quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Projeto: vamos cuidar das Nossas Águas


“Quem não semear não vai colher. Ai de quem é um e nunca será
doisPor não saber.Quem irá me valer?São pessoas, é a caminhada.”

(Milton Nascimento)


INTRODUÇÃO

A escola Estadual Deputado Gregório Bezerra, localizada no bairro Vila Paulina, dentro dos limites do bairro Eldorado na região Sul do Município de Diadema, e está inserida na Área de Proteção aos Mananciais – (APM), próximo às margens da Represa Billings.
A escola também é cercada por área de proteção ambiental – APA, com pouca vegetação original, que antes cobria toda a região.

JUSTIFICATIVA

“Tudo o que acontece no mundo, seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então, eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.”
(HERBERT de Souza, O Betinho.)

Nesta perspectiva, o projeto se justifica ao permitir que os alunos do Ensino Fundamental e Médio, aprofundem os conhecimentos para que possam multiplicar o conceito sobre a questão ambiental com ênfase na água.


OBJETIVOS
· Conscientizar a comunidade sobre a importância da água nas nossas vidas. Proteção dos mananciais e não-poluição . · Conhecer as Bacias Hidrográficas, destacar o uso de cada uma e a sua importância e preservação. · Formar jovens protagonistas capazes de intervir nas questões ambientais locais e globais.

NOSSAS AÇÕES
· Levantamento das questões ambientais do bairro, com estudo do meio. · Parceria com a ONG Movimento em Defesa da Vida (MDV), Bioauto e Secretaria Municipal do Meio Ambiente. · Caminhada em homenagem à Represa Billings. · Palestras: o Representante da Secretaria do Meio Ambiente (Luzia Santini); o Representante de Empresas (Resíduos lançados no Meio Ambiente – Hélio Ramos); o Coordenador do Núcleo Pró-Vela (Represa Billings – Sr.Ubirajara Proença); · Gincanas (Reciclagem) · Limpeza do entorno da escola e plantio de árvores. · Organizar o “Com-Vida” e Conferência do Meio Ambiente “Vamos Cuidar do Brasil”, envolvendo Colegiado e Escola da Família, (Árvore dos Sonhos, Muro das Lamentações e Resgate Histórico). · Análise do consumo de água na escola nos últimos seis meses e plano envolvendo todos os funcionários para economizar. · Pesquisa em internet sobre a quantidade de bacias hidrográficas, preservação e localização, destacando as águas da nossa região. · Síntese de conhecimento adquiridos e apresentação para a escola. · Releitura com base na obra: O Grito de Edward Munch.

METODOLOGIA
É a que transforma a escola em um espaço de debate e construção de conhecimento coletivo. Envolve a comunidade e integra outras disciplinas por meio de pesquisas, leituras, estudo do meio, debates, entrevistas, dinâmicas, palestras, seminários e exposições.

AVALIAÇÃO
· Registros por escrito (coletivo e individual); · Fotos e filmagens; · Questionário bimestral dos professores; · Relatório final em parceria com alunos e comunidade.

PRODUTOS FINAIS
· Apresentação para a comunidade; · Vídeo de sensibilização; · Panfletos; · Divulgação no Blog e site Educarede; · Produção de vídeos por diversas equipes, para a Mostra Cultural.
Publico alvo: Direção, coordenação, professores, alunos do ensino fundamental II e médio, programa escola da família e comunidade.
Duração: 6 meses.

RECURSOS
· Recursos Materiais: o Vídeos (TV e computador); o Internet; o Livros e diversos e CD’s o Papéis; o Filmadoras, câmeras · Recursos Humanos: o Especialistas na área: Luzia Santini, Professor Hélio Ramos, Ubirajara Proença, Escola da Família, Equipe Gestora, Professores, Alunos e Comunidade escolar.

NOSSA RESPONSABILIDADE
· Organizar equipes para conhecer, planejar, executar, avaliar e acompanhar ações com o subtema água (Bacias Hidrográficas), adotando um trecho que vai da Escola à Represa Billings. · Conscientizar outros atores (familiares, escola, bairro...) sobre o uso racional da água e proteção de mananciais. · Defender as águas e denunciar atos que poluem as águas e acabam com as matas ciliares. · Implantar a Agenda 21 na Escola, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

BIBLIOGRAFIA
· CAPRA, F. As conexões ocultas. São Paulo: 2003. · Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Ciências/ Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008. · Kit: Vamos Cuidar do Brasil – Conferência do Meio Ambiente na Escola. · Água hoje e sempre: consumo sustentável / Secretaria da Educação. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas - São Paulo: SE/ CENP,2004. · http://conferenciameioambiente32cre.blogspot.com/ (acesso em: 02/08/2008)

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Agita Galera 2008


PROGRAMA AGITA GALERA 2008

Instituição: Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra
Diretoria de Ensino da Região de Diadema

Objetivo do Evento:
Orientar nossos alunos e a comunidade na prática de atividades físicas comum, como caminhar, praticar esportes e se alimentar de forma equilibrada para uma vida mais saudável.

Público Beneficiado:
Pais, alunos, professores e funcionários.

Profissionais Envolvidos:
Direção, Coordenação, Professores, Funcionários, Grêmio e pais do Conselho Escolar.

Descrição das Atividades:
Durante a semana foram desenvolvidas atividades nas diferentes áreas de conhecimento, utilizando os folhetos, com leitura, interpretação e produção de cartazes temáticos.
Na área de Educação Física foi enfatizada a alimentação, condicionamento físico, peso e a altura; possibilitando discussões envolvendo uma alimentação saudável e os benefícios físicos, psicológicos e na fase escolar proporcionados pela atividade física.
Na área de Ciências foi trabalhado a importância de uma alimentação adequada para a saúde e qualidade de vida, com o desenvolvimento de atividades envolvendo o corpo humano. Como exemplo foi trabalhado o sistema digestivo na sala de aula.
Em Artes, foi feita uma releitura do material enviado para divulgação do Evento, os alunos se apropriaram de algumas palavras para produzirem novos panfletos com a temática do “Agita Galera”, sendo possível cada um colocar a sua idéia no papel.
No período da manhã, foi realizada uma caminhada até o Parque ecológico do Eldorado, onde nossos alunos e a Comunidade puderam realizar atividades físicas como jogos e caminhadas. Todas as atividades monitoradas e coordenadas pelos profissionais de Educação Física.
No período da tarde, foram realizados jogos de Futebol, Vôlei, Basquete, Ping-Pong, jogos de Queimada, competições inter-classes.
No encerramento da atividade foi feita uma atividade de Corpo e Movimento, onde todos os participantes dançaram com muita harmonia, alegria e descontração junto a clipes musicais mostrados no “data show”.

Avaliação do Evento

Avaliamos o evento de forma produtiva, até pela participação de pais e alunos, que se mostraram presentes no período integral. Tudo com muita alegria e descontração. Percebemos que o evento possibilitou uma maior aproximação entre escola e comunidade. Nos jogos e competições, vencer não era o principal objetivo, e sim movimentar o corpo, os alunos vestiram a camisa e participaram sem se preocuparem quem ganhava ou perdia, reconhecendo verdadeiro espírito da prática esportiva, que é a integração e harmonia entre pessoas de todas as idades.
FOTOS DO EVENTO

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...