhado o saber nesta unidade escolar, a organização e a postura de todos estão de parabéns, estamos esparando a proxima formatura que irá se realizar em dezembro/2010.






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